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Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

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Apresentação em tema: "Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia
Jairo E. Borges-Andrade Universidade de Brasília IV Congresso Norte-Nordeste de Psicologia Com base em: Borges-Andrade, J. E. (2003). Em busca do conceito de linha de pesquisa. Revista de Administração Contemporânea, 7 (2): Castro, A. M. G.; Lima, S. M. V.; Borges-Andrade, J. E. (2005). Metodologia de Planejamento Estratégico para as Unidades do Ministério da Ciência e Tecnologia. Brasília, DF: Ministério da Ciência e Tecnologia, p. Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

2 Resumo da apresentação
Conceituação e organização de linhas e projetos de pesquisa e áreas de concentração Formulação estratégica de linhas e projetos de pesquisa e áreas de concentração Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

3 Ponto de partida: definições
Linha de pesquisa - um traço imaginário que: determina o rumo ou o que será investigado num dado contexto ou realidade; limita as fronteiras do campo do conhecimento em que deverá ser inserido o estudo; oferece orientação teórica aos que farão a pesquisa estabelece os procedimentos que serão considerados adequados nesse processo. Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

4 Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia
O que diferenciaria linha e projeto de pesquisa e área de concentração? Utilizar um continuum de “frouxidão” progressiva: do nível de projeto, o mais bem definido, . . . ao nível de área de concentração o mais geral. Projeto: deve ter as 4 características de uma linha de pesquisa, além disso deve especificar recursos (ex.: docentes, pesquisadores, alunos, técnicos, equipamento e financiamento). Área de concentração: deve delimitar o campo, mas nunca deveria estabelecer simultaneamente as outras 3 características. Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

5 Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia
Como seriam especificados os critérios de inclusão entre área, linha e projeto? Cada nível especificaria os níveis inferiores nele contidos, em cada período de tempo. Agregação ou combinação dos níveis inferiores muito raramente permitiria a consecução integral do nível superior (este é formulado para um período mais longo de tempo). Um nível inferior poderia eventualmente não estar incluído num nível superior (mecanismo para a emersão de futuros níveis superiores e a preservação de espaço para inovar); Um nível superior raramente deveria conter só um caso do nível inferior (a longo prazo aquele acabaria se transformando neste). Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

6 Um pouco sobre a “posse” de áreas, linhas e projetos
Quem “possui” esses níveis? Áreas devem ser figuras institucionais: empreendimentos organizacionais. Linhas devem ser figuras institucionais: empreendimentos organizacionais ou de equipes. Projetos podem ser figuras institucionais: empreendimentos de equipes ou individuais. Docentes ou pesquisadores não deveriam “possuir” áreas e linhas, mas serem incluídos nelas ou voltaríamos ao tempo das cátedras; ou ameaçaríamos a sustentabilidade das áreas e linhas; gente tem interesses (sentimentos de zelo, preocupação, atração e curiosidade) e instituições têm áreas e linhas de atuação. Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

7 Relações entre as estruturas de pesquisa e ensino
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO Estrutura Curricular Disciplinas, Seminários etc. Linhas de Pesquisa Projetos de Pesquisa Linhas de pesquisa teriam 2 “pontos de amarração” institucional: vertical, com a área de concentração; horizontal, com a estrutura curricular. Isto determinaria critérios para o planejamento e avaliação. Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

8 Um pouco sobre a dinâmica dos níveis
Que parâmetro deveria ser utilizado para criação e manutenção de cada nível? Produtividade em C&T e na formação de pessoal! Proposta (advinda do conceito de ciclo de vida) sobre a dinâmica (conferida pelos projetos) de uma linha de pesquisa: nascimento, quando a linha tiver projetos; desenvolvimento, pela execução, conclusão e renovação dos projetos; maturidade, quando há geração e disseminação sistemáticas de conhecimento nos projetos; declínio, quando temas abordados nos projetos diminuem em pertinência e relevância; morte (extinção da linha) ou transmutação (alteração de uma ou mais daquelas 4 características da linha de pesquisa). Dependendo da concepção de uma linha de pesquisa, este ciclo pode ser administrado (ou não). Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

9 Qual a base para formulação de:
Áreas de Concentração? Linhas de Pesquisa? Projetos de Pesquisa? Conceitos de turbulência, modelos de gestão de CT&I, participação e estratégia Abordagem estratégica Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

10 Instituições e turbulência
Turbulência ambiental se apresenta como mudança no ambiente político, social, econômico, científico das instituições Instituições perdem sintonia com o seu ambiente relevante Perda de sintonia fragiliza as instituições, que perdem sustentabilidade Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

11 Mudança em modelos de gestão de CT&I
R A U D E V O L Ç Ã C&T de 4ª Geração: Redes de conhecimento C&T de 3ª Geração: Portfolio de projetos estratégicamente equilibrado, em linhas C&T de 2ª Geração: Projetos focados, gestão de projetos C&T de 1ª Geração: Projetos disciplinares pontuais AMPLITUDE DE BENEFÍCIOS POTENCIAIS Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

12 Instituições de CT&I caracterizadas por:
Dependência elevada do conhecimento de equipes de pesquisa, pois: conhecimento freqüentemente é específico para a instituição e formado pela própria vida profissional na instituição (exceto em recém doutores) existem, no mercado profissional, poucos cientistas ou pesquisadores formados para atuar na instituição impossível substituir conhecimento por outro fator de produção Nessa situação, mudanças devem ser “apropriadas” pelos pesquisadores / cientistas, para serem viáveis Participação deles, na decisão sobre mudança, é essencial para o sucesso desta. Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

13 Conceito de Estratégia
Finalidade O que queremos ser? Futuro Estratégia O que vamos fazer? Ambiente externo O que devemos fazer? Capacidades O que sabemos fazer? Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

14 Análise do ambiente externo
Impulsores Oportunidades Positivo Impacto Limitantes Ameaças Negativo Atual Tempo Futuro As oportunidades e ameaças comporão uma MATRIZ, juntamente com fortalezas e debilidades, para formular estratégias. Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

15 Análise do ambiente externo Elaboração de cenários futuros (5 anos) do ambiente externo, com oportunidades e ameaças Cenários futuros conjuntos de características e condições do ambiente externo, esperado ou temido para o futuro, que condiciona operações, funcionalidade, estratégia e sucesso do Programa de PG Cenários elaborados a partir das tendências e descontinuidades Tendências – mudanças lentas e contínuas. Descontinuidades – mudanças bruscas, repentinas, imprevisíveis. Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

16 Análise do ambiente interno
Análise das capacidades passadas / atuais; Análise das estruturas de apoio à pesquisa; Análise dos sistemas e instrumentos de gestão atualmente disponíveis; Análise do desempenho atual e sua evolução (eficácia); Análise da disponibilidade dos recursos financeiros, atual e passada; Análise das parcerias estratégicas atuais e passadas; Determinação de fortalezas e debilidades Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

17 Matriz de oportunidades, ameaças e pontos fortes e fracos
(incluir relação das principais anteriormente determinadas) Ameaças (incluir relação das principais anteriormente determinadas Fortalezas Debilidades Uso da matriz para formular estratégias Análise de alavancagem de oportunidades; Análise de brechas Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia

18 Formulação de estratégias e foco
Formulação de estratégias define, em linhas gerais: grandes áreas de atuação futuras, temas científicos, macro-demandas de C&T a focar, beneficiários, clientes e usuários a atender, que constarão dos objetivos estratégicos do Programa de PG. Estratégias devem também prever mudanças internas do Programa de PG, para aproveitar oportunidades e neutralizar ameaças. Objetivos e metas do Programa de PG devem ser alinhados com as estratégias definidas. Concebendo Estrategicamente a Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia


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