A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos. Brasília,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos. Brasília,"— Transcrição da apresentação:

1 Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos. Brasília, 2012

2 2 PNC - Contexto A concepção de Arranjos Produtivos Locais (APLs) tem grande importância para a construção de arcabouços institucionais, programas de desenvolvimento e até de novas predisposições cognitivas de atores sobre a relação entre o espaço e o desenvolvimento. A concepção de Arranjos Produtivos Locais (APLs) tem grande importância para a construção de arcabouços institucionais, programas de desenvolvimento e até de novas predisposições cognitivas de atores sobre a relação entre o espaço e o desenvolvimento. Institucionalidades desarticuladas entre municípios, estados e União: demonstra necessidade de inovações institucionais de capacidade coordenativa. Institucionalidades desarticuladas entre municípios, estados e União: demonstra necessidade de inovações institucionais de capacidade coordenativa.

3 3 PNC - Contexto Nas unidades federativas, percebe-se carência de capacitação de gestores para a formatação de projetos viáveis e adequados aos padrões exigidos pelas instituições de desembolso e fomento. Nas unidades federativas, percebe-se carência de capacitação de gestores para a formatação de projetos viáveis e adequados aos padrões exigidos pelas instituições de desembolso e fomento. Contratação de consultores externos: situação insatisfatória no longo prazo. Contratação de consultores externos: situação insatisfatória no longo prazo. Destaque para os casos de sucesso de APLs assistidos por gestores (clusters management): governança mais consolidada; maior fluxo de informação; apoio na elaboração de projetos; acesso aos instrumentos disponíveis. Destaque para os casos de sucesso de APLs assistidos por gestores (clusters management): governança mais consolidada; maior fluxo de informação; apoio na elaboração de projetos; acesso aos instrumentos disponíveis.

4 4 PNC - Proposta Nesse contexto, faz-se necessária a elaboração de uma política integrada do GTP APL e dos NEs voltada para a melhoria da gestão de APLs. Nesse contexto, faz-se necessária a elaboração de uma política integrada do GTP APL e dos NEs voltada para a melhoria da gestão de APLs. A Secretaria Executiva do GTP APL propõe a construção do Plano Nacional de Capacitação – PNC e de instrumentos de apoio convergentes com o Plano e com a 2ª Geração de Políticas para APLs. A Secretaria Executiva do GTP APL propõe a construção do Plano Nacional de Capacitação – PNC e de instrumentos de apoio convergentes com o Plano e com a 2ª Geração de Políticas para APLs.

5 5 PNC - Objetivos Propiciar a melhoria da gestão de APLs. Propiciar a melhoria da gestão de APLs. Ampliar a capacidade técnica existente no País para a gestão local do processo de desenvolvimento, expandindo o potencial competitivo dos diferentes espaços produtivos, caracterizados por atividades produtivas específicas, habilitando-os a se inserirem positivamente nas cadeias de valor. Ampliar a capacidade técnica existente no País para a gestão local do processo de desenvolvimento, expandindo o potencial competitivo dos diferentes espaços produtivos, caracterizados por atividades produtivas específicas, habilitando-os a se inserirem positivamente nas cadeias de valor. Possibilitar o desenvolvimento regional e aumento da competitividade de coletivos empresariais por todo o país. Possibilitar o desenvolvimento regional e aumento da competitividade de coletivos empresariais por todo o país. Fortalece a construção conjunta de novos conhecimentos, proporcionando um impacto positivo nos atores locais e nas instituições envolvidos, guardando o potencial de influenciar diretamente o posicionamento estratégico e mercadológico desses aglomerados. Fortalece a construção conjunta de novos conhecimentos, proporcionando um impacto positivo nos atores locais e nas instituições envolvidos, guardando o potencial de influenciar diretamente o posicionamento estratégico e mercadológico desses aglomerados.

6 6 PNC - Situação Atual Convênio MDIC / ABDI (em execução) para a entrega dos seguintes produtos: Convênio MDIC / ABDI (em execução) para a entrega dos seguintes produtos: a)Elaboração: I.Plano Nacional de Capacitação em APLs; II.Material didático para cada público-alvo; III.Casos de sucesso para cursos presenciais e/ou à distância; b)Editoração e publicação dos materiais; c)Realização de curso piloto para multiplicadores em gestão de APLs.

7 7 PNC - Elaboração Todos os produtos do Convênio MDIC – ABDI serão elaborados a partir das contribuições do Comitê Temático de Capacitação instalado no âmbito do GTP APL. Todos os produtos do Convênio MDIC – ABDI serão elaborados a partir das contribuições do Comitê Temático de Capacitação instalado no âmbito do GTP APL. O CT tem como objetivo a construção do Plano Nacional de Capacitação a partir de objetivos e diretrizes comuns definidos para o tema. O CT tem como objetivo a construção do Plano Nacional de Capacitação a partir de objetivos e diretrizes comuns definidos para o tema. No Plano, devem estar identificadas as estratégias de atuação do GTP APL e dos NEs, os públicos a serem capacitados, os conteúdos programáticos a serem ministrados, bem como, os instrumentos de monitoramento e avaliação do PNC. No Plano, devem estar identificadas as estratégias de atuação do GTP APL e dos NEs, os públicos a serem capacitados, os conteúdos programáticos a serem ministrados, bem como, os instrumentos de monitoramento e avaliação do PNC.

8 8 PNC - Agenda Assinatura do 1º Convênio: 13/07/2012. Assinatura do 1º Convênio: 13/07/ ª Reunião CT Capacitação: 30/07/ ª Reunião CT Capacitação: 30/07/ ª Reunião CT Capacitação: 23/08/ ª Reunião CT Capacitação: 23/08/ ª Reunião CT Capacitação: 11/09/ ª Reunião CT Capacitação: 11/09/2012. Entrega do Plano Final: 13/09/2012. Entrega do Plano Final: 13/09/2012. Processo Licitatório para contratação pelo 2º Convênio, que incluirá serviços de elaboração dos materiais e também dos cursos a serem ministrados de acordo com o Plano definido anteriormente: Setembro de Processo Licitatório para contratação pelo 2º Convênio, que incluirá serviços de elaboração dos materiais e também dos cursos a serem ministrados de acordo com o Plano definido anteriormente: Setembro de 2012.


Carregar ppt "Plano Nacional de Capacitação – PNC Pauta: - Abertura e Apresentações; - Apresentação da Proposta; - Conceitos Iniciais; - Debate; - Encaminhamentos. Brasília,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google