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8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância João Pessoa, 27 a 29 de abril de 2011 Necessidades e expectativas das indústrias de grande e médio porte.

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1 8º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância João Pessoa, 27 a 29 de abril de 2011 Necessidades e expectativas das indústrias de grande e médio porte contribuintes do SESI Paraíba, com relação à utilização de e-learning para desenvolvimento de Educação Básica e Continuada, pelos seus empregados

2 Contexto do Estudo Pesquisa realizada pela Consilia para o SESI Paraíba, em 2010/2011; Compõe conjunto de estudos que subsidiaram a elaboração de Plano de Desenvolvimento da Educação a Distância do SESI Paraíba - PDE-D 2010 a 2015 Demais estudos: Pesquisa qualitativa junto a professores (Matriz de competências em EAD) Pesquisa qualitativa junto a grandes empresas industriais da Paraíba Pesquisa qualitativa junto a alunos (apresentada na Conferência International ICDE-UVQ).

3 Premissas da pesquisa O uso do e-learning pelos trabalhadores e pelas empresas na oferta de Educação Básica e continuada deve atender a necessidades educacionais percebidas pelos trabalhadores e pelas empresas; O gestor de recursos humanos é o elemento focal nas empresas que melhor percebe as condições e necessidades de formação dos trabalhadores e também é aquele que mais efetivamente pode apoiar a implantação de programas de EAD na modalidade e-learning;

4 Premissas da pesquisa O apoio e estímulo das empresas e dos gestores de RH para o uso do e- learning depende de suas expectativas quanto à eficiência e eficácia da EAD, relacionadas à: Flexibilidade de tempo e horário, com menor impacto sobre o processo produtivo; Inclusão dos trabalhadores na sociedade do conhecimento mediante o uso das novas tecnologias de comunicação e informação; Desenvolvimento da autonomia, necessária ao processo de aprendizagem em EAD, com impactos positivos sobre o processo produtivo; Surgimento de uma nova cultura de trabalho colaborativo, a partir da prática em comunidades virtuais. A viabilidade de educação a distância por meio de e-learning está condicionada às condições de acesso dos trabalhadores ás tecnologias de informação; A viabilidade de educação por meio de e-learning está relacionada à cultura e competências digitais dos trabalhadores.

5 Objetivos da Pesquisa Geral - Identificar necessidades e expectativas das indústrias de médio e grande porte contribuintes do SESI Paraíba, com relação à utilização de e-learning para desenvolvimento de educação básica e continuada, pelos seus empregados. Específicos Traçar o perfil dos gestores de RH e sua experiência em EAD como variável para apoio a programas de EAD; Traçar o perfil educacional dos trabalhadores das indústrias de médio e grande porte, contribuintes do SESI Paraíba; Identificar junto aos responsáveis pela área de RH das empresas sua percepção quanto à eficiência e eficácia do e-learning nos processos de aprendizagem de seus trabalhadores; Divulgar junto aos gestores de RH das indústrias de médio e grande porte da intenção do SESI Paraíba de oferecer educação básica e continuada utilizando e- learning; Buscar apoio das empresas aos programas de e-learning oferecidos pelo SESI Paraíba.

6 Metodologia da pesquisa Pesquisa quantitativa, aplicada, não experimental, cujo objetivo foi a busca de informações para subsidiar a elaboração do PDE-D do SESI Paraíba; Fonte primária de informação - questionário online aplicado aos gestores de RH das empresas; Questionário único, organizada em cinco partes: (i) identificação do respondente, (ii) caracterização da empresa (iii) caracterização sócio educacional dos trabalhadores da empresa (iv) expectativas da empresa/gestor de RH quanto ao uso de e-learning; (v) disposição da empresas para apoiar seus trabalhadores no uso do e- learning; Ferramenta Google Docs.

7 Conceitos Básicos EAD - modalidade educativa em que alunos e professores estão em locais distintos e dependem de algum tipo de tecnologia para transmitir informações e lhes proporcionar um meio para interagir. (Moore e Kearsley,2005) 5ª geração da EAD - participação em ambientes virtuais de aprendizagem mediante acesso à internet e à rede WWW. E-learning - estratégia de educação a distância mediada pelo computador, com o acesso à Internet. B-learning - processo de ensino-aprendizagem onde a maior parte dos conteúdos é transmitida à distância, entretanto inclui necessariamente situações presenciais; obrigatório em EJA.

8 Universo e Sujeitos da Pesquisa Duas categorias de estabelecimentos industriais grande porte – 18 estabelecimentos com 500 empregados ou mais médio porte – 43 estabelecimentos com 100 a 499 empregados; Delimitação do universo segue a estratégia do SESI Paraíba de iniciar as ações de EAD por esse universo; esse universo apresenta melhores condições operacionais para mobilização; possibilidade de implantação de pólos no local de trabalho; universo representa 34% do total de trabalhadores da indústria da Paraíba; Sujeitos da pesquisa – responsáveis pela área de RH das empresas.

9 Localização dos estabelecimentos industriais Estabelecimentos de grande porte Estabelecimentos de médio porte

10 Rede EAD do SESI Paraíba Missão - Oferecer Educação Básica e Educação Continuada a distância, na estratégia e-learning, para o trabalhador da indústria e seus dependentes, com vistas à promoção da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da Indústria da Paraíba. Foco – empresas industriais da Paraíba; Posicionamento – crescimento gradativo com foco inicial nas grandes e médias empresas; Estruturação da Rede 1 núcleo central 2 núcleos operacionais (CATs) 4 pólos (CATs) 14 pólos descentralizados (empresas e unidades SESI Indústria do Conhecimento)

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12 Estabelecimentos que participaram da pesquisa: porte e setores industriais

13 Turnos de funcionamento dos estabelecimentos

14 Empregados: sexo e faixa etária Total de empregados –

15 Escolaridade dos trabalhadores

16 Estimativa % de trabalhadores que possuem endereço e computador Possuem endereço Possuem computador

17 Sala de Informática nas empresas

18 Sujeitos da pesquisa: idade e sexo

19 Sujeitos da pesquisa: escolaridade e função

20 Sujeitos da pesquisa: área de formação e experiência EAD Experiência em EAD

21 Percepção dos sujeitos quanto à experiência EAD

22 Nível de concordância da empresa quanto à necessidade de elevar o nível educacional de seus trabalhadores – nível de concordância Discorda Plenamente Concorda Plenamente

23 Nível de concordância da empresa quanto à necessidade de contratar profissionais com ensino médio e conhecimentos básicos de informática Ensino Médio Conhecimentos básicos de informática

24 O e-learning pode ser uma forma mais barata e ágil de educar os trabalhadores da indústria – nível de concordância

25 A qualidade do e-learning pode ser igual ou superior ao ensino presencial – nível de concordância

26 O e-learning é viável desde que os trabalhadores disponham computador e acesso à internet

27 A alternativa mais viável para facilitar o acesso do trabalhador ao e-learning é a instalação de pólos de EAD na/ou próximo a empresa – nível de concordância Na empresa Próximo à empresa

28 É vantajoso para os trabalhadores saberem usar as novas tecnologias de comunicação e informação e- learning e impactos sobre o processo produtivo – nível de concordância

29 O e-learning desenvolve a autonomia e colaboração do estudante, produzindo impacto positivo sobre o processo produtivo – nível de concordância Autonomia Colaboração

30 Capacidade do trabalhador para utilizar equipamentos informáticos básicos – nível de concordância

31 Atitude aberta do trabalhador quanto ao uso das novas tecnologias – nível de concordância

32 Estímulo da empresa para que o trabalhador eleve sua escolaridade e se envolva em processos de educação continuada – nível de concordância

33 Abertura da empresa à colaboração com o sesi

34 Conclusões e Recomendações A participação em pesquisas online ainda não é uma prática disseminada entre os gestores de RH das empresas, visto a limitada resposta ao questionário no ambiente Web; O índice de participação das empresas de grande porte na pesquisa (94,5% na categoria), pode indicar maior possibilidade de resposta dessas empresas a propostas do SESI; Os dados sobre setores industriais das empresas podem orientar a organização das ações educativas a partir de currículos contextualizados; O número de turnos de trabalho indica que a organização de pólos de EAD deve contemplar oferta de atividades nos turnos matutino, vespertino e noturno - 72% das empresas desenvolve atividades em três turnos; As informações sobre número de trabalhadores segundo os grupos etários nem sempre estão disponíveis e demandaram trabalho adicional para a empresas, o que implicou dificuldades no fornecimento de informações;

35 Conclusões e Recomendações Os dados apresentados sobre idade dos trabalhadores indicam concentração nas faixas etárias até 39 anos (79%), o que pressupõe atitude mais favorável para ações de EAD e-learning (geração digital;) A partir dos dados de escolaridade, estima-se que 38,5% do total de trabalhadores das grandes e médias empresas são potenciais candidatos a Educação Básica e-learning; Cerca de 56% dos trabalhadores não demandam Educação Básica, o que deverá orientar ações de educação continuada; As empresas, de uma maneira geral, não dispõem de dados sistematizados sobre o uso de computador e endereço de dos trabalhadores - informações podem ser importantes para processos comunicacionais nas empresas;

36 Conclusões e Recomendações O número de estabelecimentos que possuem sala de informática corresponde a menos de ¼; As empresas mostraram-se fortemente interessadas na colaboração com o SESI Paraíba, o que abre espaço para implantação de pólos de EAD; Gestores de RH são potenciais candidatos a programas de educação continuada, na estratégia e-learning; Gestores de RH que já tiveram experiência em EAD e-learning apresentam atitude bastante favorável com relação à estratégia, o que pode facilitar a adesão dos mesmos à proposta do SESI; As possíveis ações de e-learning para RH devem considerar o desenvolvimento de competências relativas às funções que exercem na empresa;

37 Conclusões e Recomendações As empresas percebem que os trabalhadores devem elevar seu nível educacional ao patamar do Ensino Médio, o que indica posição favorável à oferta de Educação Básica por parte do SESI; As empresas entendem importante contratar profissionais com conhecimentos básicos de informática e reconhecem que é vantajoso para o trabalhador saber usar as novas tecnologias; este posicionamento abre perspectivas favoráveis para a oferta de programas de inclusão digital por parte do SESI Paraíba; Os gestores de RH consideram viável, eficiente e eficaz a estratégia de e-learning para os trabalhadores, isto pode representar apoio deles e respectivas empresas às propostas do SESI Paraíba para EAD e-learning;

38 Conclusões e Recomendações O acesso do trabalhador ao computador e conectividade deve contemplar diferentes possibilidades - instalação de pólos de EAD em empresas; acesso a partir da própria residência; É recomendável o aprofundamento de estudos junto aos trabalhadores sobre inclusão digital e atitude frente ao e-learning de modo a orientar estratégias da Rede EAD do SESI Paraíba; As empresas reconhecem que é fundamental o apoio e estimulo das mesmas para que os trabalhadores participem de programas de e- learning e a esmagadora maioria mostrou-se altamente disposta à colaboração com o SESI para programas de EAD e-learning; O pronto feedback às empresas sobre os resultados desta pesquisa pode ser determinante para adesão e apoio às propostas do SESI Paraíba para o desenvolvimento de programas de e-learning.

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