A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Congresso ABED Setembro - 2007. Entendimento Cia Vale do Rio Doce Maior empresa de mineração das Américas Presente em 14 Estados Brasileiros e em 5 continentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Congresso ABED Setembro - 2007. Entendimento Cia Vale do Rio Doce Maior empresa de mineração das Américas Presente em 14 Estados Brasileiros e em 5 continentes."— Transcrição da apresentação:

1 Congresso ABED Setembro

2 Entendimento Cia Vale do Rio Doce Maior empresa de mineração das Américas Presente em 14 Estados Brasileiros e em 5 continentes 9 mil quilômetros de malha ferroviária 5 portos Instituto Crescer Ong brasileira sem fins lucrativos Missão: desenvolver projetos sociodigitais que contribuam para o desenvolvimento humano Petrobras Microsoft Sistema CCR Telefônica Cia Vale do Rio Doce Senac SP Fundação Bradesco Bandeirante Energia

3 Stakeholders Maquinistas

4 Universidade Corporativa Vale - VALER ! Centro de Gestão e Liderança ! Centro de Formação e Especialização Técnica ! Centro de Educação Básica e Profissional ! Centro de Cidadania Corporativa ! Centro de Inovação em Educação

5 Universidade Corporativa Vale - VALER ! Centro de Formação e Especialização Técnica ! Centro de Inovação em Educação Desenvolvimento de competências técnicas Implementar práticas Educacionais inovadoras Maquinistas

6 Proposta

7 Primeira etapa: Diagnóstico sociodigital Quem é esse maquinista? Onde ele vive? Como é sua rotina de trabalho? Quais suas competências tecnológicas? O que ele acha de dar continuidade aos seus estudos? O que ele acha dessa continuidade acontecer a distância?

8

9 Resultados 60% com Ensino Fundamental concluído 58% com idade entre 41 e 50 anos 37% nunca tiveram acesso ao computador 52% nunca acessaram a Internet 55% não sabem usar nenhum software 93% tem interesse em fazer um curso de informática Desafios Escalas irregulares Mobilidade Prontidão e descanso em alojamentos Lugares ermos, sem acesso a Internet

10 Possibilidades formação em serviço na prática de forma eficaz (focada no que é necessário) por tempo determinado Formato CD - Rom

11 Inclusão Digital Criar um novo paradigma de aprendizagem em torno dos recursos das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Aprendizagem Desenvolver competências para a auto-aprendizagem, contribuindo para que o maquinista estabeleça uma rotina de estudos e possa dar continuidade ao seu processo de formação previsto pela trilha de desenvolvimento. Contexto Sensibilizar os maquinistas para importância do ROF para excelência na sua atuação profissional Prepará-los para a prova de revalidação da sua habilitação para maquinista Objetivos

12 Características do CD auto-instrucional cada bloco de conteúdos com duração de 60 min (pílulas de conhecimento) desenvolvimento progressivo de competências tecnológicas atividades para entendimento e reflexão sobre as normas e regras do ROF oportunidades de consulta permanente ao ROF registro do entendimento da regra do ROF e reflexão sobre os riscos vivenciados em cada situação onde ela é transgredida

13 Estrutura Atividade disparadora: representação de uma situação- problema Desenvolvimento do conteúdo Técnica de aprendizado interativo Atividades lúdicas Atividades de reflexão e fixação Registro no banco de dados online

14 Equipe Multidisciplinar Roteirista Webdesigner Designer instrucional - especialista em EJA digital Conteudista - pessoal da operação da CVRD Jornalista Desenvolvedor de banco de dados

15

16

17 Implantação

18 Açailândia MA Ipatinga MG Vitória ES BH MG LocalSala ValerEscola Parceira Microlins Centro de TreinamentoSala Valer Estrutura15 computadores12 computadores06 computadores15 computadores Formato4 maquinistas por vez 6 horas diárias 2 dias seguidos 15 grupos com 04 maquinistas cada 02 grupos (103 Antigos e 30 Novos) 4 Maquinistas por vez 6 horas diárias 2 dias seguidos 5 maquinistas por vez 6 horas diárias 2 dias seguidos, com folga no 3. dia 20 grupos com 05 maquinistas cada 06 maquinistas por vez, por 6 horas por 2 dias seguidos 12 grupos Total de maquinistas envolvidos Horário8h às 17h7h às 13h6h às 12h1o dia - 8h às 18h 2o dia- 8h às 12h Dias da semanaSegunda à SextaTodos os dias Segunda à Quinta Inicio20/11/0615/11/062/11/0620/11/2006 Previsão de TérminoFevereiro/07Março/07 Fevereiro/07

19 Relatório de acompanhamento do andamento do curso

20 CD2 - Estação 01 – Operação Ferroviária Tópico: Tipos de Trem GabaritoAçailândia EFC Belo Horizonte FCA Ipatinga EFVM Vitória EFVM Média Geral 1 - O trem de passageiros não pode deixar a estação antes da hora da partida programada. Verdadeiro95%86%89%91%90% 2 - A circulação dos outros tipos de trens é prioritária em relação aos trens de passageiros. Falso98%86%92%91%92% 3 - O serviço de esmerilhamento de trilhos e descarga de material deve ser paralisado durante a passagem de trens de passageiros. Verdadeiro100%85%89% 91% 4 - Quando outros tipos de trens forem cruzar ou ultrapassar um trem de passageiros, poderão fazer isso segundo as normas da EFVM e FCA a que velocidade máxima? a) 30 km/h b) 10 km/h c) 50 km/h B40%83%86% 74% 5 - Para que vagões carregados com cianeto de sódio, peróxido de hidrogênio ou amônia sejam transportados, eles devem ficar separados da locomotiva por no mínimo quantos vagões? a) 5 vagões b) 2 vagões c) 4 vagões C72%49%64%68%63% Média81%77,8%84%85%82% Relatório de acompanhamento do processo de aprendizagem

21 Média de Tempo Gasto para realização das atividades dos CDs CD1 Tempo Médio para realização das atividades (em minutos) Estação 0111 Estação 0210 Estação 0311 Estação 0410 Estação 0512 Estação 0610 Estação 0718 Estação 0815 Estação 0915 Média Geral por Estação 13 Minutos Tempo Total (Média) 112 Minutos 01h:52min CD2 Tempo Médio para realização das atividades (em minutos) Estação 0134 Estação 0233 Estação 0328 Estação 0426 Estação 0527 Estação 0628 Estação 0725 Estação 0814 Média Geral por Estação 27 Minutos Tempo Total (Média) 214 Minutos 03h:34min CD3 Tempo Médio para realização das atividades (em minutos) Estação 0122 Estação 0222 Estação 0325 Estação 0422 Estação 0524 Estação 0635 Estação 0734 Estação 0813 Média Geral por Estação 25 Minutos Tempo Total (Média) 197 Minutos 03h:17min CD4 Tempo Médio para realização das atividades (em minutos) Estação 0118 Estação 0218 Estação 0321 Estação 0423 Estação 0521 Estação 0635 Estação 0732 Estação 0813 Média Geral por Estação 23 Minutos Tempo Total (Média) 181 Minutos 03h:01min

22 Resultados

23 Avaliação dos maquinistas pós-formação Questão01- Não tenho nenhum conhecimento; 10- Tenho total conhecimento Média 1Quais eram seus conhecimentos sobre segurança na operação ferroviária antes dessa capacitação 9,1 2Quais são seus conhecimentos sobre segurança na operação ferroviária hoje, depois dessa capacitação 9,5 3Quais eram seus conhecimentos de informática antes dessa capacitação? (uso de CDRom, Mouse, Ligar e Desligar o computador) 8,6 4Quais são seus conhecimentos de informática depois dessa capacitação? (uso de CDRom, Mouse, Ligar e Desligar o computador) 8,8 5Qual era seu grau de confiança para fazer um curso a distância, com apoio do computador, antes dessa capacitação? 8,0 6Qual é seu grau de confiança hoje para fazer um curso a distância, com apoio do computador? 8,9

24 Depoimentos dos Maquinistas "Na minha casa, os meus filhos dividem o computador num rodízio diário que me exclue, mas a partir de hoje vou exigir que me incluam na escala!" Leôncio Cleres Pinheiro – EFVM – Vitória-ES (Tubarão) Diálogo entre o maquinista e sua filha Ontem a noite a minha filha perguntou: - Pai, por que você está no computador se não sabe usar? E eu respondi: - Vou fazer um trabalho porque agora eu domino esta máquina!!! Hamilton Maria da Silva – FCA – Belo Horizonte-MG Esse curso é importante porque sempre quis mexer com computador, mas não tinha orientação adequada. Agora, tive a oportunidade que me ajudou a ficar motivado para seguir adiante José Orculino Cabral Filho – EFVM – Ipatinga-MG (Intendente Câmara) "Achei o curso uma ótima oportunidade que temos para revisarmos o ROF e aprender um pouco sobre informática. Fábio de Jesus Oliveira – EFC – Açailândia-MA

25 Maquinistas consultando o ROF durante a realização das atividades do curso

26 Fotos – EFVM – Vitória (ES)

27 Fotos – EFVM – Ipatinga (MG)

28 Fotos – FCA – Belo Horizonte (MG)

29 Fotos – EFC – Açailândia (MA)

30 "O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti) Obrigado! Claudio Andre– Luciana Allan –


Carregar ppt "Congresso ABED Setembro - 2007. Entendimento Cia Vale do Rio Doce Maior empresa de mineração das Américas Presente em 14 Estados Brasileiros e em 5 continentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google