A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Congresso ABED Setembro - 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Congresso ABED Setembro - 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Congresso ABED Setembro

2 Entendimento Cia Vale do Rio Doce Maior empresa de mineração
das Américas Presente em 14 Estados Brasileiros e em 5 continentes 9 mil quilômetros de malha ferroviária 5 portos Instituto Crescer Ong brasileira sem fins lucrativos Missão: desenvolver projetos sociodigitais que contribuam para o desenvolvimento humano Petrobras Microsoft Sistema CCR Telefônica Cia Vale do Rio Doce Senac SP Fundação Bradesco Bandeirante Energia

3 Stakeholders Maquinistas

4 ! ! ! ! ! Universidade Corporativa Vale - VALER
Centro de Gestão e Liderança ! Centro de Formação e Especialização Técnica ! Centro de Educação Básica e Profissional ! Centro de Cidadania Corporativa ! Centro de Inovação em Educação

5 ! ! Universidade Corporativa Vale - VALER
Centro de Formação e Especialização Técnica Desenvolvimento de competências técnicas Maquinistas Implementar práticas Educacionais inovadoras ! Centro de Inovação em Educação

6 Proposta

7 Primeira etapa: Diagnóstico sociodigital
Quem é esse maquinista? Onde ele vive? Como é sua rotina de trabalho? Quais suas competências tecnológicas? O que ele acha de dar continuidade aos seus estudos? O que ele acha dessa continuidade acontecer a distância?

8

9 Resultados Desafios 60% com Ensino Fundamental concluído
58% com idade entre 41 e 50 anos 37% nunca tiveram acesso ao computador 52% nunca acessaram a Internet 55% não sabem usar nenhum software 93% tem interesse em fazer um curso de informática Desafios Escalas irregulares Mobilidade Prontidão e descanso em alojamentos Lugares ermos, sem acesso a Internet

10 Possibilidades Formato formação em serviço na prática
de forma eficaz (focada no que é necessário) por tempo determinado Formato CD - Rom

11 Objetivos Contexto Sensibilizar os maquinistas para importância do ROF para excelência na sua atuação profissional Prepará-los para a prova de revalidação da sua habilitação para maquinista Inclusão Digital Criar um novo paradigma de aprendizagem em torno dos recursos das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Aprendizagem Desenvolver competências para a auto-aprendizagem, contribuindo para que o maquinista estabeleça uma rotina de estudos e possa dar continuidade ao seu processo de formação previsto pela trilha de desenvolvimento.

12 Características do CD auto-instrucional
cada bloco de conteúdos com duração de 60 min (pílulas de conhecimento) desenvolvimento progressivo de competências tecnológicas atividades para entendimento e reflexão sobre as normas e regras do ROF oportunidades de consulta permanente ao ROF registro do entendimento da regra do ROF e reflexão sobre os riscos vivenciados em cada situação onde ela é transgredida

13 Estrutura Desenvolvimento do conteúdo
Técnica de aprendizado interativo Atividades lúdicas Atividade disparadora: representação de uma situação-problema Atividades de reflexão e fixação Registro no banco de dados online

14 Equipe Multidisciplinar
Roteirista Webdesigner Designer instrucional - especialista em EJA digital Conteudista - pessoal da operação da CVRD Jornalista Desenvolvedor de banco de dados

15

16

17 Implantação

18 Açailândia MA Ipatinga MG Vitória ES BH
Local Sala Valer Escola Parceira Microlins Centro de Treinamento Estrutura 15 computadores 12 computadores 06 computadores Formato 4 maquinistas por vez 6 horas diárias 2 dias seguidos 15 grupos com 04 maquinistas cada 02 grupos (103 Antigos e 30 Novos) 4 Maquinistas por vez 5 maquinistas por vez 2 dias seguidos, com folga no 3. dia 20 grupos com 05 maquinistas cada 06 maquinistas por vez, por 6 horas por 2 dias seguidos 12 grupos Total de maquinistas envolvidos 60 133 100 72 Horário 8h às 17h 7h às 13h 6h às 12h 1o dia - 8h às 18h 2o dia- 8h às 12h Dias da semana Segunda à Sexta Todos os dias Segunda à Quinta Inicio 20/11/06 15/11/06 2/11/06 20/11/2006 Previsão de Término Fevereiro/07 Março/07

19 Relatório de acompanhamento do andamento do curso

20 Relatório de acompanhamento do processo de aprendizagem
CD2 - Estação 01 – Operação Ferroviária Tópico: Tipos de Trem Gabarito Açailândia EFC Belo Horizonte FCA Ipatinga EFVM Vitória Média Geral 1 - O trem de passageiros não pode deixar a estação antes da hora da partida programada. Verdadeiro 95% 86% 89% 91% 90% 2 - A circulação dos outros tipos de trens é prioritária em relação aos trens de passageiros. Falso 98% 92% 3 - O serviço de esmerilhamento de trilhos e descarga de material deve ser paralisado durante a passagem de trens de passageiros. 100% 85% 4 - Quando outros tipos de trens forem cruzar ou ultrapassar um trem de passageiros, poderão fazer isso segundo as normas da EFVM e FCA a que velocidade máxima? a) 30 km/h b) 10 km/h c) 50 km/h B 40% 83% 74% 5 - Para que vagões carregados com cianeto de sódio, peróxido de hidrogênio ou amônia sejam transportados, eles devem ficar separados da locomotiva por no mínimo quantos vagões? a) 5 vagões b) 2 vagões c) 4 vagões C 72% 49% 64% 68% 63% 81% 77,8% 84% 82%

21 Média de Tempo Gasto para realização das atividades dos CDs
Tempo Médio para realização das atividades (em minutos) Estação 01 11 Estação 02 10 Estação 03 Estação 04 Estação 05 12 Estação 06 Estação 07 18 Estação 08 15 Estação 09 Média Geral por Estação 13 Minutos Tempo Total (Média) 112 Minutos 01h:52min CD2 Tempo Médio para realização das atividades (em minutos) Estação 01 34 Estação 02 33 Estação 03 28 Estação 04 26 Estação 05 27 Estação 06 Estação 07 25 Estação 08 14 Média Geral por Estação 27 Minutos Tempo Total (Média) 214 Minutos 03h:34min CD3 Tempo Médio para realização das atividades (em minutos) Estação 01 22 Estação 02 Estação 03 25 Estação 04 Estação 05 24 Estação 06 35 Estação 07 34 Estação 08 13 Média Geral por Estação 25 Minutos Tempo Total (Média) 197 Minutos 03h:17min CD4 Tempo Médio para realização das atividades (em minutos) Estação 01 18 Estação 02 Estação 03 21 Estação 04 23 Estação 05 Estação 06 35 Estação 07 32 Estação 08 13 Média Geral por Estação 23 Minutos Tempo Total (Média) 181 Minutos 03h:01min

22 Resultados

23 Avaliação dos maquinistas pós-formação
Questão 01- Não tenho nenhum conhecimento; 10- Tenho total conhecimento Média 1 Quais eram seus conhecimentos sobre segurança na operação ferroviária antes dessa capacitação 9,1 2 Quais são seus conhecimentos sobre segurança na operação ferroviária hoje, depois dessa capacitação 9,5 3 Quais eram seus conhecimentos de informática antes dessa capacitação? (uso de CDRom, Mouse, Ligar e Desligar o computador) 8,6 4 Quais são seus conhecimentos de informática depois dessa capacitação? (uso de CDRom, Mouse, Ligar e Desligar o computador) 8,8 5 Qual era seu grau de confiança para fazer um curso a distância, com apoio do computador, antes dessa capacitação? 8,0 6 Qual é seu grau de confiança hoje para fazer um curso a distância, com apoio do computador? 8,9

24 Depoimentos dos Maquinistas
Diálogo entre o maquinista e sua filha “Ontem a noite a minha filha perguntou: - Pai, por que você está no computador se não sabe usar? E eu respondi: - Vou fazer um trabalho porque agora eu domino esta máquina!!!” Hamilton Maria da Silva – FCA – Belo Horizonte-MG "Na minha casa, os meus filhos dividem o computador num rodízio diário que me exclue, mas a partir de hoje vou exigir que me incluam na escala!" Leôncio Cleres Pinheiro – EFVM – Vitória-ES (Tubarão) “Esse curso é importante porque sempre quis mexer com computador, mas não tinha orientação adequada. Agora, tive a oportunidade que me ajudou a ficar motivado para seguir adiante” José Orculino Cabral Filho – EFVM – Ipatinga-MG (Intendente Câmara) "Achei o curso uma ótima oportunidade que temos para revisarmos o ROF e aprender um pouco sobre informática.“ Fábio de Jesus Oliveira – EFC – Açailândia-MA

25 Maquinistas consultando o ROF durante a realização das atividades do curso

26 Fotos – EFVM – Vitória (ES)

27 Fotos – EFVM – Ipatinga (MG)

28 Fotos – FCA – Belo Horizonte (MG)

29 Fotos – EFC – Açailândia (MA)

30 "O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar." (José Arthur Giannotti) Obrigado! Claudio Andre– Luciana Allan –


Carregar ppt "Congresso ABED Setembro - 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google