A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cursos de Graduação a Distância: inclusão e qualidade FACINTER/UNINTER Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cursos de Graduação a Distância: inclusão e qualidade FACINTER/UNINTER Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo"— Transcrição da apresentação:

1 Cursos de Graduação a Distância: inclusão e qualidade FACINTER/UNINTER Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo Joana Paulin Romanowski Rosana Zanoni Mascarenhas Ribeiro

2 Metodologia Inovadora Proposta participativa de elaboração de projeto Proposta participativa de elaboração de projeto Direção acadêmicaDireção acadêmica Coordenações de EADCoordenações de EAD Consultoria em LicenciaturasConsultoria em Licenciaturas Coordenadores de CursoCoordenadores de Curso ProfessoresProfessores Trabalho em equipe colaborativo Trabalho em equipe colaborativo

3 Metodologia Inovadora Inclusão de alunos que não têm oportunidade de acesso à Educação Superior convencional. Inclusão de alunos que não têm oportunidade de acesso à Educação Superior convencional. Qualidade Qualidade AutonomiaAutonomia DiálogoDiálogo Avaliação processualAvaliação processual Retorno e orientaçãoRetorno e orientação ColaboraçãoColaboração

4 Fundamentos Estrutura didática Estrutura didática conhecimentoconhecimento prática pedagógica prática pedagógica Auto-aprendizagem Auto-aprendizagem tutoriatutoria materiais didáticosmateriais didáticos suporte tecnológicosuporte tecnológico Avaliação Avaliação

5 Conhecimento UTA - Unidade Temática de Aprendizagem UTA - Unidade Temática de Aprendizagem c onjunto de disciplinas que estudam temas em torno de um eixo comumc onjunto de disciplinas que estudam temas em torno de um eixo comum unidade formada por: unidade formada por: teleaulas e atividades supervisionadasteleaulas e atividades supervisionadas estudo a distância - individual ou em grupoestudo a distância - individual ou em grupo

6 Prática Pedagógica Participantes: Participantes: professores autores e regentesprofessores autores e regentes professores tutoresprofessores tutores alunosalunos orientação dada pelo desenho do material didático na qual já está prevista orientação dada pelo desenho do material didático na qual já está prevista unidade entre unidade entre teleaulateleaula atividades supervisionadasatividades supervisionadas utilização do material didáticoutilização do material didático Instrumentos de avaliaçãoInstrumentos de avaliação

7 Prática Pedagógica Teleaula: Teleaula: Orientação para a auto-aprendizagemOrientação para a auto-aprendizagem interação entre o professor (no estúdio em Curitiba) e os alunos nas tele-salas ( CBED – telefone 0800)interação entre o professor (no estúdio em Curitiba) e os alunos nas tele-salas ( CBED – telefone 0800) Estímulo ao debate e a investigação eEstímulo ao debate e a investigação e Orientação de utilização do material didático.Orientação de utilização do material didático.

8 Prática Pedagógica - Tutoria Atividades supervisionadas: Atividades supervisionadas: promover a aprendizagem e a investigaçãopromover a aprendizagem e a investigação Orientar a utilização do material didáticoOrientar a utilização do material didático Orientar o estudo individual e o trabalho colaborativo em equipe colaborativoOrientar o estudo individual e o trabalho colaborativo em equipe colaborativo

9 Prática Pedagógica Professor Regente e Tutoria Estágios Supervisionados – articulação entre a teoria e a prática Estágios Supervisionados – articulação entre a teoria e a prática Orientação paraOrientação para Leituras e estudos Leituras e estudos Elaboração e aplicação de materiais de avaliação Elaboração e aplicação de materiais de avaliação Redação do Relatório Final de Estágio Redação do Relatório Final de Estágio Esclarecimento de dúvidasEsclarecimento de dúvidas Feedback da avaliação do RelatórioFeedback da avaliação do Relatório

10 Auto-aprendizagem Tutoria -Diálogo e Autonomia Tutoria -Diálogo e Autonomia CentralCentral LocalLocal Professor RegenteProfessor Regente Materiais Didáticos Materiais Didáticos DialogicidadeDialogicidade InteraçãoInteração Auto-avaliaçãoAuto-avaliação

11 Auto-aprendizagem Suporte Tecnológico - feedback Suporte Tecnológico - feedback Portal ÚNICOPortal ÚNICO AVA UNINTERAVA UNINTER Biblioteca VirtualBiblioteca Virtual

12 Material didático Material impresso Material impresso Material audiovisual Material audiovisual Material digitalizado Material digitalizado Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Rotas de aprendizagem (objetos de aprendizagem, serviços, recursos de aprendizagem, atividades educacional e unidade de aprendizagem)Rotas de aprendizagem (objetos de aprendizagem, serviços, recursos de aprendizagem, atividades educacional e unidade de aprendizagem) Tuparova e Tuparov(2006)

13 Coordenador do Curso Seleciona o professorSeleciona o professor Reúne os professores da UTAReúne os professores da UTA Orienta professores para a interconexão das disciplinas, na organização do material da UTAOrienta professores para a interconexão das disciplinas, na organização do material da UTA Acompanha a produção do material didático na perspectiva pedagógica.Acompanha a produção do material didático na perspectiva pedagógica.

14 Responsável pela Produção do Material Didático Propõe o design instrucional Propõe o design instrucional Orienta os professores da UTA Orienta os professores da UTA interconexão das disciplinas interconexão das disciplinas na organização do material da UTA na organização do material da UTA Acompanha a produção na perspectiva do design pedagógico Acompanha a produção na perspectiva do design pedagógico Encaminha para o parecer científico Encaminha para o parecer científico Encaminha para a editoração (impressa ou digital). Encaminha para a editoração (impressa ou digital).

15 Suporte Tecnológico para o Material Didático Editora – produção de livros Editora – produção de livros DTI - Portal UNICO DTI - Portal UNICO CBED - Material de apoio às teleaulas CBED - Material de apoio às teleaulas Coordenação Tecnológica - Material digital Coordenação Tecnológica - Material digital

16 Avaliação Aprendizagem Aprendizagem Material Didático Material Didático Desempenho do professor Desempenho do professor AutorAutor RegenteRegente TutorTutor

17 Avaliação Formativa Formativa PortfolioPortfolio Produção de Aprendizagem (Graduação)Produção de Aprendizagem (Graduação) Produção de Conhecimento (Pós-Graduação)Produção de Conhecimento (Pós-Graduação) Somativa Somativa Prova individual Avaliação da UTAProva individual Avaliação da UTA Prova individual de Segunda ChamadaProva individual de Segunda Chamada Prova individual de Exame FinalProva individual de Exame Final Prova individual de Recuperação de Conceito (Dependência)Prova individual de Recuperação de Conceito (Dependência)

18 Formação Continuada dos professores Encontros temáticos Encontros temáticos Modelo de EAD FACINTERModelo de EAD FACINTER Produção de Material DidáticoProdução de Material Didático Avaliação – Preparação de Provas de Questões de itemAvaliação – Preparação de Provas de Questões de item Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA UNINTER)Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA UNINTER)

19 Coordenação Colegiada Coordenação Executiva Coordenação Executiva Coordenação Pedagógica Coordenação Pedagógica Coordenação de Tutoria Coordenação de Tutoria Coordenação Tecnológica Coordenação Tecnológica

20 PR Ma SC GO PR SP AM Al RS


Carregar ppt "Cursos de Graduação a Distância: inclusão e qualidade FACINTER/UNINTER Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google