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Para não morrer na praia:

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Apresentação em tema: "Para não morrer na praia:"— Transcrição da apresentação:

1 Para não morrer na praia:
formação de pedagogos em tempos e modos digitais Criar meu web site Fazer minha home-page Com quantos gigabytes Se faz uma jangada Um barco que veleje Um barco que veleje nesse infomar Gilberto Gil Elsa Guimarães - Uniminas Aldeci Cacique - UFU

2 Construção coletiva ... Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Projeto Interdisciplinar – Construção de Cursos Virtuais de curta duração ensino e pesquisa (Zeichner, Elliot) Ambiente Virtual de Aprendizagem – Informática Aplicada à Educação fundamentos didático-pedagógicos – Didática dos Meios modalidade a distância – Introdução à Educação a Distância

3 Projeto interdisciplinar...
Que facilidades/dificuldades teriam os alunos de Pedagogia no sentido de construir propostas de ensino na rede, de forma mais coerente com a aprendizagem significativa e interdisciplinar? Que resultados podem oferecer as experiências de aprendizagem construídas em ambientes virtuais?

4 Tardif (1991) – saberes a partir da prática
Abordagem teórica... Gore e Zeichner (1991)  professores como prático reflexivos Stenhouse e Elliot (1990)  professores pesquisadores Tardif (1991) – saberes a partir da prática GEPEC – FE/Unicamp Pesquisa-ação  processo de ação e de reflexão na e sobre a ação de alunos e professores no projeto interdisciplinar

5 Objeto de pesquisa Projeto Interdisciplinar – Cursos Virtuais de curta duração – grupos 2006/1  Plano do Curso  Redação do curso para o ambiente virtual Inserção no TelEduc Procedimento  questionário – 8 questões 82 alunos – 100% de respostas

6 Análise das informações
 Contribuições – Hierarquização de 1 a 7 Grande importância - Conhecimentos construídos nas disciplinas envolvidas no Projeto - 52,4 Experiência como usuário de Internet - 42,9 Importância mediana Pesquisa de outros cursos on-line para observar a forma - 60,3 Experiência como aluno em curso on-line vivenciado - 57,1 Eventos dos quais participei e cursos que fiz sobre EaD - 46 Pouca importância - Minha experiência profissional (trabalho, cursos de capacitação) - 44,4 - Minha experiência como aluno das séries iniciais até a faculdade - 42,8

7 Análise das informações
 Dificuldades no Projeto Elaboração do Curso Elaboração do plano de ensino Publicação no TelEduc Construção das páginas para divulgação do Curso na Internet 11 descartadas 6 não tiveram dificuldades Novas categorias  criadas a partir do registro das respostas

8 Análise das informações
 Categorias e freqüência 1. Foco  definição do tema - 26 2. Estruturação Formulação de objetivos de aprendizagem – 18 Seleção de recursos didáticos (textos, imagens) - 15 3. Habilidades e competências  Compreensão da proposta interdisciplinar – 18  Falta de experiência (criação de cursos e uso das tecnologias) - 10 4. Orientações dos professores  Divergências (tarefas, roteiros, critérios de avaliação) - 7 5. Ambiente Virtual de Aprendizagem – TelEduc  Domínio insatisfatório dos dispositivos - 12

9 Dificuldades  aspectos específicos da elaboração do
Análise das informações Dificuldades  aspectos específicos da elaboração do Curso Virtual  Fatores e percentuais Elaborar atividades de ensino - 24,7 Redigir objetivos - 16,7 Selecionar conteúdos de acordo com os objetivos -16,7 Definir ferramentas do TELEDUC a serem usadas - 16,1 Escolher textos e outros materiais - 12,3 Construir atividades avaliativas - 12,3 Outras - 21,2 TOTAL – 162 escolhas – 100 % (Quadro 5)

10  O que os números não podem dizer... Pontos significativos
Análise das informações  O que os números não podem dizer... Pontos significativos Pontos Registros Escolha do tema -26 Indicação do público - 4 Tivemos que buscar o que ensinar e para quem ensinar - Q37(6) Seleção de textos e material de apoio Para escolher os tipos de textos foi preciso atenção aos significados de cada leitura, pontos de vista de cada autor - Q56 (6) Ensino presencial e virtual Estava muito engessada no modelo presencial - Q 54 (2)

11  O que os números não podem dizer... Pontos significativos
Análise das informações  O que os números não podem dizer... Pontos significativos Pontos Registros Coerência pedagógica  dimensão e articulação das dificuldades constituição de novos saberes [...] Saber alguma coisa não é somente emitir um juízo verdadeiro a respeito de algo (um fato ou ação), mas é também ser capaz de determinar por que razões esse juízo é verdadeiro. Tardif (2002, p. 196) Planejamento e plano O plano de ensino pra mim foi muito difícil de elaborar, particularmente não enxergava no papel. Tive que fazer on-line (no TELEDUC) primeiro. Q7 (2)

12 O sentido da pesquisa-ação...
Entre dificuldades – produção de conhecimentos  formandos e formadores Escolhas e respostas  pontos fortes, obstáculos e sugestões Prática interdisciplinar? movimento de integração Em outras avaliações e trabalho investigativo - por um lado, valorizam a integração das disciplinas - por outro lado, reivindicam a divisão nítida entre as mesmas, ordem e hierarquia no conhecimento, teoria antes da prática, oferta de modelos a serem reproduzidos – racionalidade técnica

13 E para não morrer na praia...
Temos consciência de que um trabalho de investigação-ação, de reflexão sobre a prática não se esgota num primeiro passo. A participação no projeto interdisciplinar foi uma ótima maneira de ensinar, é fato que alguns erros devem ser corrigidos, mas primeiro é preciso errar. Q38 (8) Que nossos sonhos de formação de pedagogos com QUALIDADE “não morra na praia desse imenso ‘INFOMAR’!

14 “Caminhante não há caminho, se faz o caminho ao andar“
Antônio Machado


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