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Flávia Azevedo e o filho, Raphael Eduardo Costa Diretor da Marca Natura Cosméticos S/A Federasul – 21.Nov.2006.

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1 Flávia Azevedo e o filho, Raphael Eduardo Costa Diretor da Marca Natura Cosméticos S/A Federasul – 21.Nov.2006

2 Petra Schwartz, consumidora Natura

3 , , , , ,6 27,7% receita bruta 32,9% 35,4% 20,7% em R$ 000 Fonte: Relatório Anual 2005

4 564, , , , , ,8% ebitda em R$ ,5% 48,4% 46,5% Fonte: Relatório Anual 2005

5 empresa mais admirada do Brasil melhor empresa para a mulher trabalhar empresa modelo em responsabilidade social marca brasileira mais valiosa do Brasil (consumo) reconhecimento da atuação empresarial

6 proposta de valor percebida pelo mercado fonte: revista Istoé Dinheiro e Interbrand – Julho de 2005

7 expansão internacional 2005 França e México 2006/7 Colômbia e Venezuela Emmanuelle Mouquet, consumidora Natura

8 produtos Em 2005 produzimos 209 milhões de unidades.

9 colaboradores Colaboradora Número de colaboradores Brasil Argentina Chile Peru Total N.D N.D Perfil dos colaboradores mulheres homens % 38% % 38% % 37% Fonte: Relatório Anual 2005

10 Consultores (as) Número de Consultores (as) Natura (em milhares) Brasil Argentina Chile Peru Total Fonte: Relatório Anual 2005

11 venda direta controle sobre a experiência da marca

12 identidade essência Adriana Alves

13 O conjunto da nossa Razão de Ser, Crenças, Visão e Missão da Marca. É a alma da Marca. Fonte de inspiração para o desenvolvimento dos colaboradores, para o gerenciamento das suas relações, para a criação de produtos, serviços, ações e tudo o que constrói a presença da Marca na empresa e no mundo. Adriana Alves

14 criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem Estar Bem Janaína Cardoso, Rodrigo Vieira dos Reis e a filha, Gabriela

15 é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo. Rodrigo Vieira dos Reis e a filho, Rafael

16 A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo. Mariana Machado

17 O avançar em direção à Nossa Visão se dará através da permanente construção da marca Natura. Queremos que nossos consumidores, consultoras e consultores, colaboradores, fornecedores, acionistas, parceiros diversos e todos aqueles que de diferentes formas se relacionam com a Natura, vejam nossa marca como sinônimo de oportunidade de desenvolvimento, brasilidade, qualidade, confiança, inovação, amizade, preço justo e se sintam parte de uma comunidade de gente comprometida com a construção de um mundo melhor. (reprodução parcial) Renilda Santos

18 A vida é um encadeamento de relações. A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo. A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.

19 nosso modelo de negócios promoção do crescimento econômico compatível com o desenvolvimento social uso responsável dos recursos ambientais

20 manifestação da nossa Essência, que tangibiliza nosso jeito de ser e agir. Esse jeito de ser e agir cria uma cultura que é a Identidade da Marca : procedimentos, sistemas, produtos, serviços,, tudo aquilo que permeia as relações da empresa com os seus públicos.

21 manifestação da essência tangibiliza nosso jeito de ser e agir uma cultura que é a Identidade da Marca : procedimentos, sistemas, produtos, serviços,, tudo aquilo que permeia as relações da empresa com os seus públicos.

22 É uma cultura e uma dinâmica de relações estabelecida entre a empresa/produto e a comunidade, que cria valor para todas as partes interessadas. marca

23 atuação com todos os públicos Constroem a Marca PF e/ou PJ que têm Atuação direta na construção de valor da marca. Avalizam a Marca PF e/ou PJ que têm alguma autoridade sobre aspecto relevante da marca, cuja opinião influencia outras pessoas (Formador de Opinião). Relacionamentos Corporativos Grupos de pessoas, formais ou informais, que representando interesses claros de comunidades, classes ou governos, estabelecem com a marca uma relação essencialmente corporativa. Consultora Natura Consumidor final não Natura Consumidor final Colaborador Fornecedor Governo Comunidade de Entorno Entidade de Classe ONG Acionista VIP Meio Acadêmico Analista Financeiro Empresas Beleza Saúde

24 tudo é expressão da marca

25 quebrando paradigmas para implementar c ultura Desde um princípio, a Essência Natura foi norteadora de nossas ações – e não o mercado. Tudo o que construímos, nosso modo de agir, a forma como concebemos nossos produtos e serviços tem como princípio a coerência com nossa forma de pensar. De dentro para fora. Isso nos levou e nos leva a quebrar muitos paradigmas, tanto de mercado como corporativos.

26 quebrando paradigmas implementando c ultura Mariana Machado e sua filha

27 coerência e ousadia Janaína Cardosoigo Vieira dos Reis e seu filho Rafael

28 creme anti-sinais e não anti-idade o ciclo biológico e a idade reconhecida

29 mulher bonita de verdade Maria Clara Garcia

30 sustentável colheita de pitanga

31 caixa de imbuia

32 compromisso com a verdade

33 vínculo

34 nossa estratégia de negócios

35 1 Gestão das Relações 2 Prática da Sustentabilidade 3 Vitalidade de Inovação 4 Gestão da Marca 5 Capacidade de Internacionalização nossas cinco competências organizacionais Ulliana Ferrari e Andréa Correa Calfat

36 1 Gestão da Marca 2 Funil de Inovação 3 Planejamento Mercadológico 4 Fluxo Logístico 5 Ciclo do Pedido 6 Gestão Comercial processos chave nossos seis Silvia Eduardo e Fernanda Marino

37 atributos natura Prazer Brasilidade Naturalidade Compromisso com a verdade Desenvolvimento Sustentável Oportunidade de desenvolvimento Cuida das relações Ampliador de consciência Qualidade Inovação Biodiversidade filosófico emocional funcional

38 sistema da gestão da marca Sistema que promove a educação e a inovação. Inspira e oxigena a evolução da marca.

39 Gestão de Fornecedores Gestão de Conteúdo Gestão das Sub-marcas Gestão da Linguagem SGM sistema de gestão da marca

40 1 Definir diretrizes e traduzi-las em políticas. 2 Monitorar a aderência na organização. 3 Gerenciar os sistemas de gestão da marca. 4 Coordenar os planos estratégicos de marca. diretoria da marca atribuições corporativas

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