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Eduardo Costa Federasul – 21.Nov.2006 Diretor da Marca

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Apresentação em tema: "Eduardo Costa Federasul – 21.Nov.2006 Diretor da Marca"— Transcrição da apresentação:

1 Eduardo Costa Federasul – 21.Nov.2006 Diretor da Marca
Natura Cosméticos S/A Federasul – 21.Nov.2006 Flávia Azevedo e o filho, Raphael

2 Petra Schwartz, consumidora Natura

3 2001 1.168,80 2002 1.411,2 2003 1.910,2 2004 2.539,6 2005 3.243,6 27,7% receita bruta 32,9% 35,4% 20,7% em R$ 000 Fonte: Relatório Anual 2005

4 564,4 2001 136,0 2002 199,2 2003 295,7 2004 431,7 2005 30,8% ebitda em R$ 000 31,5% 48,4% 46,5% Fonte: Relatório Anual 2005

5 reconhecimento da atuação empresarial
empresa mais admirada do Brasil melhor empresa para a mulher trabalhar empresa modelo em responsabilidade social marca brasileira mais valiosa do Brasil (consumo)

6 proposta de valor percebida pelo mercado
fonte: revista Istoé Dinheiro e Interbrand – Julho de 2005

7 expansão internacional França e México Colômbia e Venezuela 2005
2006/7 Colômbia e Venezuela Emmanuelle Mouquet, consumidora Natura

8 produtos Em 2005 produzimos 209 milhões de unidades.

9 colaboradores Número de colaboradores Perfil dos colaboradores Brasil
Argentina Chile Peru Total 2003 2.696 N.D. 2004 3.177 2005 3.575 237 9 3 3.824 Perfil dos colaboradores mulheres homens 2003 62% 38% 2004 2005 63% 37% Colaboradora Fonte: Relatório Anual 2005

10 Consultores (as) Número de Consultores (as) Natura (em milhares)
Brasil Argentina Chile Peru Total 2003 355 10 3 7 375 2004 407 13 5 8 433 2005 483 18 6 12 519 ---- Fonte: Relatório Anual 2005

11 venda direta controle sobre a experiência da marca

12 identidade essência Adriana Alves

13 Razão de Ser, Crenças, Visão e Missão da Marca. É a alma da Marca.
O conjunto da nossa Razão de Ser, Crenças, Visão e Missão da Marca. É a alma da Marca. Fonte de inspiração para o desenvolvimento dos colaboradores, para o gerenciamento das suas relações, para a criação de produtos, serviços, ações e tudo o que constrói a presença da Marca na empresa e no mundo. Adriana Alves

14 Bem Estar Bem criar e comercializar produtos e serviços que promovam o
Janaína Cardoso, Rodrigo Vieira dos Reis e a filha, Gabriela

15 bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro,
é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo. Rodrigo Vieira dos Reis e a filho, Rafael

16 marca de expressão mundial,
A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo. Mariana Machado

17 Nossa Visão se dará através da permanente construção da marca Natura.
O avançar em direção à Nossa Visão se dará através da permanente construção da marca Natura. Queremos que nossos consumidores, consultoras e consultores, colaboradores, fornecedores, acionistas, parceiros diversos e todos aqueles que de diferentes formas se relacionam com a Natura, vejam nossa marca como sinônimo de oportunidade de desenvolvimento, brasilidade, qualidade, confiança, inovação, amizade, preço justo e se sintam parte de uma comunidade de gente comprometida com a construção de um mundo melhor. (reprodução parcial) Renilda Santos

18 A vida é um encadeamento de relações.
A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo. A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.

19 nosso modelo de negócios
promoção do crescimento econômico compatível com o desenvolvimento social uso responsável dos recursos ambientais

20 manifestação da nossa Essência,
que tangibiliza nosso jeito de ser e agir. Esse jeito de ser e agir cria uma cultura que é a Identidade da Marca: procedimentos, sistemas, produtos, serviços, , tudo aquilo que permeia as relações da empresa com os seus públicos.

21 manifestação da essência
tangibiliza nosso jeito de ser e agir uma cultura que é a Identidade da Marca: procedimentos, sistemas, produtos, serviços, , tudo aquilo que permeia as relações da empresa com os seus públicos.

22 É uma cultura e uma dinâmica de relações estabelecida entre a empresa/produto e a comunidade,
que cria valor para todas as partes interessadas. marca

23 Consumidor final não Natura
atuação com todos os públicos Constroem a Marca PF e/ou PJ que têm Atuação direta na construção de valor da marca. Consultora Natura Consumidor final não Natura Colaborador Fornecedor Consumidor final Relacionamentos Corporativos Grupos de pessoas, formais ou informais, que representando interesses claros de comunidades, classes ou governos, estabelecem com a marca uma relação essencialmente corporativa. ONG Governo Avalizam a Marca PF e/ou PJ que têm alguma autoridade sobre aspecto relevante da marca, cuja opinião influencia outras pessoas (Formador de Opinião). Acionista VIP Comunidade de Entorno Saúde Meio Acadêmico Analista Financeiro Entidade de Classe Beleza Empresas

24 tudo é expressão da marca

25 para implementar cultura
quebrando paradigmas para implementar cultura Desde um princípio, a Essência Natura foi norteadora de nossas ações – e não o mercado. Tudo o que construímos, nosso modo de agir, a forma como concebemos nossos produtos e serviços tem como princípio a coerência com nossa forma de pensar. De dentro para fora. Isso nos levou e nos leva a quebrar muitos paradigmas, tanto de mercado como corporativos.

26 quebrando paradigmas implementando cultura Mariana Machado e sua filha

27 coerência e ousadia Janaína Cardosoigo Vieira dos Reis e seu filho Rafael

28 creme anti-sinais e não anti-idade o ciclo biológico
e a idade reconhecida “A busca da beleza enquanto aspiração da alma, da mente e do corpo, deve estar liberta de preconceitos e manipulações.” Essa visão da Natura é expressa pela mulher que não tem necessidade de se enquadrar em estereótipos de beleza ou ideais de perfeição, que tem orgulho da sua idade e da sua história. Vive seu tempo e se renova com ele. Para ela, a beleza física é importante, mas não só isso. Essa mulher que para nós é a “mulher bonita de verdade”, conhece suas forças, seus limites, suas imperfeições. Ela explora sua natureza com espontaneidade e sabedoria e sabe escolher o que o mundo e a tecnologia oferecem de melhor, sem se agredir. Ela não abre mão de sua identidade, de ser ela mesma.

29 mulher bonita de verdade
“A busca da beleza enquanto aspiração da alma, da mente e do corpo, deve estar liberta de preconceitos e manipulações.” Essa visão da Natura é expressa pela mulher que não tem necessidade de se enquadrar em estereótipos de beleza ou ideais de perfeição, que tem orgulho da sua idade e da sua história. Vive seu tempo e se renova com ele. Para ela, a beleza física é importante, mas não só isso. Essa mulher que para nós é a “mulher bonita de verdade”, conhece suas forças, seus limites, suas imperfeições. Ela explora sua natureza com espontaneidade e sabedoria e sabe escolher o que o mundo e a tecnologia oferecem de melhor, sem se agredir. Ela não abre mão de sua identidade, de ser ela mesma. Maria Clara Garcia

30 sustentável colheita de pitanga
Mesmo nas pequenas decisões e na maneira coo a Natura assume os erros, ela age de acordo com seus critérios e não em padrões de comportamento de mercado. Há um tempo atrás, o produtos feitos de pitanga da Linha Ekos se esgotaram. Não havia como continuar a extração da pitanga de modo sustentável e dessa forma, a linha não foi mais produzida naquele período apesar da grande demanda. Conceito Desenvolvimento sustentável: Biodiversidade é a expressão da vida em variadas formas e as relações entre elas. Os povos indígenas brasileiros possuem um precioso acervo de informações sobre nossa biodiversidade. Há séculos ela é sua fonte de alimento, saúde e beleza. Buscamos preservar e difundir este patrimônio ambiental, cultural e social, criando riquezas para todos. Queremos associar a sabedoria milenar que extrai da natureza suas potencialidades, o conhecimento científico que atesta suas qualidades e o uso sustentável do meio ambiente que respeita a teia da vida. A linha Ekos traz uma gama de produtos de cuidados pessoais com ativos naturais extraídos de maneira sustentável, por meio de parcerias e métodos socialmente justos, ambientalmente corretos e economicamente viáveis. Ekos, remete a ekó, que significa vida em tupi guarani, e a echo, do latim, que quer dizer tudo o que ecoa. Somos eco de todos os povos que viveram e conviveram com a natureza, antes de nós. Natura Ekos. Viva a sua natureza.

31 caixa de imbuia A Natura vendia Caixa de Chá feita de imbuia não certificada uma. O fato foi alertado por uma consumidora. Imediatamente, assumimos o erro, retiramos o produto do mercado, plantamos mudas de imbuia, e investimos o lucro da venda das caixas que já haviam sido comercializadas na preservação dessa madeira.

32 compromisso com a verdade

33 vínculo Vínculo Mamãe e Bebê: o Amor Fundamental
A primeira experiência amorosa do bebê, aquela que se estabelece com a mãe, é muito importante para suas relações futuras e seu desenvolvimento. Esse primeiro amor é chamado de Vínculo, o Amor Fundamental, e pode ser fortalecido, por meio da comunicação entre o bebê, a mãe e também o pai. Todos os sentidos podem ser utilizados nessa interação: olhar, amamentação, olfato, toque e audição. A linha Mamãe e Bebê é voltada aos cuidados da mãe, do bebê e da relação entre eles e com o pai, para proporcionar momentos prazerosos de fortalecimento do vínculo. Natura Mamãe & bebê, o amor fundamental 

34 nossa estratégia de negócios

35 nossas cinco competências organizacionais 4 Gestão da Marca
1 Gestão das Relações 2 Prática da Sustentabilidade 3 Vitalidade de Inovação 4 Gestão da Marca 5 Capacidade de Internacionalização Ulliana Ferrari e Andréa Correa Calfat

36 nossos seis processos chave 1 Gestão da Marca 2 Funil de Inovação
3 Planejamento Mercadológico 4 Fluxo Logístico 5 Ciclo do Pedido 6 Gestão Comercial Silvia Eduardo e Fernanda Marino

37 atributos natura filosófico emocional funcional
Compromisso com a verdade Desenvolvimento Sustentável Oportunidade de desenvolvimento Cuida das relações Ampliador de consciência filosófico Prazer Brasilidade Naturalidade emocional Qualidade Inovação Biodiversidade funcional

38 sistema da gestão da marca
Sistema que promove a educação e a inovação. Inspira e oxigena a evolução da marca.

39 marca sistema de gestão da SGM Gestão de Conteúdo Gestão das
Sub-marcas Gestão da Linguagem SGM sistema de gestão da marca Gestão de Fornecedores

40 diretoria da marca atribuições corporativas 1 Definir diretrizes e
traduzi-las em políticas. 2 Monitorar a aderência na organização. 3 Gerenciar os sistemas de gestão da marca. 4 Coordenar os planos estratégicos de marca.

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