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BALANCED SCORECARD (BSC) Exercício de Aplicação. VISÃO: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por.

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1 BALANCED SCORECARD (BSC) Exercício de Aplicação

2 VISÃO: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

3 MISSÃO A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. A empresa, organismo vivo é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável. Um dos fundamentos do crescimento constante da Natura é a busca contínua pela excelência dos nossos produtos e serviços. Nossa estratégia de negócios está apoiada em quatro pilares: nosso compromisso com a sustentabilidade, as relações de qualidade que estabelecemos com todos os nossos públicos, os conceitos e produtos que desenvolvemos e a força da marca Natura, que representa a nossa essência.

4 MISSÃO Nossa intenção é manter a liderança no Brasil do mercado-alvo de cosméticos, construindo e reforçando os atributos da marca nas diferentes regiões do país, buscando a ampliação do número de Consultoras e Consultores e o aumento do volume de negócios. No caso das operações internacionais, pretendemos consolidar em 2006 o processo de planejamento para ampliar nossa presença em outros países. As perspectivas são de continuidade do crescimento de vendas e do número de Consultoras e Consultores em todos os mercados, com aumento da produtividade da força de vendas e orientação por categorias, além da expansão geográfica das operações.

5 MISSÃO Para assegurar, nos próximos anos, a expansão nacional e internacional, será indispensável não só garantir volumes crescentes de recursos para investimentos em pesquisa e desenvolvimento e inovação, mas também seu uso de forma mais eficiente, mantendo o foco em nossos diferenciais. Reforçaremos nossa opção de aprofundar o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e sua utilização sustentável em nossas formulações. Ao mesmo tempo, intensificaremos projetos de pesquisa próprios e a associação com redes científicas e acadêmicas no Brasil e no exterior.

6 MISSÃO Outro desafio é desenvolver e aperfeiçoar estruturas organizacionais que não só dêem suporte à expansão atual, mas também ofereçam sustentação ao crescimento futuro. Essas estruturas são moldadas de forma a ampliar, seja no planejamento, seja na gestão de nossas atividades, a preocupação com a performance socioambiental que faz parte da essência da Natura.

7 MISSÃO Além de ampliar contratações e de, já em 2005, implantar novos processos de gestão de recursos humanos nas operações do exterior, passamos a buscar profissionais em todos os níveis que atendam a requisitos compatíveis com a opção pela internacionalização, mesmo para vagas no Brasil. Entre esses requisitos estão experiência internacional e capacidade de adaptação a outras culturas. Começamos ainda a atrair profissionais por meio de programas, parcerias e intercâmbios com universidades internacionais. Outro programa, o Natura Educação, de reembolso de mensalidades de cursos de formação básica e especialização, cresceu tanto em recursos aplicados como em abrangência, para promover o desenvolvimento de um número cada vez maior de colaboradores.

8 As 4 perspectivas do BSC

9 INDICADORES x ÁREAS DO BSC

10 As 4 perspectivas do BSC: Financeiro

11 As 4 perspectivas do BSC: Processos Internos

12 As 4 perspectivas do BSC: Clientes

13 As 4 perspectivas do BSC: Aprendizado e crescimento

14 As 4 perspectivas do BSC: Financeiro

15 As 4 perspectivas do BSC: Processos Internos

16 As 4 perspectivas do BSC: Clientes

17 As 4 perspectivas do BSC: Aprendizado e crescimento VENDAS MERCADO INTERNO INVESTIMENTOS EM INOVAÇÃONÚMERO COLABORADORES PERÍODOR$ MILHÕES% VAR ,3--PERÍODOR$ MILHÕES% VAR.PERÍODOMIL% VAR ,220,6%200127, , ,335,3%200228,805,9% ,00-12,4% ,032,9%200335,5023,3% ,003,5% ,727,4%200447,4033,5% ,0019,1% ,1041,6% ,0016,1% VENDAS MERCADO EXTERNO NUMERO DE PRODUTOS LANÇADOS INSCRIÇÕES NO PROGRAMA x BOLSAS CONCEDIDAS PERÍODOR$ MILHÕES% VAR , ,026,4%PERÍODOQTE% VAR.PERÍODO(%)% VAR ,936,9% , , ,839,5%200291,00-44,8%200463,0029,4% ,638,6% ,0028,6%200558,50-7,1% ,0055,6% LUCRO LÍQUIDO ,0017,0% BOLSAS OFERECIDAS PERÍODOR$ MILHÕES% VAR. NÚMERO CONSULTORAS 20019,5--PERÍODOQTE% VAR ,7128,4% , ,9194,5%PERÍODOMIL% VAR ,001,8% ,3370,0% , ,0022,2% ,932,2% ,007,7% ,0016,5% ,0015,5% ,0019,9%

18 Gráfico: Financeiros

19 Gráfico: Clientes

20 Gráfico: Processos Internos

21 Gráfico: Aprendizado e Crescimento

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