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O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?

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Apresentação em tema: "O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?"— Transcrição da apresentação:

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2 O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?

3 1. A morte e a ressurreição da dupla de criação.

4 2. O que é o CJC Uma entidade sem fins lucrativos, criada por jovens criativos gaúchos para amadurecer conceitos e desenvolver critérios.

5 Visão O Clube dos Jovens Criativos existe para qualificar e apoiar os profissionais de propaganda da área de criação e, por extensão, suas agências e seu mercado.

6 Quem é o nosso público Prioritariamente os jovens criativos do mercado, mas também os profissionais de propaganda da área de criação e, por extensão, suas agências, fornecedores e profissionais de marketing dos clientes.

7 Ações do Clube

8 Espremedor Jáder Rossetto (Diretor de Criação da Fisher América) Marcelo Pires (Diretor de Criação da Ogilvy) Jorge Furtado (Diretor e Roteirista da Casa de Cinema) Tadeu Jungle (Diretor de Comerciais e Artista Multimídia) José Galló (CEO Lojas Renner) Armando Ruivo (VP Planejamento TBWA) Ehr Ray (Diretor de Criação BorghiEhr)

9 Lavanderia Tudo que incomoda, tudo que é polêmico, tudo que é relevante para o mercado acaba no Lavanderia. No Lavanderia, já foram discutidos temas como propaganda fantasma, experiências profissionais internacionais, marketing político e até Salão da Propaganda.

10 Young Creatives 2004 Primeira edição coordenada pelo CJC: envio de um Young, com apoio da Academia de Filmes, Estúdio Chittolina e Impresul Envio de dois Youngs, com apoio da Print Paper, Academia de Filmes, All Signs e ARP Mais uma vez, dois Youngs, com o apoio da Cápsula Cinematográfica e da Print Paper. O Jurí é local, valorizando também os profissionais mais experientes do mercado.

11 3. Convergência (criação+tecnologia).

12 O consumidor mudou: mais marcas à disposição mais impacto de mensagens publicitárias menos tempo para assimilar as mensagens mais tecnologia à disposição

13 O mercado mudou: mais concorrentes mais necessidade em vender valor (marca) maior dificuldade de fidelização

14 Benefícios Otimiza as ações com o target Gera mais lembrança, mais fidelização, mais resultados Cria uma relação entre a marca e o cliente baseada num conceito Este conceito dá sentido a todas as ações e tangibiliza o valor da marca

15 Possibilidades Novas tecnologias (Internet, TV Digital, Celular, SMS, Podcast, Games) Novos canais (novos formatos de mídia, ações de guerrilha) Ampliação do volume de conteúdo (as marcas se tornam geradoras de conteúdo (podcast, rádio web) O consumidor vira criador de conteúdo Interação entre consumidores de uma marca (comunidades, troca de experiências)

16 Estratégias Virais Propaganda também é entretenimento Porque concorre com o entretenimento na disputa pela atenção do consumidor Idéias são passadas adiante devido à identificação com as pessoas I(Subservient Chicken - Burger King) Estratégias virais permitem a amplificação de uma ação Marca interage com o consumidor porque ele quer

17 Convergência - alguns fatores de sucesso Conceito forte Criatividade - no uso de meios e na forma Tecnologia Interatividade Continuidade Investimento à altura do resultado desejado

18 Cases Titanium:

19 Honda Para lançar o seu primeiro motor a diesel, a Honda divulgou a história de que o engenheiro-chefe encarregado do projeto odiava motores a diesel, por seu barulho e sujeira. Por odiar estes motores, ele foi capaz de criar algo diferente e melhor.

20 Hate something, change something A campanha combinou mídias convencionais e não-convencionais: o comercial de TV foi amplamente divulgado como um viral na internet; foi criado um site com jogos e espaços interativos, além de rádio e marketing de guerrilha (stickers).

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24 Resultados: Aumento de 43% nas visitas ao site honda.co.uk. De quinto site automobilístico mais visitado para primeiro. Lembrança da marca aumentou em 62%, simpatia pela marca em 29% e prefrência pela marca em 33%.

25 Mini Marcas premium de perfumes, moda e eletrônicos usualmente têm que enfrentar falsificações, comercializadas no mercado negro. A campanha aborda os perigos de se comprar um Mini falsificado.

26 Foi criada uma identidade, a Counter Counterfeit Comission (CCC), que lançou um DVD, um livreto, um site, anúncios de alerta em classificados e ações em feiras automobilísticas. A campanha publicitária foi criada para divulgar o DVD, o livreto e o site, altamente interativo.

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29 Resultados: O melhor mês de vendas da história do Mini: 44% a mais que o mesmo período do ano anterior.

30 4. Estratégia (criação+planejamento). Como gerar campanhas memoráveis?

31 Disruption, uma possibilidade. a) Identificar as convenções b) Buscar uma disrupção c) Gerar uma nova visão

32 Disruption day: Três dias reunindo agência e cliente, como o objetivo de identificar convenções, buscar disrupções e estabelecer novas visões para a marca.

33 O Disruption atua em todo marketing mix: No posicionamento No produto No design e nas embalagens Na comunicação da empresa, da marca e do produto Nas atividades de RP Eventos e lançamentos Website

34 Disruption no marketing: Como podemos capturar share de nossos rivais? Como podemos capturar share de futuro mudando as regras do mercado? Marketing convencional:

35 Case Playstation:

36 Convenção: companhias de games vendem jogos para crianças. Companhias de games vêem seus produtos como brinquedos. Disrupção: Playstation é mais que um jogo de criança. É um entretenimento interativo para qualquer um. Visão: Playstation é o futuro do entretenimento, aonde as pessoas de todas as idades usam sua imaginação para poderosas experiências.

37 Resultados: Única companhia a vender mais consoles na 2ª geração que na 1ª. Sucesso mundial. 85% de market-share.

38 Case Pedigree:

39 Convenção: todas as companhias vendem e comunicam comida de cachorro pelos seus atributos racionais. Disrupção: Cachorro é tudo de bom. Visão: Tudo o que fazemos é por amor aos cachorros.

40 Resultados:

41 5. Posicionamento (criação+atendimento).

42 Case Axe / Lynx Axe surgiu na França em Lançado no Brasil em É chamado de Lynx no Reino Unido, Irlanda e Austrália. Primeira marca masculina a usar o conceito Perfumed Body Spray. Marca moderna, jovem e ousada. Uma nova fragrância anualmente.

43 Sexo, um assunto delicado. Não para o Axe. O Efeito Axe. Definição Erudita: Axe é o desodorante que aproxima o sexo feminino do homem, no momento em que este faz uso do produto, atuando como um agente facilitador no jogo da sedução. Definição Popular: Axe é o desodorante pra pegar mulher.

44 Verdades Verdadeiras X Verdades Convencionadas Posicionamento de Marca Sustentação da Verdade Comunicação 360 / Multicomunicação Cross Media / Cross Advertising

45 1) The Order of The Serpentine

46 2) Axe Boot Camp

47 3) The Game Killers FOTO

48 4) Mouse Pad Promocional Minissaia

49 5) Ilha Axe - Festa do Jeremias

50 Nunca vi uma festa igual a essa, com tantas mulheres lindas numa noite só. O hotel era maravilhoso, a comida, a paisagem… Paulo Henrique Antunes Fim de semana de sonho proporcionado por uma das grandes empresas no país. É o sonho da maioria dos brasileiros. Um evento mágico com emoções constantes. Leandro Pires

51 O que a criatividade estratégica pode fazer pela sua marca?


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