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(Proposta elaborada pela CPA) Novembro, 2007 Profa. Dra. Kátia Sgrillo

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Apresentação em tema: "(Proposta elaborada pela CPA) Novembro, 2007 Profa. Dra. Kátia Sgrillo"— Transcrição da apresentação:

1 (Proposta elaborada pela CPA) Novembro, 2007 Profa. Dra. Kátia Sgrillo ksgrillo@unimep.br

2 Não é possível melhorar o que não se conhece… avaliação institucional ferramenta de diagnóstico correção de rumos avaliação institucional é uma excelente ferramenta de diagnóstico e de correção de rumos. processo abordagem construtiva A avaliação institucional quando aplicada às Instituições de Ensino Superior - IES, é um processo de regulação do ensino superior, dentro de uma abordagem construtiva e dialógica.

3 É o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior !! A Comissão Especial de Avaliação apresentou a proposta original do SINAES ao MEC em 27 de agosto de 2003. Após amplo debate nos fóruns de reitores e pró-reitores, nos sindicatos, nas sociedades científicas, na mídia, na academia, no parlamento e na sociedade em geral, surgiram contribuições que alteraram a proposta original, convergindo ao texto da Lei n o 10.861 de 14 de abril de 2004, aprovado na Câmara do Deputados e no Senado. Lei n o 10.861 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providencias

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6 TODA TODA comunidade acadêmica, coordenada pela CPA – Comissão Própria de Avaliação. Membros da CPA (Lei 10.861 de 14 de abril de 2004) : atuação autônoma representação de todos os segmentos da comunidade universitária vedada “Colegiado de atuação autônoma em relação aos conselhos e demais colegiados e órgãos da Universidade, com representação de todos os segmentos da comunidade universitária, vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos”

7 Lei 10.861 (Lei 10.861) 1. A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2. O Ensino (Graduação e Pós-graduação), a Pesquisa e a Extensão 3. Responsabilidade Social (inclusão social) 4. Comunicação com a sociedade 5. Pessoal 6. Organização e Gestão da Instituição 7. Infra-estrutura 8. Planejamento e Avaliação 9. Atendimento aos Egressos 10. Sustentabilidade Financeira

8 Que análise e crítica dos dados devem ser feitas para responder ao MEC/Conaes? O que o MEC / Conaes pergunta? Que dados devem ser coletados para suportar as respostas? Relatório

9 Questionários Reuniões com grupos focais Entrevistas Dados institucionais

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11 1 vez por ano (em várias partes) pela internet

12 2/3 1 vez por semestre pela internet

13 Será adotado o critério de amostragem: … 1 população indefinida … 2 população definida Onde: Z = abscissa da curva normal padrão fixado um nível de confiança; p = estimativa da verdadeira proporção de um dos níveis da variável escolhida; q = 1 – p; N = tamanho da população; e = erro amostral, que e a diferença admitida entre a verdadeira população e a proporção calculada a partir da amostra.

14 Z = 1,96 (nível de confiança de 95%) p = 0,7 (70% dos alunos satisfeitos com a IES) q = 1 – 0,7 = 0,3 (30% dos alunos insatisfeitos com a IES) N = 1600 alunos na IES e = 5% = 0,05 Portanto, utilizando a equação 2, tem-se: alunos 270 alunos dos 1600 alunos da instituição nível de confiança de 95%. Logo é preciso entrevistar uma amostra de 270 alunos para representar o grau de satisfação dos 1600 alunos da instituição, considerando um nível de confiança de 95%.

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16 complementar Durante o período de coleta de dados diversas entrevistas serão realizadas com objetivo de complementar a coleta de dados.  Dirigentes  Coordenadores de Cursos  Professores  Representates de alunos grupos específicos comentários Questionários Também serão realizadas reuniões envolvendo grupos específicos para tratar de temas específicos, de acordo com os comentários obtidos nos Questionários.

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20 Os dados da PG também serão coletados de forma similar.

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23 representação dos processos nas instâncias acadêmicas como nas administrativas e ainda nos Órgãos Colegiados da IES. 3 dias20 dias 2 meses arquivo Setor X Inicio do processo análise e decisão superior ? s/ prazo def.

24 Será possível: 1) conscientizar, tanto o funcionário como o Setor envolvido, sobre sua responsabilidade; 2) identificar duplicação de documentos arquivados; 3) identificar a re-coleta de dados; 4) simplificar processos; 5) identificar a necessidade de informatização de processos; 6) identificar a necessidade de capacitação de pessoas ou realocação de pessoas; 7) melhorar a qualidade dos serviços devido a maior confiabilidade e unicidade de dados; 8) melhorar da gestão, devido ao acesso mais rápido a informação.

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26 análise quantitativa e qualitativa Os dados obtidos através de TODOS os instrumentos ( questionários, do preenchimento das tabelas, entrevistas e reuniões com grupos focais ) serão a base para análise quantitativa e qualitativa. Inicialmente os dados serão organizados numa base de dados relacional desenvolvida para este fim.

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28 ...4...3 Pesos atribuídos para cada tipo de resposta dos questionários NotasÍndices 1 2 3 4 5 Nunca/insuficiente (I) Raramente/regular (II) As vezes/médio (III) Quase sempre/bom (IV) Sempre/excelente (V) Peso

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31 Exemplo de análise gráfica obtida a partir de dados obtidos com o Sub-Sistema Análise Ensino. Avalia a evolução no número de cursos autorizados pelo MEC ao longo do tempo. ? Exemplo (hipotético) de comentários obtidos nas perguntas dos Questionários. Sub-Sistema Análise Questionários.

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37 A análise deverá ter por princípio a comparação com o PDI (Políticas Institucionais) da UNIMEP e a utilização da seguinte tabela: CritériosDescrição Insuficientenão foi implantado ou não coincide com o PDI (Política correspondente). Regularfoi implantado mais diverge, de forma negativa, grandemente do PDI (Política correspondente). Médiofoi implantado recentemente, ainda sem resultados demonstrados. Bomfoi implantado a um certo tempo, podendo melhorar devido ao seu potencial. Ótimofoi implantado, coincide fortemente com o PDI ou não era previsto no PDI (Política correspondente), mas apresenta excelentes resultados.

38 Complementarmente serão calculados índices específicos, tais como índice de formação, índice de retenção e índice de evasão, usados para avaliar a evolução do alunado em cada curso de graduação e pós- graduação oferecido pela UNIMEP. …6 …7 …8

39 tipo de gráfico (pizza, barras, linhas Por exemplo, serão construídos gráficos de barra para avaliar a evolução do número de cursos oferecidos pela UNIMEP. Outros gráficos que serão construídos referem-se a proporção entre o número de alunos matriculados e a evasão por curso; o número de salas disponíveis por curso; o número de alunos por turma; o número de laboratórios por curso; etc., podendo variar o tipo de gráfico (pizza, barras, linhas, etc.) escolhendo- se aquele que melhor visualize o parâmetro em estudo. também será utilizada para complementar as discussões e conclusões. adotar medidas corretivas na Instituiçãodados forma holística Para que se possa adotar medidas corretivas na Instituição, estes dados (na forma de gráficos) não poderão ser utilizados de forma isolada e sim de forma holística. Isto é, será necessário avaliar a influência relativa de parâmetros específicos neste sistema que tem gerado estas respostas.

40 Coincide com o PDI - 1 % Conhecem, mas difere do PDI 9 % Desconhecem 90 % Exemplo de análise gráfica, gerada a partir de dados fictícios no Sub- Sistema Análise.

41 Titulação do Corpo Docente Doutores Mestres Especialistas Graduados Exemplo de análise gráfica, gerada a partir de dados fictícios no Sub-Sistema Análise.

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43 Sua opinião é muito importante! Envie suas sugestões para: Texto completo do Projeto disponível em: Texto completo do Projeto disponível em: http:\\www.unimep.br\avaliacao avalia@unimep.br


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