A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abertura do mercado de resseguro no Brasil Desafios Walter Polido CVG - São Paulo, abril de 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abertura do mercado de resseguro no Brasil Desafios Walter Polido CVG - São Paulo, abril de 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Abertura do mercado de resseguro no Brasil Desafios Walter Polido CVG - São Paulo, abril de 2008

2 2 Lei Complementar n.º 126, de 15.01.2007 e sua Regulamentação Três tipos de Ressegurador O mercado brasileiro de resseguro A internacionalidade do resseguro: pulverização e acesso à capacidade Fontes de Direito Contrato de seguro direto e contrato de resseguro. São diferentes, essencialmente.

3 3 O que vai mudar, afinal? Chances, mitos, problemas e mudanças necessárias. Não há dúvida de que o mercado não será o mesmo dos últimos 69 anos! Livre concorrência > pautada na liberdade de precificação e pluralidade de ofertas Resseguro estatal vs. resseguro privado Mudanças na maneira de “como fazer seguro” Custos de resseguro mais baixos? Consumidor final de seguro direto será beneficiado?

4 4 Desafios na evolução A escolha do mercado: direto ou via intermediação. Security. A escolha do Ressegurador: security. Quem escolhe quem? Programas de resseguro: melhor escolha, em função da necessidade de cada Seguradora O preço do resseguro > nem sempre o único quesito a ser considerado. Operação com vários resseguradores, simultaneamente. Prestação de contas Prazos: renovações e cancelamentos de contratos; aceitação de riscos facultativos; atendimento de recomendações; confirmações; pedidos de prorrogações; alterações contratuais; cobertura provisória (?)

5 5 Desafios na evolução Underwriting de seguro direto > da perspectiva do ressegurador Política de subscrição: produção de resultado > volume de negócios; criação de valor sustentável; gestão responsável do capital; decisões baseadas em planejamento Preço do seguro > nível adequado ao risco Conhecimento do negócio: equipe técnica qualificada. Boa performance na regulação/liquidação dos sinistros Estatísticas suficientes Identificar, conhecer, avaliar e limitar os riscos ao longo do tempo > prevenção antecipada. Tecnologia à disposição. Resseguro proporcional e não-proporcional

6 6 Continuam os desafios... Transparência nas informações Retenção negociada Regulação de sinistros: procedimentos; cláusulas aplicáveis Penalidades? Algo pior do que o contrato não renovado? Relacionamento de longo prazo. Por que? Palavra-chave > especialização.


Carregar ppt "Abertura do mercado de resseguro no Brasil Desafios Walter Polido CVG - São Paulo, abril de 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google