A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇĂO NA UFMS 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇĂO NA UFMS 2009."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇĂO NA UFMS 2009

2 DIANTE DO ENEM QUE VEM AÍ, DISSERTAÇÃO SER A TIPOLOGIA PEDIDA
A POSSIBILIDADE DE A DISSERTAÇÃO SER A TIPOLOGIA PEDIDA VOLTOU COM MUITA FORÇA

3 MAS ISSO É BOM, POIS A DISSERTAÇÃO É O CAMINHO PARA TODAS
AS OUTRAS MODALIDADES! VEJA! A ESTRUTURA DISSERTATIVA SE COMPÕE DE: TESE ARGUMENTAÇÃO (A1,A2,A3) CONCLUSÃO LINGUAGEM FORMAL/25 a 30 linhas

4 TEMA: A VIOLÊNCIA SOCIAL BRASILEIURA Título: Teatro da desordem
Título: Teatro da desordem (TESE) A violência é o termômetro da ordem na sociedade. Países com Estado organizado e população com boas condições de vida não têm motivo para apresentar altos índices de criminalidade. Aqueles que, no entanto, ao construir sua história esqueceram no caminho o real significado de “democracia” e “Estado” sofrem hoje as conseqüências. E é nesse grupo que o Brasil se encaixa. A função do Estado é prover aos cidadãos as condições para viver de forma digna. (A1) Hobbes afirmava que é em troca dessa ordem e segurança que o homem entrega sua liberdade a uma “assembléia de homens”. No entanto, hoje, no Brasil, o Estado não apenas não desempenha sua função corretamente como também afirma que todo cidadão é livre, ignorando o fato de que temos liberdade de “ir” sem nunca ter certeza de que estaremos vivos para “vir”. (A2) Esse Estado desorganizado abre espaço para o crime organizado uma vez que os acertos deste dependem dos erros daquele. E o Estado não para de errar: governa em favor dos interesses das elites, se esquece dos direitos dos cidadãos – mas nunca dos deveres – e, para completar o retrato da desordem, semeia a impunidade. Junta-se tudo e tem-se a fórmula de como fadar um país ao eterno subdesenvolvimento. (conclusão) Em um país subdesenvolvido como o Brasil, com um Estado ausente e distante, o povo é apenas espectador de sua história, nunca protagonista. Quando se quer manipular a realidade, criam-se espetáculos populares e o povo deixa-se levar, inebriado.E a realidade continua assim, alienante.

5 AGORA VEJAMOS: ARTIGO : INTRODUÇÃO - DESENVOLVIMENTO / CONCLUSÃO
COM POSSIBILIDADE DE 1ª. PESSOA – INTERLOCUÇÃO – MUITAS IDEIAS – LINGUAGEM FORMAL (25 a 30 linhas) CARTA ARGUMENTATIVA: DATA/ VOCATIVO – INTENÇÃO- CORPO DA CARTA – DESPEDIDA/ASSINATURA LINGUAGEM FORMAL (20 a 30 linhas)

6 CRÔNICA: ESTRUTURA MAIS LIVRE, MAS NÃO DEIXA DE TER
A COERÊNCIACOMO PRINCÍPIO. LINGUAGEM INFORMAL / FORMAL – 20 a 25 linhas NARRATIVA: ESTRUTURA COM COMEÇO/MEIO/FIM LINGUAGEM FORMAL PARA O NARRADOR LINGUAGEM ADAPTADA AOS PERSONAGENS 25 a 30 linhas ELEMENTOS PRESENTES: NARRADOR / PERSONAGENS / TEMPO / ESPAÇO / ENREDO

7 LEMBRAR: EM TODOS OS TEXTOS:
COERÊNCIA – MANTER POSICIONAMENTO COESÃO- ADEQUAÇÃO DE CONJUNÇÕES E ADVÉRBIOS PROGRESSIVIDADE- CRESCER A CADA PARÁGRAFO DIFERENCIAL-LEITURA DE MUNDO MAIS APROFUNDADA CORREÇÃO GRAMATICAL- ATENÇÃO!!!!!!!!

8 texto com menos de 20 (vinte) linhas escritas
OBSERVAÇÃO: Casos de atribuição de nota ZERO à Prova de Redação. texto com menos de 20 (vinte) linhas escritas II) texto com sinais de identificação; III) texto escrito a lápis; IV) texto com letra ilegível; V) texto que não desenvolve o tema proposto e/ou não elabora a estrutura proposta; VI) desenhos, poemas, bilhetes, etc. em lugar do texto solicitado.

9 POSSÍVEIS TEMAS PARA O VESTIBULAR
MEIO AMBIENTE ( DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL/ ÁGUA) MUDANÇA DO NOME DO ESTADO -PANDEMIAS – GRIPE SUÍNA FUSO HORÁRIO AMAZÔNIA ASSUNTOS DE HISTÓRIA GERAL: EXEMPLO MURO DE BERLIM RAPOSA SERRA DO SOL- PROBLEMAS SOCIAIS DA TERRA -TEMAS SOCIAIS COMO SOLIDARIEDADE/ COMPROMETIMENTO -VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO -CRISE MUNDIAL / ECONOMIA -O PRESIDENTE NEGRO – RACISMO – PRECONCEITO -CONFLITOS INTERNACIONAIS -TECNOLOGIA E HUMANIZAÇÃO

10 Finalizando: 1- elabore primeiramente o seu texto, depois as questões 2- utilize rascunho 3- organize as idéias 4- confira a gramática do seu texto: ortografia/ regência/ concordância/ crase/ tempos verbais 5- letra legível/ estética 6- seja crítico 7- demonstre engajamento na realiade de seu país 8- insira comparações 9- siga os direcionamentos CONSULTE A PAGINA DA PROFESSORA NO SITE DO COLÉGIO DOM BOSCO MUITAS INFORMAÇÕES PARA VOCÊ E …

11 QUERO COMEMORAR COM VOCÊS
SEJA VITORIOSO. QUERO COMEMORAR COM VOCÊS A SUA CLASSIFICAÇÃO!!!!!!! UM GRANDE ABRAÇO ANA MARIA


Carregar ppt "REDAÇĂO NA UFMS 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google