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Unidade de negócio Sustentabilidade A Futura acredita que trazer a compreensão às empresas da importância do papel social que devem exercer no relacionamento.

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Apresentação em tema: "Unidade de negócio Sustentabilidade A Futura acredita que trazer a compreensão às empresas da importância do papel social que devem exercer no relacionamento."— Transcrição da apresentação:

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2 Unidade de negócio Sustentabilidade

3 A Futura acredita que trazer a compreensão às empresas da importância do papel social que devem exercer no relacionamento com a sociedade melhora os resultados e contribui para os negócios”. “

4 Por que a Futura?

5 Algumas das maiores empresas do país contam com a Futura para construir modelos transparentes e responsáveis de relacionamento com Stakeholders.

6 O triple bottom line: pilares da sustentabilidade Unidade de negócio Sustentabilidade * * A empresa não atua na área ambiental

7 A sustentabilidade sob nova perspectiva: A Futura amplia o conceito do triple bottom line da Sustentabilidade acrescentando uma de suas principais competências: a política. Unidade de negócio Sustentabilidade * A empresa não atua na área ambiental

8 Como contribuímos

9 Desenvolvimento de estratégias Administração de conflitos Capacitação de Equipes Licença Social para Operar

10 Essa é a melhor maneira de se obter licença social para operar, minimizar conflitos e permitir a sustentabilidade dos negócios das empresas na sociedade.

11 Metodologia

12 Unidade de negócio Sustentabilidade DIAGNOSTICARDEFINIRPREPARAR ENGAJAR

13 Unidade de negócio Sustentabilidade DIAGNOSTICAR A Diagnóstico político e socioeconômico B Mapeamento de stakeholders C Observatório de stakeholders Monitoramento de redes sociais* Índice de favorabilidade* Avaliação de impactos, riscos e interesses sociais* DEFINIR D Estratégias de interlocução social Definir metas Balanceamento e priorização de iniciativas Plano estratágico de interlocução e diálogo PREPARAR E Capacitação de equipe ENGAJAR F Coaching da gestão de relacionamentos

14 Menor importância e maior avaliação Apoio a projetos educacionais Geração de emprego e renda Apoio a projetos culturais Importância Avaliação Preocupação com a poluição do solo Menor importância e menor avaliação Maior importância e menor avaliação Maior importância e maior avaliação Preocupação com a poluição do mar e rio Apoio a projetos sociais Apoio a projetos sociais Imagem da empresa Contribuição para a qualidade de vida do empregado Unidade de negócio Sustentabilidade Observatório de Stakeholders Exemplo de mapa dos indicadores

15 Mapeamento de Stakeholders Unidade de negócio Sustentabilidade Metodologia Unidade de negócio Sustentabilidade Descrição da metodologia

16 Unidade de negócio Sustentabilidade Mapa de risco e priorização Arbitrários Poder e legitimidade Urgência Estratégicos Adormecidos Potenciais Exemplo de mapa com classificação dos Stakeholders

17 Boas práticas

18 A Futura presta consultoria para Vale há mais de 10 anos. Junto com a empresa, foi construído o projeto Diálogo Social, que há três anos ajuda a Vale a gerenciar o relacionamento com seus principais Stakeholders no Espírito Santo.

19 Como principais resultados do projeto Diálogo Social obtemos: Workshops de capacitação e integração de diversas áreas e gerências da Vale para o diálogo; Apoio em mais de 150 encontros com comunidades; Participação de mais de 350 empregados nas Oficinas de Diálogo para empregados líderes e multiplicadores; Melhora na gestão de impactos e no investimento social da empresa; Reconhecimento da Vale na categoria Responsabilidade Social por dois anos consecutivos (Recall de Marcas)

20 Também foi desenvolvido pela Futura o Observatório de Stakeholders, uma poderosa ferramenta de materialização dos indicadores de relacionamento da Vale.

21 Como principais resultados do projeto Observatório de Stakeholders obtemos: Três rodadas do Observatório: 2009, 2012 e Mais de 2000 pessoas ouvidas por rodada; Identificação e cadastramento de mais de 250 Stakeholders; 23 indicadores de materialidade Planejamento estratégico dos investimentos sociais a partir dos resultados obtidos no Observatório. Possibilidade da empresa medir, avaliar e planejar seu relacionamento com suas partes interessadas no ES;

22 A Futura presta consultoria para Fibria há mais de 15 anos. Foi desenvolvido para a empresa o “Indice de Favorabilidade” que mediu o clima e aceitação da empresa em mais de 70 comunidades e consta no Relatório de Sustentabilidade anual da empresa.

23 Medição de clima (favorabilidade) em mais de 70 comunidades com as quais a Fibria se relaciona; Materialização do relacionamento com comunidades da Fibria no Espirito Santo, Bahia e Mato Grosso; Planejamento Estratégico Como principais resultados do projeto obtemos:

24 Entre 2011 e 2012, a Futura realizou o diagnóstico socioeconômico de seis comunidades com as quais a Samarco mantém um relacionamento próximo. O objetivo foi compreender melhor as comunidades e fortalecer o capital social e político das lideranças locais.

25 Diagnóstico político e socioeconômico das comunidades; Retorno as comunidades com apresentação dos diagnósticos; Fortalecimento do capital social local; Criação de um mapa de navegação para a Samarco das comunidades com quem a empresa mantém um relacionamento próximo. Como principais resultados obtemos:

26 A Futura propôs o mapeamento e entrevistas com Atores importantes no processo de implantação do Terminal Portuário de Linhares. O objetivo foi subsidiar a Manabi com informações estratégicas para desenvolver ações de articulação, diálogo e interlocução, afim de facilitar o processo de implementação e de funcionamento do empreendimento.

27 Diagnóstico político e socioeconômico das comunidades que serão impactadas pela implantação mineroduto; Mapeamento de 130 Stakeholders; Desenvolvimento do Mapa de riscos e priorização dos Stakeholders identificados; Definição de estratégias de interlocução com as comunidades mapeadas. Como principais resultados do projeto obtemos:

28 A Futura elaborou o “mapa de navegação social” de todas as comunidades que ficarão no entorno do empreendimento e realizou o mapeamento de stakeholders dessas comunidades, dando uma visão ampla para o Porto Central dos aspectos sociais, econômicos e políticos da região.

29 Como principais resultados do projeto obtemos: Mapeamento de 78 Stakeholders (entrevistas em profundidade realizadas com lideranças locais e formadores de opinião); Diagnóstico político e socioeconômico das comunidades que serão impactadas pela implantação do Porto Central em 05 municípios do entorno do empreendimento.

30 OBRIGADO Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Shopping Jardins, Jardim da Penha – Vitória/ES Tel:


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