A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A formação integral do cristão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A formação integral do cristão."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A formação integral do cristão

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Veremos o aluno em suas fases, o professor e sua qualificação, o ensino na escola dominical, método de contação de histórias e o projeto.

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Sendo o aluno o alvo da ED, deve-se conhecer a cada um dos alunos que formam a sua classe.  1.1 – Conhecendo o aluno da Escola Dominical  Considerando a heterogeneidade dos alunos, a condição de aprendizagem de cada um e a sublime proposta de ensino bíblico-cristão, é extremamente importante que os educadores cristãos conheçam também sobre as fases do desenvolvimento humano e o que caracteriza cada uma delas.

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP ▪ – Classe do rol de berço (zero a 2 anos de idade) ▪ – Classe berçário (2 a 3 anos) ▪ – Classe do jardim de infância ou pré-escolares (4 a 5 anos) ▪ – Classe dos primários (6 – 8 anos) ▪ – Classe dos juniores (9 a 11 anos) ▪ – Classe de pré-adolescentes (12 a 14 anos) ▪ – Classe dos adolescentes ou juvenis (15 a 17 anos) ▪ – Jovens Adultos (18 a 24) ▪ – Os jovens adultos de 25 a 40 anos) ▪ – Maturidade ou meia idade ▪ – A velhice ou a terceira idade ▪ – Os alunos das classes diferenciadas

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Tem a missão de fazer cumprir a grande comissão, especificamente no que se refere ao que Jesus disse, “ensinando-os todas as coisas que vos tenho ordenado”, é o mediador desta ordem e por meio do ensino faz chegar até aos alunos a mensagem do Evangelho.  2.1 – O professor e sua qualificação  É o instrumento que faz chegar até o aluno a mensagem do Evangelho por meio do seu ministério.

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.2 – O professor e a sua vocação  Para exercer o magistério na ED, além da vocação, que é um talento natural, e da qualificação cultural e espiritual, é imprescindível que tenha a convicção de que o dom do ensino fora dado por Jesus para uma determinada finalidade.  2.3 – O professor, o mediador  O professor, devidamente preparado, é o mediador da mensagem do evangelho para o aluno.  2.4 – O professor prioriza qualidade da comunicação  Uma boa relação professor-aluno é um elemento positivo na sala de aula para que o objetivo da aprendizagem seja alcançado. A comunicação melhora o desempenho em sala de aula.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Veremos a importância do ensino bíblico-cristão na Escola Dominical e a atitude que o professor deve ter em relação a este ministério.  3.1 – A importância do ensino bíblico-cristão  O professor da ED deve desenvolver algumas atitudes e hábitos considerados de suma importância para o efetivo exercício do seu ministério de ensino. ▪ – O preparo da lição ▪ – A apresentação da lição ▪ – A aplicação da lição

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.2 – Elaborando o Esboço e a lição bíblica  O plano de aula será elaborado a partir do currículo que foi construído para a Escola Dominical e especificamente para cada faixa etária ou classe especiais. ▪ – Divisão do tempo para uma aula de 50 minutos

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Apresentamos aqui uma estratégia de prática de ensino que a Escola Dominical tem amplamente utilizado desde o seu início, o método de contação de histórias.  4.1 – O método de contação de histórias  Apesar das novas tecnologias terem modificado as formas de comunicação e nos nosso dias a fazermos virtualmente e carregada pelos sons, cores, imagens e movimentos, a contação de histórias deve ser preservada e aprimorada. ▪ – Desenvolvendo a arte de contar histórias ▪ – Contando com os recursos visuais ▪ – Contando com os recursos de dramatização ▪ – Contando com os recursos de fantoches e bonecos ▪ – Contando com os recursos participativos ▪ – Contando com o recurso da história lida ▪ – O momento após a história ▪ – Preparando para contar a história ▪ – Contando a história da missionária Ruth Dórris Lemos

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Projeto é uma palavra cada vez mais usada nas várias áreas das atividades humanas e, na educação, ela se estabelece como uma metodologia de ensino, conhecida como a pedagogia de projetos que aponta a meta e indica o caminho.  5.1 – O que é um projeto?  Dentre as muitas estratégias de ensino utilizadas por Jesus, destacamos uma que aparece na forma de pergunta, quando ele falava para seus ouvintes sobre a condição de renúncia para que m quisesse ser seu discípulo. ▪ – Considerações importantes sobre o projeto didático

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP ▪ – As etapas de implantação do projeto didático ▪ – Elaboração do projeto operacional ▪ – A execução do projeto ▪ – Análise dos resultados e redação do texto final ▪ – Mostrar o resultado final

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.2 – O projeto pedagógico/comunitário  Com a finalidade de auxiliar os professores da Escola Dominical na formulação e implantação de um projeto pedagógico, apresentamos um modelo de projeto por Robert Raikes ▪ – Indentificação ▪ – Contextualização ▪ – Problematização ▪ – Justificativa ▪ – Objetivos gerais ▪ – Objetivos gerais ▪ – Metodologia ▪ – Cronograma ▪ – A execução do projeto ▪ – Avaliação dos resultados

13 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.3 – Projeto didático  Com este pequeno projeto temos o objetivo de auxiliar os professores das classes infantis oferecendo um modelo, como uma sugestão. ▪ – Projeto didático para as classes pré-escolares

14 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Finalizando este curso, espera-se que o estudante tenha entendido e ampliado seus conhecimentos sobre a importância do estudo da Educação Cristã, através da Escola Dominical, na formação integral do cristão.


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A formação integral do cristão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google