A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Lucas Villar A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) “(...) o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Lucas Villar A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) “(...) o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial,"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Lucas Villar A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) “(...) o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra” (HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos: o breve século XX )

2 Antecedentes O imperialismo “Imperialismo é o nome da fase do capitalismo que nasceu nas últimas décadas do século XIX, quando os monopólios dos países capitalistas avançados começaram a investir capital em outros países. Portanto, capitalismo monopolista e imperialismo têm tudo a ver”

3 Disputas Imperialistas

4

5 Unificações tardias...

6  A questão dos nacionalismos. “Ao longo do século XIX, consolidou-se na Europa a ideia de que os povos que possuíam a mesma língua, os mesmos costumes e as mesmas tradições formavam uma nação, e que toda nação tinha o direito de viver de maneira autônoma em um Estado independente. Essa concepção recebeu o nome de nacionalismo”.  Revanchismo.  A paz Armada.

7 O sistema de alianças Tríplice Aliança Tríplice Entente “O desenvolvimento desigual dos países capitalistas, a partir de fins do século XIX, levara países que chegaram tarde à corrida neocolonialista internacional, como a Alemanha, a reivindicarem uma redivisão do território econômica mundial; tendo se acentuado a rivalidade pela luta por mercados consumidores, pela aquisição de matérias- primas fundamentais e por áreas de investimentos. Essa rivalidade refletiu-se em âmbito mundial devido à interdependência criada entre as economias das diversas regiões do mundo pela expansão do capitalismo. Essa atmosfera de tensão explica a formação de dois sistemas de alianças. Um, a Tríplice Aliança, aparentemente mais coesa, agrupando Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. O único ponto fraco era a Itália, por ser incerta sua atitude na ocasião de um conflito e também por estar se aproximando das potências da Entente Cordiale. O outro sistema era a Tríplice Entente, formada de uma aliança militar (a franco-russa) e dois acordos (a Entente Cordiale - franco-inglesa — e o Acordo anglo- russo). Os vínculos entre tais países eram mais frágeis do que aqueles que entrelaçavam o “sistema alemão” e tinha contra si a fragilidade social, política e econômica da Rússia, sendo também difícil prever o comportamento da Inglaterra antes de iniciar-se um conflito armado. O sistema de alianças secretas gerou um mecanismo tal, que bastava um incidente para desencadear um conflito generalizado. Foi o que ocorreu em julho de 1914.”

8

9

10 O início da guerra “Porque, então, a Primeira Guerra Mundial foi travada pelas principais potências dos dois lados como um tudo ou nada, ou seja, como uma guerra que só podia ser vencida por inteiro ou perdida por inteiro? O motivo era que essa guerra, ao contrário das anteriores, tipicamente travadas em torno de objetivos específicos e limitados, travava-se por metas ilimitadas. Na Era dos Impérios a política e a economia se haviam fundido. A rivalidade política internacional se modelava no crescimento e competição econômicos, mas o traço característico disso era precisamente não ter limites. As fronteiras naturais da Standard Oil, do Deutsche Bank ou da De Beers Diamond Corporation estavam no fim do universo, ou melhor, nos limites de sua capacidade de expansão”. (Eric Hobsbawm)

11 O Conflito ( )

12

13

14

15 Primeira Guerra através de imagens...

16

17 THE END.... (SERÁ MESMO?????)


Carregar ppt "Prof. Lucas Villar A Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) “(...) o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google