A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS REQUALI – Gerenciamento de requisitos e melhoria da qualidade na habitação de interesse social POA / outubro/ 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS REQUALI – Gerenciamento de requisitos e melhoria da qualidade na habitação de interesse social POA / outubro/ 2005."— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS REQUALI – Gerenciamento de requisitos e melhoria da qualidade na habitação de interesse social POA / outubro/ 2005 REUNIÃO REQUALI 2005

2 Caracterização dos Empreendimentos PAR em Pelotas - Banco de Dados Resultados Parciais Caracterização e Avaliação da Satisfação e do Processo de Apropriação dos Espaços coletivos Gestão Condominial em projetos PAR Processo de Seleção e Trabalho Social

3 Gestão Condominial em Projetos PAR Entrevista com arquiteto projetista - REFERÊNCIA AO ENTORNO – solução periférica -RESGATE DO SENTIMENTO DE VIZINHANÇA – Comunicação direta com o exterior -CONTROLE SOBRE OS ESPAÇOS PELOS USUÁRIOS – Conexão com o entorno imediato. -MAIOR IDENTIDADE – Vários tipos de acesso -INTEGRAÇÃO SOCIAL ENTRE MORADORES – Conexão entre os blocos. -VALORIZAÇÃO DOS PEDESTRES – Separação da circulação de veículos e pedestres. -INTERDIÇÃO DE ADAPTAÇÕES E MODIFICAÇÕES PELOS USUÁRIOS JUNTO AO ESPAÇO PÚBLICO – Estacionamento separado dos blocos e fachadas no limite do recuo de ajardinamento. -ESTACIONAMENTO LINEAR – Condicionante técnica. Estudo de caso – Residencial Laçador

4 Boas intenções de projeto Esquema do projeto Residencial Laçador

5 Quanto maior é a satisfação do morador com a sua unidade habitacional, ou ainda com o espaço condominial, maior será a satisfação com a gestão condominial; pois na medida em que o morador não precisa reclamar por estar insatisfeito com o seu produto, ele não entra em conflito com a administradora e esta, por sua vez, não necessita contatar a CAIXA para passar as demandas dos arrendatários. Entrevista com o síndico do empreendimento administrador a Nós somos o pára-choque, tudo acaba na nossa responsabilidade. O morador não quer saber de esperar. Quem tem que resolver os problemas é a administradora Segundo o funcionário da administradora responsável pela gestão condominial:

6 Entrevista com o síndico do empreendimento administrador a O Conjunto Habitacional Laçador foi escolhido por apresentar grande insatisfação por parte dos usuários; informação esta apreendida através de entrevistas com informantes qualificados. Também foi indicado pela administradora como um detentor de problemas ligados ao produto e, portanto à gestão.

7 Análise dos questionários para medir a satisfação dos moradores Em análise ao Gráfico 01, verifica-se que, quando questionados sobre sugestões para melhorias ou modificações necessárias no PAR Laçador, resposta livre, os usuários manifestaram-se através de respostas que dizem respeito tanto à gestão condominial quanto à qualidade do produto.

8 Análise dos questionários para medir a satisfação dos moradores Em análise ao Gráfico 02, verifica-se que os usuários encontram-se, na sua maioria, satisfeitos ou fortemente satisfeitos com a qualidade dos acabamentos da obra, ou seja, mostram-se de forma geral satisfeitos com o produto.

9 Descompasso entre a avaliação dos usuários e a percepção do administrador sobre a satisfação dos mesmos com o produto. A administradora equivoca-se ao atribuir a satisfação quanto à gestão condominial à qualidade do produto, não considerando neste contexto suas próprias ações de gestão. Trata-se de projeto notável, bem conceituado, que exige, no entanto, ações de gestão condominial que demandam custo maior que o suportado pelos usuários do empreendimento. Em função da complexidade da percepção desse fato, é ilusório achar que os usuários farão tal distinção e aceitarão as ações condominiais efetuadas pela administradora nas atuais condições. Dessa forma, a situação posta isenta, de certa forma, a administradora da insatisfação dos usuários com a gestão condominial, e leva à consideração de que as ações condominiais deverão ser tomadas na direção da adequação do projeto arquitetônico às limitações de gestão existentes dentro do PAR.

10 Processo de Seleção dos Usuários 1ª Fase 1ª Etapa - Divulgação 2ª Etapa - Inscrição 3ª Etapa - Reunião Feita em rádio, televisão, folders e jornal (Diário Popular) Inscrição nos Sindicatos e AssociaçõesInscrição na Prefeitura No início Atualmente Carteira de Identidade CPF Comprovante de Renda Comprovante de Residência Documentação Necessária Todos os inscritos Representantes da CEF Representantes da GILIE (POA) Participam: Orientação sobre o Programa e Agendamento de Entrevistas

11 Processo de Seleção dos Usuários 2ª Fase 1ª Etapa - Entrevistas 2ª Etapa – Análise de Crédito Financeiro 3ª Etapa – Lista de Selecionados e Reprovados É aplicado o modelo de avaliação financeira da CEF O documento é avaliado em Porto Alegre (GILIE) A seleção dos titulares e suplentes é divulgada em 2 meses Ao fim do prazo todas as entrevistas são enviadas para a GILIE - CEF em Porto Alegre para análise de crédito financeiro, a qual dura cerca de 2 meses. É realizado um rastreamento cadastral que inclui SPC, SERASA, CADEMUT, CADIN. A lista de selecionados e reprovados é enviada para a Prefeitura, a qual presta esclarecimentos aos candidatos; Nos primeiros empreendimentos de Pelotas a porcentagem de aprovação era muito baixa. Com o tempo, a aprovação passou de 40% para 70%.

12 Trabalho Social Trabalho Social é o conjunto de ações que visa promover a integração do adquirente ao espaço habitacional. Objetivos: Viabilizar sua participação e manifestação no que se refere ao empreendimento; Promover a satisfação quanto à moradia; Organizar o desenvolvimento comunitário/ condominal; Integrar os participantes da operação – CAIXA, Adquirente, Construtora e/ou Entidade Organizadora; Incentivar a gestão participativa, com vistas à sustentabilidade do empreendimento. 1% do valor total do empreendimento deve ser destinado ao Trabalho Social

13 Trabalho Social Ideal Interação com os moradores 3 meses antes e 3 meses depois da habitação. Trabalho Social no Residencial Guerreiro Realizado somente 3 meses após a inauguração. Motivo: Processo de Seleção A Prefeitura só recebe a lista com os candidatos classificados 2 dias antes da divulgação dos mesmos. Trabalho Social no Residencial Laçador Realizado somente 1 ano após a inauguração. Motivo: Demora no cadastro da empresa terceirizada pela CAIXA. A CAIXA exigiu pessoa jurídica para a realização do Trabalho Social.

14 Trabalho Social finalizado; 2 representantes por bloco – denominados sub- síndicos (20 no total); As decisões são registradas em ata; O dinheiro do Trabalho Social não foi repassado para a Prefeitura; Nas reuniões que envolveram todas as famílias houve incentivo a exposição de idéias. Entre estas destaca-se: Respeito; Silêncio; Idade limite na praça do Residencial. 1º Estudo de Caso – Residencial Guerreiro

15 2º Estudo de Caso – Residencial Laçador Trabalho Social em andamento; 2 representantes por bloco (6 no total); Não estão sendo produzidas atas nas reuniões; O dinheiro do Trabalho Social foi utilizado para a compra de mesas e cadeiras para os Salões de Festas; Nas reuniões que envolveram todas as famílias os moradores expuseram os acontecimentos e problemas do condomínio desde sua inauguração. Entre estes, destaca-se: Inadimplência; Administradora; Salão de Festas; Pintura externa; Roubo.

16 Na análise dos dados do 1º estudo de caso, verificam-se resultados satisfatórios, sendo atendidas as reivindicações dos moradores, principalmente a prestação de contas; No 2º estudo de caso, apesar do Trabalho Social estar em andamento, a análise dos dados leva à consideração de que este tem seu objetivo desviado, em função das fortes dificuldades enfrentadas pelos usuários em sua relação com a Imobiliária. Conclusão


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS REQUALI – Gerenciamento de requisitos e melhoria da qualidade na habitação de interesse social POA / outubro/ 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google