A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZA Ç ÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC Escola Municipal Profº Mário Xavier dos Santos Séries:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZA Ç ÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC Escola Municipal Profº Mário Xavier dos Santos Séries:"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZA Ç ÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC Escola Municipal Profº Mário Xavier dos Santos Séries: 1º, 2º e 3º ano. Professores: Luciane Carla Mai Mumber (1º ano) Ildo Miguel Heinen (2º ano) Marenise Zeiser Endres (3º ano)

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS TURMAS Desenvolveu-se com os alunos do 1º, 2º e 3º ano trabalhos com Origami e Kirigami. O Origami á a tradicional arte oriental de obter figuras através de dobras em uma folha de papel, geralmente a partir de um quadrado. Mas no dia-a-dia da sala de aula,por que os origamis se prestam a uma finalidade educativa? O trabalho com o origami desenvolve a conduta motora, amplia a percepção espacial, do conhecimento do todo e de partes; exercita a memória breve, de longo prazo, associativa e a própria rapidez para a memória; estimula a curiosidade; provoca o esforço pessoal; estimula a concentração, a precisão, a atenção entre a matéria e a forma do objeto, desenvolve senso de proporção e da harmonia da forma. Manipular e dobrar vários tipos de papel para criar figuras favorece a individuação da propriedade funcional do objeto e exercita a capacidade de analise perceptiva do objeto. Influencia positivamente o comportamento, pois promove um procedimento gradual para um projeto, à correção automática de eventuais erros cometidos, até acertar positivamente, enfrentando dificuldades sempre maiores. O origami oferece uma vasta oportunidade de trabalhos em grupo.

3 J á o Kirigami é a tradicional arte oriental de obter figuras atrav é s de cortes no papel em formato quadrado.O ensino de Geometria tamb é m pode ser desenvolvido por meio de dobraduras.Por exemplo, a partir de um retângulo pode-se pedir ao aluno para obter um quadrado.A partir do quadrado pode-se explorar o conceito desse pol í gono.Dobrando-se as duas partes do quadrado, pela diagonal, o aluno pode perceber que obt é m dois triângulos.A partir do triângulo pode-se explorar a altura.Dobrando-se o triângulo pela altura, obt é m-se dois outros triângulos. Como o Kirigami é a arte de dobrar e cortar papel, as atividades com recortes estimulam a coordena ç ão motora fina, por isso não podem faltar no cotidiano escolar. Desde pequena a crian ç a necessita de exerc í cios para aprimorar a destreza manual, at é conseguir utilizar a tesoura de maneira correta e prazerosa. Essa t é cnica tamb é m é conhecida como origami arquitetônico, pois são dobras e cortes em uma forma plana, quando abertas formam uma estrutura tridimensional ou sequências sim é tricas formando lindos desenhos geom é tricos.

4 FOTOS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS TURMAS: 1 º ANO:

5

6

7

8 2 º ANO:

9

10

11 3 º ANO :

12

13

14

15

16

17 Ildo Miguel Heinen Luciane Carla Mai Mumber Marenise Zeiser Endres Professores Alfabetizadores


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZA Ç ÃO NA IDADE CERTA/UFSC/SC Escola Municipal Profº Mário Xavier dos Santos Séries:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google