A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014 Material criado por Prof. Edinelson Revisão e atualização: Prof. Gustavo Gonzalez Faculdade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014 Material criado por Prof. Edinelson Revisão e atualização: Prof. Gustavo Gonzalez Faculdade."— Transcrição da apresentação:

1 Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014 Material criado por Prof. Edinelson Revisão e atualização: Prof. Gustavo Gonzalez Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba Curso Sistemas de Informação

2 Plano de Ensino Cronograma Trabalhos

3

4 Antes vamos ver/rever alguns conceitos

5 A Natureza dos Sistemas É importante conhecer-se os “sistemas” em geral (e não apenas os sistemas computadorizados), pois: A maioria dos sistemas computacionais são substituições ou novas implementações de sistemas não computacionais; A maioria dos sistemas computacionais interage com vários sistemas existentes (computadorizados ou não); Além disso, existem princípios comuns, filosofias e teorias que se aplica bem a quase todos os tipos de sistemas. Portanto é importante conhecer algo sobre a Teoria Geral dos Sistemas.

6 Definições Gerais para Sistemas um grupo de itens que interagem entre si ou que sejam interdependentes, formando um todo um conjunto organizado de doutrinas, idéias ou princípios, habitualmente previsto para explicas a organização ou o funcionamento de um conjunto sistemático um procedimento organizado ou estabelecido organização harmoniosa ou modelo

7 Sistemas Conjunto de elementos inter-relacionados e inter-conectados desenvolvendo uma atividade ou função para atingir objetivos ou propósitos.

8 Sistema Solar “manter os planetas girando em torno do sol” Sistema de injeção eletrônica regular a mistura ótima de combustível e ar para o funcionamento do motor Sistema digestivo incorporar, ao corpo de um animal, a energia e matéria contidas em alimentos Biosfera manter a vida sobre a terra O Conceito de Sistema

9 PROCESSOS (transformação) Entradas input Saídas output Realimentação (feedback) Realimentação pode ser um sub-sistema Componentes de um Sistema

10 Componentes básicos de um SI PROCESSOS (transformação) Entradas input Saídas output Realimentação (feedback) DADOS INFORMAÇÕES DADOS INFORMAÇÕES ARMAZENAMENTO

11 Ambiente de um sistema Sistema está ligado a uma ambiente que é o conjunto de elementos que não pertencem ao sistema, mas qualquer alteração no sistema pode mudar ou alterar os seus elementos e qualquer alteração nos seus elementos pode mudar ou alterar o sistema.

12 Princípios Gerais de Sistemas Todos os sistemas compartilham algumas características comuns, também conhecidas como princípios gerais de sistemas: Quanto mais especializado é um sistema, menos capaz ele é de se adaptar a circunstâncias diferentes; Quanto maior for um sistema, maior o número de seus recursos que serão destinados à sua manutenção diária; Os sistemas sempre fazem parte de sistemas maiores e sempre podem ser divididos em sistemas menores; Os sistemas crescem.

13 Sistemas Automatizados Por definição, sistemas automatizados são aqueles sistemas feitos pelo homem que interagem com ou são controlados por computadores. Embora haja muitos tipos diferentes destes sistemas, todos eles têm componentes comuns: Hardware Software Pessoas Dados Procedimentos Uma maneira de se dividir estes sistemas classifica-os em 4 tipos diferentes: Sistemas on-line; Sistemas de tempo real; Sistemas de apoio a decisão e Sistemas baseados em conhecimento.

14 Sistemas de Informação Computadorizados As Implicações dos Sistemas de Computador Pode-se dizer que um sistema de computador, quando estudado como uma função matemática, realiza o simples ato de receber entradas de dados vindas do meio externo e produzir saídas de dados que são enviadas ao meio externo. Poderíamos entender a operação de um sistema simples, conduzido por um software do tipo calculadora ou editor de texto como a computação de uma função mátemática. Este cenário fica bem mais complexo no momento em que associamos um histórico de informações aos sistemas de computador, criando Sistemas de Informação Computacionais.

15 Sistemas de Informação Computadorizados Sistemas de Informação Computadorizados são criados quando agregamos vários dispositivos computacionais através de uma rede de computadores, que utilizam uma base de dados e outros programas, os quais são operados continuamente por uma ou mais pessoas ao longo de um período de tempo.

16 Sistemas de Informação Computadorizados Estes sistemas realizam em geral um conjunto de tarefas que suportam o funcionamento de uma organização (pública, privada, doméstica ou pessoal). No momento que os dados manipulados pelo sistema fazem sentido para o funcionamento da organização eles criam "informação".

17 Sistemas de Informação: Segundo o suporte às decisões Segundo a abrangência da organização Segundo a forma evolutiva Segundo a entrada na organização

18 A EMPRESA COMO UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO RH MKT PROD, VEND. FINAN. CONT. JURID.ADM MAT. - PESSOAS - EQUIPAMENTOS - INSUMOS PROCESSOS ECONOMIA TECNOLOGIA LEIS RECURSOS NATURAIS COMPETIVIDADE SÓCIO POLÍTICAS BENS - SERVIÇOS ENTRADAS SAÍDAS


Carregar ppt "Análise e Projeto de Sistemas de Informação 2o. Semestre de 2014 Material criado por Prof. Edinelson Revisão e atualização: Prof. Gustavo Gonzalez Faculdade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google