A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Causas da Fragilidade das Teorias e Paradigmas. Texto: As Relações Estado-Sociedade e as Formas de Regulação Social. Ademir Alves da Silva Questões 1.Apresente,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Causas da Fragilidade das Teorias e Paradigmas. Texto: As Relações Estado-Sociedade e as Formas de Regulação Social. Ademir Alves da Silva Questões 1.Apresente,"— Transcrição da apresentação:

1 Causas da Fragilidade das Teorias e Paradigmas. Texto: As Relações Estado-Sociedade e as Formas de Regulação Social. Ademir Alves da Silva Questões 1.Apresente, seguindo o texto, uma definição básica sobre o conceito Estado e a contribuição sucinta da teoria de Maquiavel, Hobbes, Locke e Rosseau. 2.De que maneira se opôs a teoria socialista em relação ao liberalismo clássico que garantia, de um lado, os direitos aos cidadãos, e por outro, excluía a grande maioria da classe proletária? 3.Procure explicar o significado e a importância do Welfare State (Estado de Bem-Estar Social) após a crise do final da década de 20 na Europa e nos EUA. 4.De que maneira o Brasil foi influenciado pela teoria do Welfare State. Ver a era Vargas ( ).

2 5. O que o texto trata sobre o regime militar ( )? 6. Quais as políticas sociais mais importantes criadas no Brasil? Justifique.

3 Aumento e queda dos paradigmas: um exemplo. Relação entre desenvolvimento econômico e democracia. Paradigma: Thomas Kuhns (1970): Entendimento dominante de uma classe particular do fenômeno como o tempo particular. Teoria da dependência anos 80. O que causa a democracia?p.8 O que impede o desenvolvimento econômico? Paradigma da modernização: 1950: tecnologia e democracia aparecem nos países do Atlântico Norte.p.8 Entendimento pluralista economia neoclássica da política Co-relação entre democracia e desenvolvimento econômico o desenvolvimento causa democracia.

4 Teoria da dependência.p.12 PIB – :9,3% / outra parte do mundo 2,9%. Paradigma e Castelo de Areia Construção teórica e a pesquisa de planejamento em política comparada. Saímos de regimes autoritários e consolidamos a democracia em boa parte dos paises do mundo. Abandono do Estado intervencionista na política econômica em favor do livre mercado (orientação) – Colapso do Império Soviético. Muitos autores tem estudado esta fase de transição do autoritarismo (1960)p.2 ODomnell, 1973 Cardoso 1973a Relação entre autoritarismo e democracia. Literatura do mercado liberalização econômica.

5 Colapço da URSS. Crise desde os anos.p.50 Crise econômica internacional nos anos 80 e 90.


Carregar ppt "Causas da Fragilidade das Teorias e Paradigmas. Texto: As Relações Estado-Sociedade e as Formas de Regulação Social. Ademir Alves da Silva Questões 1.Apresente,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google