A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES"— Transcrição da apresentação:

1 DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES
OS 7 HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES (Síntese de livros de S. R. Covey/ver Referências) LES 0180: Introdução à Administração Prof.: Evaristo Marzabal Neves Aline C. Fermino/Bolsista Pecege/Fealq Natália de C. Trombeta/Bolsista Pecege/Fealq Janeiro 2010

2 “Os problemas significativos com os quais nos deparamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos” Albert Einstein

3

4 Continuum da Maturidade
Dependência é o paradigma do você: “Você tem de tomar conta de mim; Você fez ou não fez a coisa certa; Eu culpo você pelos resultados”. Independência é o paradigma do eu: “Eu consigo fazer; Eu sou responsável; Eu sou autoconfiante; Eu sou capaz de escolher.” A interdependência é o paradigma do nós: “Nós podemos fazer isso; Nós podemos cooperar; Nós podemos unir nossos talentos e habilidades para juntos criarmos algo maior.”

5 A definição e o paradigma da eficácia são as bases dos 7 hábitos
A eficácia consiste no “Equilíbrio P/CP”. P representa a produção dos resultados desejados e CP indica a capacidade de produção, a habilidade ou bem que produz.

6 Hábito nº 1: SEJA PROATIVO
LIBERDADE Estímulo Resposta DE ESCOLHA Autoconsciência Vontade própria Imaginação Consciência

7 Hábito nº 1: SEJA PROATIVO
Com a imaginação e livre-arbítrio temos o poder de escolher a resposta para qualquer situação.

8 Hábito nº 1: SEJA PROATIVO
Com a imaginação e livre-arbítrio temos o poder de escolher a resposta para qualquer situação. Pare um momento para considerar o que isso significa.

9 Hábito nº 1: SEJA PROATIVO
Com a imaginação e livre-arbítrio temos o poder de escolher a resposta para qualquer situação. Pare um momento para considerar o que isso significa. Podemos ser a força criativa de nossas próprias vidas.

10 Hábito nº 1: SEJA PROATIVO
Com a imaginação e livre-arbítrio temos o poder de escolher a resposta para qualquer situação. Pare um momento para considerar o que isso significa. Podemos ser a força criativa de nossas próprias vidas. É isso o que “Ser proativo” significa: Escolher nossas ações e assumir responsabilidades por elas.

11 Hábito nº 1: SEJA PROATIVO
Com a imaginação e livre-arbítrio temos o poder de escolher a resposta para qualquer situação. Pare um momento para considerar o que isso significa. Podemos ser a força criativa de nossas próprias vidas. É isso o que “Ser proativo” significa: Escolher nossas ações e assumir responsabilidades por elas. Muitas coisas na vida escapam do nosso controle. Como o tempo, por exemplo, ou o que os outros fazem e dizem.

12 Hábito nº 2 : Comece com o objetivo em mente

13 Hábito nº 2 : Comece com o objetivo em mente
Tudo o que você faz na vida é criado duas vezes: primeiro na mente e depois na realidade.

14 Hábito nº 2 : Comece com o objetivo em mente
Tudo o que você faz na vida é criado duas vezes: primeiro na mente e depois na realidade Um arquiteto imagina o edifício pouco antes de começar a criá-lo.

15 Hábito nº 2 : Comece com o objetivo em mente
Tudo o que você faz na vida é criado duas vezes: primeiro na mente e depois na realidade Um arquiteto imagina o edifício pouco antes de começar a criá-lo. IMAGINE O SEU FUTURO

16 Hábito nº 2 : Comece com o objetivo em mente
Tudo o que você faz na vida é criado duas vezes: primeiro na mente e depois na realidade Um arquiteto imagina o edifício pouco antes de começar a criá-lo. IMAGINE O SEU FUTURO Você pode ver a si mesmo como um especialista em autocontrole, capaz de lidar com qualquer problema ou situação com confiança

17 Hábito nº 2 : Comece com o objetivo em mente

18 Hábito nº 2 : Comece com o objetivo em mente
Você pode até mesmo imaginar uma vida mais saudável, mais segura e mais capacitada do que nunca.

19 Hábito nº 2 : Comece com o objetivo em mente
Você pode até mesmo imaginar uma vida mais saudável, mais segura e mais capacitada do que nunca. É isso o que “Começar com o objetivo em mente” quer dizer: criar uma visão para sua vida, com base no que é mais importante para você – seus valores mais profundos.

20 Hábito nº 2 : Comece com o objetivo em mente
Você pode até mesmo imaginar uma vida mais saudável, mais segura e mais capacitada do que nunca. É isso o que “Começar com o objetivo em mente” quer dizer: criar uma visão para sua vida, com base no que é mais importante para você – seus valores mais profundos. Reserve alguns momentos para identificá-los. Fazer escolhas de acordo com esses valores guiará a sua visão de realidade.

21 Hábito nº 2 : Comece com o objetivo em mente
O quer que esteja no centro da nossa vida será a fonte de nossa segurança, orientação, sabedoria e poder. Esses quatro fatores são interdependentes. A segurança e uma orientação clara geram a verdadeira sabedoria, e a sabedoria torna-se faísca ou o catalisador que libera e dirige poder. Quando esses quatro fatores estão presentes em conjunto, harmonizados e alimentados uns pelos outros, criam a força imensa de uma personalidade nobre, de um caráter equilibrado, de uma pessoa maravilhosamente integrada.

22 Hábito nº 2 : Comece com o objetivo em mente
Segurança Orientação Sabedoria CENTRO Poder

23 Hábito nº 3 : Primeiro o mais importante
URGENTE NÃO URGENTE IMPORTANTE NÃO IMPORTANTE

24 Hábito nº 3 : Primeiro o mais importante
Você tem uma visão de onde quer que a sua vida vá e o poder proativo de fazer as escolhas que o levarão aos seus objetivos.

25 Hábito nº 3 : Primeiro o mais importante
Você tem uma visão de onde quer que a sua vida vá e o poder proativo de fazer as escolhas que o levarão aos seus objetivos. Agora, você está se preparando para assumir o controle da sua vida.

26 Hábito nº 3 : Primeiro o mais importante
Você tem uma visão de onde quer que a sua vida vá e o poder proativo de fazer as escolhas que o levarão aos seus objetivos. Agora, você está se preparando para assumir o controle da sua vida. Se você identificou seus valores mais profundos – aqueles que dão significado e riqueza à sua vida - a resposta virá naturalmente.

27 Hábito nº 3 : Primeiro o mais importante

28 Hábito nº 3 : Primeiro o mais importante
“Primeiro o mais importante” significa simplesmente priorizar as suas tarefas de acordo com o que realmente é importante.

29 Hábito nº 3 : Primeiro o mais importante
“Primeiro o mais importante” significa simplesmente priorizar as suas tarefas de acordo com o que realmente é importante. Se mantiver a sua visão e seus valores firmes em sua mente, o desafio parecerá mais simples.

30 Hábito nº 3 : Primeiro o mais importante
“Primeiro o mais importante” significa simplesmente priorizar as suas tarefas de acordo com o que realmente é importante. Se mantiver a sua visão e seus valores firmes em sua mente, o desafio parecerá mais simples. “Primeiro o mais importante” é uma boa maneira de afirmar os valores – e as pessoas – que mais importam em sua vida.

31 Hábito nº 4 : Pense Ganha/Ganha

32 Hábito nº 4 : Pense Ganha/Ganha
Vivemos com outras pessoas: famílias, grupos sociais, colegas de trabalho. “Ganha/ganha” é uma forma de pensar que diz: Somos diferentes.

33 Hábito nº 4 : Pense Ganha/Ganha
Vivemos com outras pessoas: famílias, grupos sociais, colegas de trabalho. “Ganha/ganha” é uma forma de pensar que diz: Somos diferentes. Ao avaliar e respeitar as idéias de outras pessoas, a minha vida será mais produtiva, rica e gratificante.

34 Hábito nº 4 : Pense Ganha/Ganha
Vivemos com outras pessoas: famílias, grupos sociais, colegas de trabalho. “Ganha/ganha” é uma forma de pensar que diz: Somos diferentes. Ao avaliar e respeitar as idéias de outras pessoas, a minha vida será mais produtiva, rica e gratificante. Os Hábitos de 1 a 3 o ajudarão a dominar a liderança pessoal. Ganha/ganha é primeiro hábito de liderança interpessoal – construindo relacionamentos fortes com outras pessoas (network) ajudando-as a também obterem sucesso.

35 Hábito nº 4 : Pense Ganha/Ganha
Vivemos com outras pessoas: famílias, grupos sociais, colegas de trabalho. “Ganha/ganha” é uma forma de pensar que diz: Somos diferentes. Ao avaliar e respeitar as idéias de outras pessoas, a minha vida será mais produtiva, rica e gratificante. Os Hábitos de 1 a 3 o ajudarão a dominar a liderança pessoal. Ganha/ganha é primeiro hábito de liderança interpessoal – construindo relacionamentos fortes com outras pessoas ajudando-as a também obterem sucesso. “Ganha/ganha” trata de como criar uma energia positiva de cooperação, eu leva naturalmente ao sucesso no controle de seu futuro e em cada área da vida.

36 Hábito nº 4 : Pense Ganha/Ganha
Vivemos com outras pessoas: famílias, grupos sociais, colegas de trabalho. “Ganha/ganha” é uma forma de pensar que diz: Somos diferentes. Ao avaliar e respeitar as idéias de outras pessoas, a minha vida será mais produtiva, rica e gratificante. Os Hábitos de 1 a 3 o ajudarão a dominar a liderança pessoal. Ganha/ganha é primeiro hábito de liderança interpessoal – construindo relacionamentos fortes com outras pessoas ajudando-as a também obterem sucesso. “Ganha/ganha” trata de como criar uma energia positiva de cooperação, eu leva naturalmente ao sucesso no controle de seu futuro e em cada área da vida. “Ganhar/Ganhar” é a crença na Terceira Alterbnativa. Não se trata do meu jeito ou do seu jeito, e sim de um jeito melhor, superior.

37 Hábito nº 5 : Procure primeiro compreender, depois ser compreendido

38 Hábito nº 5 : Procure primeiro compreender, depois ser compreendido
Quando foi a última vez que você parou de falar o bastante para realmente compreender uma pessoa?

39 Hábito nº 5 : Procure primeiro compreender, depois ser compreendido
Quando foi a última vez que você parou de falar o bastante para realmente compreender uma pessoa? Com muita freqüência ouvimos, mas ficamos mais ansiosos para responder do que para compreender. No entanto, ouvir – verdadeiramente – é um dos hábitos mais poderosos de uma pessoa altamente eficaz.

40 Hábito nº 5 : Procure primeiro compreender, depois ser compreendido
Quando foi a última vez que você parou de falar o bastante para realmente compreender uma pessoa? Com muita frequencia ouvimos, mas ficamos mais ansiosos para responder do que para compreender. No entanto, ouvir – verdadeiramente – é um dos hábitos mais poderosos de uma pessoa altamente eficaz. Quando alguém se sente compreendido e valorizado, ele está muito mais aberto às suas necessidades. Ouça a sua mente e o seu coração.

41 Hábito nº 5 : Procure primeiro compreender, depois ser compreendido
Quando foi a última vez que você parou de falar o bastante para realmente compreender uma pessoa? Com muita frequencia ouvimos, mas ficamos mais ansiosos para responder do que para compreender. No entanto, ouvir – verdadeiramente – é um dos hábitos mais poderosos de uma pessoa altamente eficaz. Quando alguém se sente compreendido e valorizado, ele está muito mais aberto às suas necessidades. Ouça a sua mente e o seu coração. Deixe a outra pessoa saber que você a compreende. Então, faça-se compreendido de um modo claro, honesto, vendo a situação através dos olhos de outra pessoa.

42 Hábito nº 6 : Crie Sinergia

43 Hábito nº 6 : Crie Sinergia
Se você já ouviu uma boa música ou assistiu um time vencedor em ação, você viu o milagre da sinergia.

44 Hábito nº 6 : Crie Sinergia
Se você já ouviu uma boa música ou assistiu um time vencedor em ação, você viu o milagre da sinergia. A sinergia acontece quando duas ou mais pessoas trabalham em conjunto para descobrir uma solução melhor do que se fosse conquistada sozinha.

45 Hábito nº 6 : Crie Sinergia
Se você já ouviu uma boa música ou assistiu um time vencedor em ação, você viu o milagre da sinergia. A sinergia acontece quando duas ou mais pessoas trabalham em conjunto para descobrir uma solução melhor do que se fosse conquistada sozinha. A sinergia pode ser uma força criativa e poderosa no controle de sua vida.

46 Hábito nº 6 : Crie Sinergia
Se você já ouviu uma boa música ou assistiu um time vencedor em ação, você viu o milagre da sinergia. A sinergia acontece quando duas ou mais pessoas trabalham em conjunto para descobrir uma solução melhor do que se fosse conquistada sozinha. A sinergia pode ser uma força criativa e poderosa no controle de sua vida. A sinergia é tudo sobre construir relacionamentos com as outras pessoas para ajudá-lo a progredir como autocontrolador de seu futuro.

47 Sempre crie sinergia com o objetivo de progresso – não de perfeição!
Hábito nº 6 : Crie Sinergia Se você já ouviu uma boa música ou assistiu um time vencedor em ação, você viu o milagre da sinergia. A sinergia acontece quando duas ou mais pessoas trabalham em conjunto para descobrir uma solução melhor do que se fosse conquistada sozinha. A sinergia pode ser uma força criativa e poderosa no controle de sua vida. A sinergia é tudo sobre construir relacionamentos com as outras pessoas para ajudá-lo a progredir como autocontrolador de seu futuro. Sempre crie sinergia com o objetivo de progresso – não de perfeição!

48 Hábito nº 6 : Crie Sinergia
A essência da sinergia é valorizar as diferença (mentais, emocionais e psicológicas), respeitá-las, ampliar os pontos fortes e compensar as fraquezas. A chave para valorizar essas diferenças é perceber que todas as pessoas enxergam o mundo não como ele é, mas como elas são.

49 Níveis de Comunicação Alta Sinérgico (Ganhar/Ganhar) CONFIANÇA
Respeitoso (Compromisso) Defensivo (Ganhar/Perder ou Perder/Ganhar) Baixa Alta Baixa COOPERAÇÃO

50 Hábito nº 7 : Afine o Instrumento

51 Hábito nº 7 : Afine o Instrumento
Um homem está muito ocupado serrando uma árvore. Ele diz a você que está serrando por mais de cinco horas. Você nota que a lâmina da serra parece estar sem fio e sugere que ele a afie. “Não posso”, diz ele, “Estou muito ocupado serrando”.

52 Hábito nº 7 : Afine o Instrumento
Um homem está muito ocupado serrando uma árvore. Ele diz a você que está serrando por mais de cinco horas. Você nota que a lâmina da serra parece estar sem fio e sugere que ele a afie. “Não posso”, diz ele, “Estou muito ocupado serrando”. “Afinar o instrumento” ou “Afiar a serra” significa manter todas as partes de si mesmo afinadas ou afiadas: FÍSICA, MENTAL, SOCIAL E ESPIRITUAL.

53 Hábito nº 7 : Afine o Instrumento
Um homem está muito ocupado serrando uma árvore. Ele diz a você que está serrando por mais de cinco horas. Você nota que a lâmina da serra parece estar sem fio e sugere que ele a afie. “Não posso”, diz ele, “Estou muito ocupado serrando”. “Afinar o instrumento” ou “Afiar a serra” significa manter todas as partes de si mesmo afinadas ou afiadas: FÍSICA, MENTAL, SOCIAL E ESPIRITUAL. FÍSICA: manter-se afinado ou afiado sendo ativo, alimentando-se saudavelmente, monitorando e reduzindo riscos.

54 Hábito nº 7 : Afine o Instrumento

55 Hábito nº 7 : Afine o Instrumento
MENTAL: Educar-se continuamente sobre o domínio de seu tempo e sobre o estresse. Ao mesmo tempo, dedicar-se com um ou mais objetivos de comportamento de autocontrole. Atingir os objetivos aumentará a sua confiança e auto-estima.

56 Hábito nº 7 : Afine o Instrumento
MENTAL: Educar-se continuamente sobre o domínio de seu tempo e sobre o estresse. Ao mesmo tempo, dedicar-se com um ou mais objetivos de comportamento de autocontrole. Atingir os objetivos aumentará a sua confiança e auto-estima. SOCIAL: Fortalecer suas relações com a família e com os amigos praticando os Hábitos 4, 5 e 6.

57 Hábito nº 7 : Afine o Instrumento
MENTAL: Educar-se continuamente sobre o domínio de seu tempo e sobre o estresse. Ao mesmo tempo, dedicar-se com um ou mais objetivos de comportamento de autocontrole. Atingir os objetivos aumentará a sua confiança e auto-estima. SOCIAL: Fortalecer suas relações com a família e com os amigos praticando os Hábitos 4, 5 e 6. ESPIRITUAL: Reservar um tempo para as coisas que lhe tragam paz e significado, como meditação ou oração. A renovação espiritual o manterá centrado em seus valores mais profundos e o ajudará a superar seu estresse.

58 Hábito nº 7 : Afine o Instrumento
MENTAL: Educar-se continuamente sobre o domínio de seu tempo e sobre o estresse. Ao mesmo tempo, dedicar-se com um ou mais objetivos de comportamento de autocontrole. Atingir os objetivos aumentará a sua confiança e auto-estima. SOCIAL: Fortalecer suas relações com a família e com os amigos praticando os Hábitos 4, 5 e 6. ESPIRITUAL: Reservar um tempo para as coisas que lhe tragam paz e significado, como meditação ou oração. A renovação espiritual o manterá centrado em seus valores mais profundos e o ajudará a superar seu estresse. Equilibrar todas as partes de sua natureza é essencial para sua eficácia como um autocontrolador de sua vida.

59 Hábito nº 7 : Afine o Instrumento
FÍSICA Exercício, Nutrição, Cuidados com o Estresse MENTAL Leitura, Visualização, Planejamento, Escrita SOCIAL/EMOCIONAL Ajuda, Empatia, Sinergia, Segurança Interna ESPIRITUAL Clareza de Valores e Envolvimento, Estudo e Meditação

60 O 8º HÁBITO DA EFICÁCIA À GRANDEZA
Stephen R. Covey

61 Escolhendo Caminhos Todas as pessoas escolhem um de dois caminhos na vida, sejam elas velhas ou jovens, ricas ou pobres, homens ou mulheres. Um deles é o caminho amplo, bastante percorrido, em direção à mediocridade; o outro, é o caminho que conduz a grandeza e ao significado. Uma única palavra exprime o caminho em direção a grandeza: VOZ

62 Escolhendo Caminhos Não importa por quanto tempo tenhamos seguido o caminho em direção à mediocridade, sempre podemos escolher trocar a trajetória. Sempre. Nunca é tarde demais. Podemos encontrar nossa voz interior. Uma vez tendo feito a escolha a seguir esse caminho menos percorrido, a maneira de encontrar sua voz interior é a seguinte: Descobrir sua voz interior compreendendo a sua verdadeira natureza, desenvolvendo seus dons e habilidades, utilizando com integridade o tipo de inteligência ligado a cada uma das quatro partes da sua natureza. Expressar sua voz interior cultivando as mais elevadas manifestações desses tipos de inteligência humana: visão, disciplina, paixão e consciência.

63 Encontre sua Voz Interior
A energia para descobrir nossa voz interior reside no potencial que nos coube ao nascer. Ao nascer, recebemos magnífícos “presentes” ou dons – talentos, capacidades, privilégios, oportunidades – que podem permanecer em grande parte latentes, a menos que tomemos nossas próprias decisões e façamos esforço pessoal. Quanto mais usarmos e ampliarmos nossos talentos atuais, mais talentos receberemos e maior será nossa capacidade.

64 Os três dons mais importantes
Liberdade e Capacidade de Escolha. Leis ou princípios naturais: justiça, bondade, respeito, sinceridade, integridade, serviço, contribuição. Os quatro tipos de inteligência/capacidade: física/econômica (QF), emocional/social (QE), mental (QI) e espiritual (QS).

65 Desenvolvendo os quatro tipos de Inteligência/Capacidade
Para o corpo – imagine que sofreu um ataque cardíaco; agora viva de uma maneira condizente com isso. Para a mente – imagine que o tempo de vida médio de sua profissão é de dois anos; agora prepare-se em função disso. Para o coração – imagine que uma outra pessoa pode ouvir tudo o que você fala dela; agora fale de acordo com isso. Para o espírito – imagine que você tem um encontro pessoal com seu Criador a cada trimestre; agora viva tendo isso em mente. Pg 33.

66 Expresse sua Voz interior
Qualquer pessoa que tenha exercido uma profunda influência sobre outras, em instituições ou na sociedade, qualquer pai ou mãe cuja influência tenha sido intergeracional, qualquer um que tenha realmente feito uma diferença para o bem ou para o mal, possui três atributos em comum: Visão, disciplina e paixão.

67 Visão A visão envolve enxergar um estado futuro com o olho da mente. A visão é a imaginação aplicada. Representa desejos, sonhos, esperanças, objetivos e planos. Talvez a visão mais importante de todas seja desenvolver um sentimento do eu, do nosso destino, da nossa missão e do nosso papel exclusivo na vida, um sentimento de propósito e significado. Desenvolver a visão do que vemos em outras pessoas, seu potencial invisível, cultivando o hábito de incentivar as pessoas e dar a entender com frequência e sinceridade, que você tem confiança nelas.

68 Disciplina É a execução, o fazer acontecer, o sacrifício que tem lugar quando fazemos o que é necessário para concretizar a visão. A disciplina define a realidade e a aceita, reconhece os fatos renitentes e cruéis das coisas como elas são. É o sacrifício pessoal, o processo de subordinar o prazer de hoje em prol de um prazer maior, a longo prazo.

69 Paixão A paixão nasce no coração e se manifesta como otimismo, empolgação, conexão emocional, determinação. Ela emite um impulso incessante. É o incentivo na essência da visão e da disciplina. É o que nos dá força para continuar quando tudo mais pode nos querer levar a desistir. O segredo para criar paixão na sua vida é descobrir os seus talentos exclusivos, seu papel e seu propósito no mundo.

70 A consciência frequentemente nos diz o porquê, a visão identifica o que estamos tentando realizar, a disciplina representa como vamos realizar e a paixão, a força dos sentimentos que estão por trás do porquê, do que e do como. À medida que respeitamos, desenvolvemos, integramos e equilibramos esses tipos de inteligência e suas manifestações mais elevadas, a sinergia entre elas acende nosso fogo interior e encontramos nossa voz.

71 Corpo Mente Coração Espírito
Pessoa Integral 4 Necessidades 4 Tipos de Inteligência/ Capacidade 4 Atributos Voz Corpo Viver Inteligência Física (QF) Disciplina Necessidade ("Ver" a satisfação das necessidades) Mente Aprender Inteligência Mental (QI) Visão Talento (Foco disciplinado) Coração Amar Inteligência Emocional (QE) Paixão (Adorar fazer) Espírito Deixar um legado Inteligência Espiritual (QS) Consciência (Fazer o que é certo)

72 Inspire os outros a encontrar suas vozes
“Liderar é comunicar às pessoas o seu valor e o seu potencial de uma forma tão clara que elas acabem por enxergá-los em si mesmas” “Lembre-se do incrível efeito que exercem sobre nós as palavras de uma pessoa que afirma acreditar em nós, no nosso potencial, quando não acreditamos em nós mesmos”.

73 Referências COVEY,S.R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Lições Poderosas para a Transformação Pessoal. Rio de Janeiro, Editora Best Seller Ltda., 2009, 77p. COVEY, S.R. O 8º hábito – Da Eficácia à Grandeza. Rio de Janeiro, Editora Best Seller Ltda., 2009, 123p. COVEY, S.R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes com diabetes. American Association of Diabetes Educators, 12p.

74 OBRIGADO!


Carregar ppt "DE PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google