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Marcelo Ferreira Lourenço Reitor da UNIFEV – Votuporanga – SP Vice-Presidente da ABRUC (Ass. Bras. Universidades Comunitárias) – Brasília – DF Membro.

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3 Marcelo Ferreira Lourenço Reitor da UNIFEV – Votuporanga – SP Vice-Presidente da ABRUC (Ass. Bras. Universidades Comunitárias) – Brasília – DF Membro Titular do Fórum Nacional de Educação

4 Regulação : ato legal de autorização, reconhecimento ou de renovação de reconhecimento de cursos superiores de graduação (licenciaturas, bacharelados e de tecnologia) e, de credenciamento ou recredenciamento de Instituições de Ensino Superior

5 Base Legal : - CF/ LDBEN: Lei 9394/ Decreto 5773/ Portaria, Resoluções... * fontes de informação

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8 Supervisão : ato de verificação de condições de funcionamento ou de oferta, a partir de diferentes formas de acompanhamento

9 Avaliação : conjunto de ações articuladas, envolvendo instrumentos de avaliação para objetos e dimensões diferentes, que visam oferecer subsídios para a regulação e para a supervisão

10 Avaliação para o gestor de IES Instrumento de gestão - participativa - distributiva

11 - Preservar direitos e deveres (da sociedade e do governo) - Fixar metodologias e ritos processuais - Garantir padrões mínimos de qualidade

12 - Permitir melhoria constante - Tornar públicos os resultados - Democratizar a participação da comunidade (interna e externa) - Oferecer informações rápidas e corretas à sociedade e ao governo, a partir de banco de dados digitais, para a tomada de decisão e para o desenvolvimento de Políticas de Estado

13 - Pontos a avançar - burocratização excessiva - imparcialidade - critérios discutíveis - ranqueamento - baixa confiabilidade nas informações e nos resultados

14 - Pontos a destacar - acesso a instâncias recursais - evolução significativa nos padrões médios de oferta - série histórica

15 - O que geralmente NÃO DEU CERTO (“contras”) - terceirização de pessoal e de serviços - consultoria externa operacional - ações preparatórias sem segmento ou desconectadas da realidade institucional - sobreposição de funções

16 - O que geralmente DEU CERTO (“prós”) - envolvimento dos segmentos da IES - fortalecimento da CPA e da AI - foco na Missão, na Visão e nos Valores e Princípios Institucionais - capacitação constante dos gestores

17 - O que geralmente DEU CERTO (“prós”) - valorização dos docentes e dos colaboradores técnico-administrativos pelo mérito - central de documentação - clareza e significância nos PPCs, PPI e PDI - convencimento pelo bom exemplo

18 - O que geralmente DEU CERTO (“prós”) - PALAVRAS DE ORDEM - cultura da MARCA - atitude pró-ativa em auto-avaliação - sensação de pertencimento - investimento nos atores e no palco

19 EM RESUMO - Uso dos resultados para promoção constante de mudanças em direção à melhoria da qualidade - Adoção da máxima: Avaliação como Meio e não como Fim

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