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PublicouMirela Lucas Alterado mais de 9 anos atrás
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A gestão universitária e a política nacional de avaliação da educação superior
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Marcelo Ferreira Lourenço
Reitor da UNIFEV – Votuporanga – SP Vice-Presidente da ABRUC (Ass. Bras. Universidades Comunitárias) – Brasília – DF Membro Titular do Fórum Nacional de Educação
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O MARCO LEGAL Regulação:
ato legal de autorização, reconhecimento ou de renovação de reconhecimento de cursos superiores de graduação (licenciaturas, bacharelados e de tecnologia) e, de credenciamento ou recredenciamento de Instituições de Ensino Superior
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O MARCO LEGAL Base Legal: - CF/1988 - LDBEN: Lei 9394/1996
- Decreto 5773/2006 - Portaria, Resoluções... * fontes de informação
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O MARCO LEGAL Supervisão:
ato de verificação de condições de funcionamento ou de oferta, a partir de diferentes formas de acompanhamento
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O MARCO LEGAL Avaliação:
conjunto de ações articuladas, envolvendo instrumentos de avaliação para objetos e dimensões diferentes, que visam oferecer subsídios para a regulação e para a supervisão
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O MARCO LEGAL Avaliação para o gestor de IES Instrumento de gestão
- participativa - distributiva
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OBJETIVOS Preservar direitos e deveres (da sociedade e do governo)
Fixar metodologias e ritos processuais Garantir padrões mínimos de qualidade
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OBJETIVOS - Permitir melhoria constante
- Tornar públicos os resultados - Democratizar a participação da comunidade (interna e externa) - Oferecer informações rápidas e corretas à sociedade e ao governo, a partir de banco de dados digitais, para a tomada de decisão e para o desenvolvimento de Políticas de Estado
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A PRÁTICA - Pontos a avançar - burocratização excessiva
- imparcialidade - critérios discutíveis - ranqueamento - baixa confiabilidade nas informações e nos resultados
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A PRÁTICA - Pontos a destacar - acesso a instâncias recursais
- evolução significativa nos padrões médios de oferta - série histórica
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A EXPERIÊNCIA - O que geralmente NÃO DEU CERTO (“contras”)
- terceirização de pessoal e de serviços - consultoria externa operacional - ações preparatórias sem segmento ou desconectadas da realidade institucional - sobreposição de funções
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A EXPERIÊNCIA - O que geralmente DEU CERTO (“prós”)
- envolvimento dos segmentos da IES - fortalecimento da CPA e da AI - foco na Missão, na Visão e nos Valores e Princípios Institucionais - capacitação constante dos gestores
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A EXPERIÊNCIA - O que geralmente DEU CERTO (“prós”)
- valorização dos docentes e dos colaboradores técnico-administrativos pelo mérito - central de documentação - clareza e significância nos PPCs, PPI e PDI - convencimento pelo bom exemplo
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A EXPERIÊNCIA - O que geralmente DEU CERTO (“prós”)
- PALAVRAS DE ORDEM - cultura da MARCA - atitude pró-ativa em auto-avaliação - sensação de pertencimento - investimento nos atores e no palco
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A EXPERIÊNCIA EM RESUMO
Uso dos resultados para promoção constante de mudanças em direção à melhoria da qualidade Adoção da máxima: Avaliação como Meio e não como Fim
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marcelo@fev.edu.br www.unifev.edu.br www.abruc.org.br
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