A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto argumentativo  Oficina de escrita. Argumentar é … Exprimir uma convicção ou um ponto de vista, baseados na verdade, de modo a convencer o ouvinte/leitor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto argumentativo  Oficina de escrita. Argumentar é … Exprimir uma convicção ou um ponto de vista, baseados na verdade, de modo a convencer o ouvinte/leitor."— Transcrição da apresentação:

1 Texto argumentativo  Oficina de escrita

2 Argumentar é … Exprimir uma convicção ou um ponto de vista, baseados na verdade, de modo a convencer o ouvinte/leitor. É, pois, necessário que apresentemos um raciocínio coerente e convicente. O texto argumentativo é, por isso, um texto que visa convencer, persuadir ou influenciar o ouvinte/leitor através da apresentação de uma tese (ponto de vista), cuja veracidade deve ser demonstrada e provada através de argumentos adequados.

3 para reiterar, reafirmar retomando a questão, penso que, a meu ver, creio que, estou certo, em nosso entender para concordar, provar, exprimir certeza efetivamente, com efeito para refutar, manifestar oposição, restringir ideias no entanto, mas, todavia, contudo, porém, apesar de, em sentido contrário, refutando, pelo contrário, ao contrário, por outro lado, com a ressalva de para exemplificar por exemplo, como se pode ver, assim, tome-se como exemplo, é o caso de, é o que acontece com para explicitar significa isto que, explicitando melhor, não se pretende com isto, quer isto dizer, a saber, isto é, por outras palavras para concluir finalmente, enfim, em conclusão, concluindo, para terminar, em suma, por conseguinte, por consequência para estabelecer conexões de tempo então, após, depois, antes, anteriormente, em seguida, seguidamente, quando, até que, a princípio, por fim para referenciar espaço aqui, ali, lá, acolá, além, naquele lugar, o lugar onde, ao lado de, à esquerda, à direita, ao centro, no meio, mais adiante para indicar ordem em primeiro lugar, primeiramente, em segundo lugar, seguidamente, em seguida, começando por, antes de mais, por último, por fim para estabelecer conexões de causa porque, visto que, dado que, uma vez que para estabelecer conexões de consequência de tal modo que, de forma que, tanto que, e por isso para expressar condição, hipótese se, a menos que, a não ser que, desde que, supondo que, se por hipótese, admitindo que, exceto se, se por acaso para estabelecer conexões de fim para que, para, com o fim de, a fim de que, com o intuito de para estabelecer relações aditivas e, ora, e também, e ainda para estabelecer relações disjuntivas ou, ou então, seja...seja, quer...quer para expressar semelhança, comparação do mesmo modo, tal como, pelo mesmo motivo, pela mesma razão, igualmente, assim como Articuladores argumentativos :

4 Proposta de escrita Grupo III do teste dezembro Entre a escrita das cartas pela «mulher» do Fidalgo e as trocas de mensagem por SMS decorreu um longo período de tempo, em que as formas de comunicação se alteraram significativamente. Escreve um texto argumentativo, que pudesse ser publicado num jornal escolar, no qual apresentes as vantagens da escrita para comunicar, tentando convencer os jovens da importância de sabermos exprimir-nos por escrito. O teu texto deve ter um mínimo de 180 e um máximo de 240 palavras e não deves assiná-lo.

5 Planificação para texto argumentativo Tema:Importância da escrita Introdução: tese/ posição tomada (1º parágrafo) A escrita é essencial na comunicação,tem muitas vantagens e tem se ser preservada. Desenvolvimento: apresentação de argumentos+ exemplos, factos... (2º e 3º parágrafo) 1º argumento: a escrita serve para comunicar: cartas, recados, SMS, . Grande evolução e muitas possibilidades (desde as cartas do Fidalgo, aos SMS...) 2º argumento: é essencial na aprendizagem formal (escola). Permite guardar informação para ler mais tarde. 3º argumento: Está ameaçada devido ao uso de novas tecnologias? É fundamental os jovens saberem exprimir-se bem e usarem de forma adequada a escrita. respeitando os contextos de uso. Conclusão: reforço da ideia inicial (último parágrafo) Enquanto houver Homem haverá escrita, na forma manuscrita ou digital.

6 Planificação para texto argumentativo Tema: A guerra Introdução: tese/ posição tomada (1º parágrafo) A guerra existe desde sempre mas tem consequências muito negativas. É necessário encontrar caminhos para a paz. Desenvolvimento: apresentação de argumentos+ exemplos, factos... (2º e 3º parágrafo) 1º argumento: Causas da guerra: disputa de poder ou territórios, diferenças culturais / políticas/ religiosas (1ª Guerra Mundial; Iraque) 2º argumento: Consequências negativas da guerra: morte, sofrimento de vítimas inocentes; marcas físicas e psicológicas irreversíveis ; aumento dos refugiados e deslocados (Síria) 3º argumento: a guerra assume novas formas: terrorismo, grupos extremistas ou radicais que atacam civis e espalham o terror Conclusão: reforço da ideia inicial (último parágrafo) Há sinais de mudança? Possibilidades de todos se unirem em torno de valores que defendam a Humanidade: tolerância, respeito?...

7 Proposta de escrita de texto de opinião 1.Elabora um texto de opinião, com um mínimo de 180 e um máximo de 240 palavras, baseando-te na afirmação e no esquema textual seguidamente propostos. Afirmação: A Web é tão viciante como o álcool ou a droga e tem cada vez mais dependentes, inclusive crianças. É apelidada de “doença das novas tecnologias” (ciberdependência) e atinge cada vez mais gente por todo o mundo. in Público

8 Esquema textual: I.Introdução 1.Tema: A ciberdependência 2. Uma realidade social que pode tornar-se preocupante. II. Desenvolvimento 1.Comparação do uso da Web a uma doença a um vício: porquê? 2.Utilizadores mais dependentes: crianças, jovens, adultos? 3.Aspetos positivos / negativos da utilização da Web III. Conclusão 1.Retoma do tema 2.Reflexão final com opinião pessoal ( concordância / discordância) sobre a afirmação.

9 Planificação e escrita Autoavaliação Elaborei o plano-guia do meu texto de acordo com o tipo de texto ( carta, narrativa, texto descritivo, argumentativo...) SIMNÃO Respeitei o tema proposto. Assumi uma posição crítica e fundamentada relativamente ao tema. Redigi o texto na primeira pessoa e usei marcas reveladores de um disc. Opinativo: no meu entender/ na minha opinião/ eu acho...*) Estruturei o texto em três partes distintas: introdução, desenvolvimento, conclusão) Escolhi os articuladores para que o meu texto fosse coerente. Revisão 1. Reli o texto para o corrigir a nível de : a) ortografia b) acentuação c) pontuação das frases d) criação / eliminação de parágrafos e) tempos verbais incorretos f) frases pouco claras g) organização das ideias h) repetição de ideias i) informação pouco pertinente j) introdução de conectores adequados Autoavaliação do texto escrito


Carregar ppt "Texto argumentativo  Oficina de escrita. Argumentar é … Exprimir uma convicção ou um ponto de vista, baseados na verdade, de modo a convencer o ouvinte/leitor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google