A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIGESTÃO =PARTE 1 BOCA,ESÔFAGO E ESTÔMAGO. DIGESTÃO HUMANA No homem, a digestão pode ser: -mecânica (mastigação) e enzimática (enzimas digestivas). O.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIGESTÃO =PARTE 1 BOCA,ESÔFAGO E ESTÔMAGO. DIGESTÃO HUMANA No homem, a digestão pode ser: -mecânica (mastigação) e enzimática (enzimas digestivas). O."— Transcrição da apresentação:

1 DIGESTÃO =PARTE 1 BOCA,ESÔFAGO E ESTÔMAGO

2 DIGESTÃO HUMANA No homem, a digestão pode ser: -mecânica (mastigação) e enzimática (enzimas digestivas). O sistema digestório humano é anatomicamente dividido em órgãos do tubo e órgãos anexos. Órgãos do tubo: boca (lábios, dentes e língua), faringe, esôfago, estômago, intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso (ceco, colo e reto) e ânus. Órgãos anexos: glândulas salivares (parótida, submaxilar e sublingual), pâncreas e vesícula biliar.sistema digestóriodentes esôfagoestômagointestino grossoglândulas Existem 3 locais do sistema digestório onde ocorre digestão, e em cada um deles o pH é diferente.

3 Composição da saliva: Amilase salivar ou ptialina - Enzima que atua sobre o amido e outros polissacarídeos (glicogênio, por exemplo), transformando-os em moléculas menores de maltose. Sais - Servem como neutralizadores, transformando substâncias ácidas presentes em determinados alimentos a um grau de acidez neutro. Muco - É uma substância viscosa produzida por glândulas que revestem o epitélio bucal. Que se mistura à saliva. Assim, o bolo alimentar torna-se viscoso, protegendo o epitélio do tubo digestivo contra o atrito provocado pela deglutição.

4 O ESTÔMAGO O estômago é uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das últimas costelas. É um órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado. Sua função principal é a digestão de alimentos protéicos. Um músculo circular, que existe na parte inferior, permite ao estômago guardar quase um litro e meio de comida, possibilitando que não se tenha que ingerir alimento de pouco em pouco tempo. Quando está vazio, tem a forma de uma letra "J" maiúscula, cujas duas partes se unem por ângulos agudos

5 MUCOSA GÁSTRICA A mucosa gástrica é recoberta por uma camada de muco, que a protege da agressão do suco gástrico, bastante corrosivo. Apesar de estarem protegidas por essa densa camada de muco, as células da mucosa estomacal são continuamente lesadas e mortas pela ação do suco gástrico. Por isso, a mucosa está sempre sendo regenerada. Estima-se que nossa superfície estomacal seja totalmente reconstituída a cada três dias.

6 Eventualmente ocorre desequilíbrio entre o ataque e a proteção, o que resulta em inflamação difusa da mucosa (gastrite) ou mesmo no aparecimento de feridas dolorosas que sangram (úlceras gástricas).

7 A mucosa gástrica produz também o fator intrínseco, necessário à absorção da vitamina B12. O bolo alimentar pode permanecer no estômago por até quatro horas ou mais e, ao se misturar ao suco gástrico, auxiliado pelas contrações da musculatura estomacal, transforma-se em uma massa cremosa acidificada e semilíquida, o quimo. Passando por um esfíncter muscular (o piloro), o quimo vai sendo, aos poucos, liberado no intestino delgado, onde ocorre a maior parte da digestão.

8 SUCO GÁSTRICO O estômago produz o suco gástrico, um líquido claro, transparente, altamente ácido, que contêm ácido clorídrico, muco, enzimas e sais. O ácido clorídrico mantém o pH do interior do estômago entre 0,9 e 2,0. Também dissolve o cimento intercelular dos tecidos dos alimentos, auxiliando a fragmentação mecânica iniciada pela mastigação.

9 Peristalse: – Ao atingir o esôfago, o bolo alimentar ganha velocidade, pois a partir deste órgão o tubo digestivo passa a apresentar feixes circulares de musculatura lisa (involuntária). Tais movimentos são denominados movimentos peristálticos. – No final do esôfago, existe um pequeno estreitamento (esfíncter) que se comunica com o estômago. – O esfíncter de entrada do estômago chama-se cárdia, que se abre para alimento entrar na cavidade estomacal.

10 RECOMENDAÇÕES Muita mistura na hora da alimentação, comida com doce e bebida acaba dando má digestão. Siga estes conselhos abaixo para uma boa digestão. Observação: Se mesmo seguindo essa rotina você tiver problemas digestivos, procure seu médico para fazer um tratamento específico. -Faça as refeições relaxado, devagar, em um ambiente tranquilo e sem se ocupar com outra atividade ao mesmo tempo. -Reserve pelo menos meia hora para a refeição. Se houver dois pratos diferentes, faça uma pausa entre o primeiro e o segundo.meia -Mastigue bem os alimentos. A ação da saliva permite o processamento adequado dos açúcares.

11 -Procure não falar muito enquanto estiver comendo. -Divida as porções e não faça pratos muito cheios. -Faça as principais refeições no café da manhã e no almoço. Coma pouco à noite. -Dê preferência às comidas leves, feitas no vapor, cozidas, assadas no forno ou grelhadas.comidas -Mantenha uma dieta rica em fibras, que inclua verduras, frutas, pão de centeio e cereais. frutas -Procure evitar os alimentos que aumentam a fermentação, como as leguminosas e as couves.

12 -A digestão de peixes é mais fácil do que a das demais carnes.peixes -Cozinhe bem as massas, para que elas sejam digeridas facilmente. -Não abuse de pratos com teor de gordura alto, como as frituras, e evite os irritantes gástricos, como álcool, cafeína e condimentos picantes. -Complemente a sua dieta com produtos que mantenham a flora intestinal ativa, como o iogurte. -Beba de 2 a 2,5 litros de líquidos por dia, de preferência fora das refeições. -Pratique atividades físicas regularmente durante a semana.


Carregar ppt "DIGESTÃO =PARTE 1 BOCA,ESÔFAGO E ESTÔMAGO. DIGESTÃO HUMANA No homem, a digestão pode ser: -mecânica (mastigação) e enzimática (enzimas digestivas). O."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google