A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Espírito do Senhor está sobre mim. Canto Inicial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Espírito do Senhor está sobre mim. Canto Inicial."— Transcrição da apresentação:

1 O Espírito do Senhor está sobre mim

2 Canto Inicial

3 Salmo 94(95) – Se escutardes a voz do Senhor SE ESCUTARDES A VOZ DO SENHOR, NÃO ENDUREÇAIS O CORAÇÃO. Vinde, exultemos nos Senhor, aclamemos o rochedo que nos salva! Entremos com louvor em sua presença, e o aclamemos com cantos e com salmos.

4 SE ESCUTARDES A VOZ DO SENHOR, NÃO ENDUREÇAIS O CORAÇÃO. Porque grande Deus é o Senhor, o grande rei sobre todos os deuses. Seu é o mar e as profundezas da terra dele são os cumes das montanhas. Entrai e prostrados adoremos, o Senhor que é nosso Criador. Nós somos o seu povo e seu rebanho, o rebanho que sua mão conduz.

5 SE ESCUTARDES A VOZ DO SENHOR, NÃO ENDUREÇAIS O CORAÇÃO. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz! Não endureçais os vossos corações, como fizeram vossos pais no deserto, apesar de terem visto minhas obras. Quarenta anos desgostou-me aquele povo, e eu disse: “É um povo transviado!” seu coração não conhece os meus caminhos, Jamais entrarão no meu repouso.

6 Saudação Litúrgica e Acolhida

7 Invocação ao Espírito Santo

8 Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e ascendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. (Oremos.) Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre a sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém. Invocação ao Espírito Santo (recitado)

9 Vinde, ó Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis. Vinde, ó Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis. Acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra. Acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra. Invocação ao Espírito Santo (cantado)

10 Doce, doce Espírito Santo, exemplo quero ser da mãe do meu Senhor. Doce, doce Espírito Santo, fazei também de mim, morada do Senhor. Como um sacrário vivo levando o amor, revelando coisas que eu não sei, mistérios do grande autor, se eu conhecer, por nada eu trocarei. Como um sacrário vivo levando o amor, revelando coisas que eu não sei, mistérios do grande autor, se eu conhecer, por nada eu trocarei.

11 Liturgia da Palavra

12 1ª LEITURA (Is 61,1-3) Do livro do profeta Isaías 1 O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque Deus me ungiu; enviou-me a anunciar a boa nova aos pobres, a curar os quebrantados de coração e proclamar a liberdade aos cativos, a libertação aos que estão presos, 2 a proclamar um ano aceitável a Deus e um dia de vingança do nosso Deus, a fim de consolar todos os enlutados 3 (a fim de pôr aos enlutados de Sião...), a fim de dar-lhes um diadema em lugar de cinza e óleo de alegria em lugar de luto, uma veste festiva em lugar de um espírito abatido. Chamar-lhes-ão terebintos de justiça, plantação do Senhor Deus para a sua glória. Palavra do Senhor. Graças a Deus.

13 Is 61,1-4 - A missão de Cristo O ESPÍRITO DO SENHOR, REPOUSA SOBRE MIM. O ESPÍRITO DO SENHOR, ME ESCOLHEU, ME ENVIOU. Para dilatar o seu Reino entre as Nações. Para anunciar a Boa-Nova a seus pobres. Para proclamar a alegria e a paz, exulto de alegria em Deus, meu Salvador. Para divulgar seu Reino entre as Nações. Consolar os corações esmagados pela dor. Para proclamar sua graça e salvação. Acolher quem sofre e chora sem apoio, sem consolo

14 Para divulgar o seu reino entre as Nações. Para anunciar libertação e salvação. Para anunciar seu amor e seu perdão. Para celebrar sua glória entre os povos. O ESPÍRITO DO SENHOR, REPOUSA SOBRE MIM. O ESPÍRITO DO SENHOR, ME ESCOLHEU, ME ENVIOU

15 Aclamação ao Evangelho SHEMÁ ISRAEL ADONAI ELOHENU ADONAI EHA. ESCUTA ISRAEL O SENHOR É NOSSO DEUS UM É O SENHOR. ESCUTA ISRAEL O SENHOR É NOSSO DEUS UM É O SENHOR.

16 Evangelho (Lc 4,14-22) O Senhor esteja convosco! ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + escrito por Lucas. GLÓRIA A VÓS, SENHOR! 14 Jesus voltou então para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a região circunvizinha. 15 Ensinava em suas sinagogas e era glorificado por todos. 16 Ele foi a Nazaré, onde fora criado, e, segundo seu costume, entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. 17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; abrindo- o, encontrou o lugar onde está escrito:

17 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou- me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos 19 e para proclamar um ano de graça do Senhor. 20 Enrolou o livro, entregou-o ao servente e sentou-se. Todos na sinagoga olhavam-no, atentos. 21 Então começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu aos vossos ouvidos essa passagem da Escritura".

18 22 Todos testemunhavam a seu respeito, e admiravam-se das palavras cheias de graça que saíam de sua boca. E diziam: "Não é o filho de José?" Palavra da Salvação. Glória a vós Senhor!

19 Canto Catequético Temático

20 Is 35, Dizei aos de coração cansado Dizei aos de coração cansado, Dizei-o, dizei-o aos pobres: "Coragem não temais! O vosso Deus vem salvar-vos.” Então se abrirão os olhos dos cegos, E se abrirão os ouvidos dos surdos, Então o coxo saltará como um servo, Gritará de júbilo a língua do mudo.

21 PORQUE SE ABRIRÁ UMA ESTRADA, UM CAMINHO DE SALVAÇÃO. UMA SENDA, UMA VIA, PARA OS POBRES. E POR ELA RETORNARÃO OS RESGATADOS DO SENHOR E POR ELA RETORNARÃO OS RESGATADOS DO SENHOR TODOS OS POBRES, CEGOS E COXOS, OS AFASTADOS DO SENHOR TODOS OS POBRES, CEGOS E COXOS, OS AFASTADOS DO SENHOR

22 Os pecadores! E CANTARÃO FELICIDADE! ALELUIA, ALELUIA!

23 Querigma

24 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, Catecismo n° 690: Jesus é Cristo, "ungido", porque o Espírito é a unção dele, e tudo o que advém a partir da Encarnação decorre desta plenitude. Quando finalmente Cristo é glorificado, pode, por sua vez, de junto do Pai, enviar o Espírito aos que creem nele: comunica-lhes sua glória, isto é, o Espírito Santo que o glorifica. A missão conjunta se desdobrará então nos filhos adotados pelo Pai no Corpo de seu Filho: a missão do Espírito de adoção será uni-los a Cristo e fazê-los viver nele: A noção da unção sugere... que não existe nenhuma distância entre o Filho e o Espírito.

25 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos 19 e para proclamar um ano de graça do Senhor. 1.Evangelizar os pobres 2.Remissão aos presos 3.Visão aos cegos 4.Liberdade aos oprimidos 5. Ano da graça do Senhor

26 O Ano da Graça do Senhor Agora temos uma boa notícia! Deus sabe que nós somos incapazes de nos salvar. Se o homem é incapaz de chegar até Deus, Ele decide vir até nós! Então brilhou uma luz nas trevas. Deus cumpriu sua promessa. Nos deu Jesus seu próprio Filho para que o mundo fosse salvo por meio d’Ele. "Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único, para todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". (Jo 3,16-17) Sim! há uma solução para o mundo e para cada homem. Esta solução é Jesus cujo nome significa Javé salva. Ele é o único remédio.

27 Que fez Jesus? a)Venceu satanás. Quando nossos primeiros pais pecaram Deus disse à serpente (satanás), "porei inimizade entre ti e a mulher entre tua descendência e a dela (Jesus), ela te esmagará a cabeça..." (Gn 3,15) Jesus descendente de uma mulher, esmaga a cabeça do inimigo.

28 Que fez Jesus? b) Salvação do pecado - Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo para que possamos viver em plenitude. E tenhamos vida em abundância. Sua missão é arrancar a raiz do pecado.

29 Que fez Jesus? c) Perdoa os pecados - Nós devíamos a Deus uma conta que não podíamos pagar, essa conta é o pecado, Jesus pagou nossa divida morrendo na Cruz. "Vós estáveis mortos pelas vossas faltas..." (Col 2,13-14); Nossos pecados foram perdoados graças ao Sangue de Cristo que foi derramado por nós! "Pai Perdoai-lhes..." esta foi a oração de Jesus no alto da Cruz. Quando Deus perdoa, Ele esquece o nosso pecado.

30 Que fez Jesus? d) Comunica a vida divina - Deus não enviou seu Filho só para solucionar problemas e romper os grilhões do pecado, mas foi enviado especialmente, para nos trazer uma vida nova em abundância. (Jo 10,10); O amor misericordioso de Deus em Jesus. (Rm 5,20); Exemplos: A mulher adúltera (Jo 8,3-11) onde Cristo devolve paz consigo mesmo; O rico Zaqueu (Lc 19,1-10) onde Cristo devolve a paz com os outros; O Ladrão arrependido (Lc 23, 39-43) onde Cristo devolve a Paz com Deus.

31 e) Como se realizou a salvação? - Jesus realizou, de uma vez por todas, a salvação total dos homens desde que o busquem arrependidos de seus pecados e reconheçam NEle o único salvador e Senhor. A salvação se realizou da seguinte forma: 1) Pela sua encarnação, Jesus assumiu nossa natureza humana sendo igual a nós em tudo menos no pecado. O amor de Deus se manifestou em Jesus. 2) Por sua morte entregando-se na Cruz voluntariamente por amor a nós, pecadores, carregou nossos pecados arrancando- o pela raiz. Por isso todo aquele que crer tem a vida eterna. 3) Por sua ressurreição, sepultando o nosso pecado de vez. Matou a morte eterna. Por isso nós também ressuscitaremos um dia. Jesus está vivo no meio de nós. Jesus já nos salvou, salva-nos hoje, Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Vitorioso sobre o mal. (Ef 2,1-7); Jesus é a Solução de Deus.

32 21 Então começou a dizer-lhes: "Hoje se cumpriu aos vossos ouvidos essa passagem da Escritura". «Cumpriu-se hoje, acrescentou Jesus, esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir», fazendo compreender que Ele próprio era o Messias anunciado pelo Profeta, e que n'Ele tinha início o «tempo» tão esperado: tinha chegado o dia da salvação, a «plenitude do tempo». Tertio Millennio Adveniente n° 11 Papa João Paulo II

33 Ano da Graça do Senhor Missa Dominical Onde se anuncia a Salvação dada gratuitamente a todas as pessoas por Jesus Cristo

34 Oração dos Fiéis

35 Senhor escutai as nossas preces!

36 Pai Nosso

37 Abraço da Paz

38 Bênção e Despedida

39 Canto Catequético Temático

40 Is 35, Dizei aos de coração cansado Dizei aos de coração cansado, Dizei-o, dizei-o aos pobres: "Coragem não temais! O vosso Deus vem salvar-vos.” Então se abrirão os olhos dos cegos, E se abrirão os ouvidos dos surdos, Então o coxo saltará como um servo, Gritará de júbilo a língua do mudo.

41 PORQUE SE ABRIRÁ UMA ESTRADA, UM CAMINHO DE SALVAÇÃO. UMA SENDA, UMA VIA, PARA OS POBRES. E POR ELA RETORNARÃO OS RESGATADOS DO SENHOR E POR ELA RETORNARÃO OS RESGATADOS DO SENHOR TODOS OS POBRES, CEGOS E COXOS, OS AFASTADOS DO SENHOR TODOS OS POBRES, CEGOS E COXOS, OS AFASTADOS DO SENHOR

42 Os pecadores! E CANTARÃO FELICIDADE! ALELUIA, ALELUIA!


Carregar ppt "O Espírito do Senhor está sobre mim. Canto Inicial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google