A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Formação, Estabelecimento e Expansão do Cristianismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Formação, Estabelecimento e Expansão do Cristianismo."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Formação, Estabelecimento e Expansão do Cristianismo

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O estudo introdutório do novo testamento revela sua importância e nos ajudar a compreendermos melhor seus ensinos.  Unidades  I – Novo Testamento,da etimologia ao contexto político-social.  II – O Novo Testamento e a produção dos Evangelhos.  III – O Novo Testamento e a Expansão da Igreja.  IV– O Novo Testamento e as Últimas Epístolas.

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Formação, Estabelecimento e Expansão do Cristianismo

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Esta unidade tem por objetivo apresentar o Novo Testamento de sua etimologia ao contexto Político-Social no qual ele se desenvolve.

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.1 – O Novo Testamento e Sua Etimologia  A expressão “Novo Testamento” vem tanto do grego quanto do hebraico. Ela traz um sentido que expressa “a última vontade do testador”, e isso é plenamente exposto em Cristo.  1.2 – O Novo Testamento e sua Composição  Escrito provavelmente entre o ano 45 d.C e 100 d.C.Composto por 27 livros, e feito por diversos escritores com características muito diferentes.

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.3 – O Novo Testamento e seus Autores ▪ Mateus ▪ Marcos ▪ Lucas ▪ João ▪ Paulo ▪ Tiago ▪ Pedro ▪ Judas

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.4 – O Novo Testamento e seu Conteúdo  O conteúdo do Novo Testamento é o novo pacto ou a Nova Aliança feita no Sangue de Jesus Cristo.  1.5 – O Novo testamento e seus Períodos  O Novo Testamento pode ser sub-dividido em três períodos.O primeiro chamado começo ocorre entre o ano 6 d.C e vai até o ano 29 d.C;O segundo expansão que vai de 29 d.C até ano 60 d.C;E o último chamado consolidação o que se dá entre 60 e 100 d.C.

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O Antigo Testamento termina sob o domínio Persa e o Novo Testamento começa sob o domínio do Império Romano.Este Capítulo tratará do período de transição entre os dois testamentos, mais conhecido como Período Interbíblico.  2.1 – Império Persa  O Império Persa tem início com Ciro o Grande,em 559 a.C teve diversos governantes posteriormente vindo a ser derrotado apenas por Alexandre o Grande em 331 a.C.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.2 – Império Grego  O império Grego tem sua centralidade no governo de Alexandre o Grande, que após derrotar Dário III decide expandir seu ministério, e segue-se então uma vasta lista de conquistas até sua morte em 232 a.C. ▪ – Os Ptolomeus do Egito ▪ – Os Selêucidas da Síria  2.3 – Império Macabeu ou Hasmoneu  Este pequeno Império tem início com a luta de Matias Macabeu e seus cinco filhos,que lutaram contra a opressão de Antíoco IV Epífanio, e conseguiram temporariamente a independência da Judéia.

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.4 – Império Romano  Roma é fundada aproximadamente em torno de 753 a.C,mas seu lugar de destaque tem início em torno de 190 a.C,quando se estabeleceu com o apoio de seus navios mercantes. ▪ Os Sucessores de Rômulo ▪ Roma, a República e o Triunvirato

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A compreensão social de um povo é fundamental. Neste capítulo veremos a sociedade romana de modo geral e a comunidade judaica de modo específico,nos tempos do Novo Testamento.  3.1 – A Sociedade Romana  A sociedade romana com suas campanhas militares, democracia e organização influenciou muito a cultura do povo na época do nascimento de Jesus,tornando a região por Roma dominada um lugar propício para a exposição do Novo Testamento. ▪ A religião ▪ A Cultura, a Arquitetura e os Esportes

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.2 – A Sociedade Judaica  A sociedade judaica composta pela maioria de pobres e possuindo pequenos comerciantes.Era liderada por uma minoria de famílias sacerdotais e rabínicas. ▪ As Habitações ▪ As Mobílias ▪ As Refeições ▪ As Indumentárias ▪ Os Ornamentos

13 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.3 – Os Grupos Político-Religiosos do Novo Testamento  A política e a religião estavam intimamente ligadas no período do Novo Testamento,desta forma surgiram alguns grupos político-religiosos neste período. ▪ Os Fariseus ▪ Os Saduceus ▪ Os Zelotes ▪ Os Essênios ▪ Os Herodianos ▪ Os Zadoqueus ▪ Os Samaritanos

14 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Neste Quarto capítulo estudaremos o ambiente religioso prevalecente na época em que Cristo desenvolveu seu ministério, e conseqüentemente, durante o qual,posteriormente, os livros do Novo Testamento foram redigidos.  4.1 – Instituições Religiosas  Junto ao grupo de partidos religiosos temos as instituições religiosas, que com igual importância ajudaram na compreensão do estudo do Novo Testamento. ▪ O Templo ▪ A Sinagoga ▪ O Sinédrio

15 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.2 – Culto ao Imperador, Misticismo e Outras Práticas Religiosas  O culto ao imperador teve início com Otávio César que instituiu a si mesmo o título de “primeiro cidadão” e posteriormente “Augusto”(venerável), e assim temos a instituição do culto místico no ceio de Roma, berço do Cristianismo.

16 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  No estudo do Novo Testamento é importante conhecermos à cultura Judaica,pois, a composição bíblica foi escrita por cristão-Judaicos, o que influenciaram seus escritos e ajudará em sua interpretação.  5.1 – O judaísmo e sua Origem Histórica  O Judaísmo tem início com o pacto feito por Deus com Abraão. Posteriormente com a divisão do reino de Israel,os judeus foram levados para o exílio e posteriormente trazidos de volta a Israel, é este o povo que vive nos tempos de Jesus,um povo marcado pelo cativeiro e ressurge purificado.

17 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.2 – O Judaísmo e sua Teologia  A teologia judaica é uma teologia desenvolvida,porém ainda inacabada, e é essa teologia que serve de base para a introdução do Novo Testamento e do pensamento teológico Cristão. ▪ Monoteísmo ▪ A Criação dos Céus e da Terra ▪ O Homem e a Mulher ▪ O Céu e o Inferno ▪ A Vida, a Morte e a Ressurreição ▪ O Pecado e o Perdão ▪ O Messias e a Redenção

18 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.3-O Judaísmo e suas Práticas Religiosas  O Templo e as diversas sinagogas existentes eram os principais espaços onde as práticas religiosas se desenvolviam.Observando-se, segundo o calendário judaico,as diversas festividades,cada uma relembrando fatos importantes da história dos Judeus e reafirmando doutrinas fundamentais do Judaísmo.

19 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.4-O Judaísmo e os Judeus da Diáspora  A diáspora é a dispersão dos judeus por diversos países após o retorno do cativeiro Babilônico e Assírio, e contribuiu posteriormente para pregação do evangelho pelo mundo da época, pois, onde havia uma comunidade judaica ali seria mais um ponto de pregação para os discípulos de Cristo.


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Formação, Estabelecimento e Expansão do Cristianismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google