A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONVERSAS DE JUSTIÇA E PAZ BRASÍLIA, 03 DE NOVEMBRO DE 2014

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONVERSAS DE JUSTIÇA E PAZ BRASÍLIA, 03 DE NOVEMBRO DE 2014"— Transcrição da apresentação:

1 CONVERSAS DE JUSTIÇA E PAZ BRASÍLIA, 03 DE NOVEMBRO DE 2014
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO RELATÓRIO NACIONAL DE ACOMPANHAMENTO -8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO- CONVERSAS DE JUSTIÇA E PAZ BRASÍLIA, 03 DE NOVEMBRO DE 2014

2 PLANO DA APRESENTAÇÃO CONTEXTO HISTÓRICO;
OS OBJETIVOS E SEUS INDICADORES; ALGUMAS CONCLUSÕES.

3 CONTEXTO HISTÓRICO DÉCADA DE OITENTA:
Forte mobilização social pela redemocratização – movimento “diretas já” (1985), formação da Assembléia Nacional Constituinte, culminando na “Constituição Cidadã” de 1988; A economia passava por um processo hiperinflacionário e baixo crescimento da renda, alguns economistas apresentam este período como a década perdida; Apesar disso, os constituintes constroem um avançado sistema de seguridade social, surge o SUS, Sistema Único de Saúde e a Previdência Rural, vinculando o benefício ao salário mínimo que, na época, ainda era muito baixo.

4 CONTEXTO HISTÓRICO DÉCADA DE NOVENTA:
Dificuldades na organização do estado democrático, o primeiro presidente eleito pelo povo, desde a década de sessenta, foi retirado do cargo pelo congresso nacional; Na economia, o processo hiperinflacionário se agrava, apesar das tentativas daquele governo. O vice presidente eleito assume e consegue reorganizar minimamente o estado, em 1994 o Plano Real consegue debelar a hiperinflação; Com a inflação controlada, o estado recupera a capacidade de planejamento e começa a implementar de forma mais organizada, as mudanças sociais contempladas na “Constituição Cidadã”.

5 CONTEXTO HISTÓRICO DÉCADA DE 2000 à 2010:
A democracia se consolida com recomposição dos quadros do estado e fortalecimento das instituições; Na economia, o Brasil retoma uma trajetória satisfatória de crescimento econômico com baixos índices de inflação; O salário mínimo tem forte valorização real e passa a alavancar o consumo interno. As políticas sociais voltadas para os mais necessitados contribui para um cenário de conquistas na qualidade de vida da população.

6 Odm 1: erradicar a extrema pobreza e a fome
A extrema pobreza vem sendo reduzida no Brasil, num ritmo compatível com a meta. No entanto, vale o alerta de que na última PNAD 2013, houve um pequeno aumento, além disso permanecem diferenças regionais não desprezíveis (no Maranhão é 14,3% e em Santa Catarina é 1,4%) ; A desnutrição aguda na infância também tem sido reduzida e pode ser considerada estatisticamente erradicada, a partir de Vale ressaltar que ainda persistem diferenças regionais e de classe social, que merecem atenção.

7 Até 2015, reduzir a pobreza extrema à metade do nível de 1990.

8 Odm 2: universalizar a educação primária
A educação fundamental, no Brasil, recebeu forte impulso no sentido do acesso das crianças, hoje pode ser considerada universalizada; O maior desafio hoje é o da melhoria da qualidade do ensino. Persistem ainda muitos problemas de qualificação do professor e até mesmo de falta de algumas disciplinas em diversas escolas públicas.

9 Até 2015, garantir que meninos e meninas tenham a oportunidade de terminar o ensino primário

10 Odm 3: promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Na educação, as mulheres estão à frente dos homens. São mais escolarizadas e tem uma performance mais adequada nas escolas; O problema é quando as mulheres chegam no mercado de trabalho. Em geral, tem remuneração menor do que dos homens e assumem menos cargos de chefia do que aqueles; Outro desafio a ser vencido é nos afazeres domésticos. Ainda é comum na sociedade brasileira uma maior carga sobre elas, quando dos cuidados do lar. A violência como problema a ser enfrentado.

11 Até 2015, eliminar as disparidades entre os sexos em todos os níveis de ensino

12 Odm 4: Reduzir a Mortalidade na Infância
O SUS tem promovido inúmeras iniciativas para melhorar as condições das crianças: Aumento das consultas de pré-natal, Campanhas para o aleitamento materno, Programa Saúde da Família, Promoção da saúde indígena, Campanha Nacional de Imunização. Além dessas iniciativas os investimentos em saneamento básico ajudam na queda da mortalidade infantil.

13 Até 2015, reduzir a mortalidade na infância a dois terços do nível de 1990

14 Odm 5: Melhorar a Saúde Materna
Neste objetivo o SUS também tem papel central, além dos programas elencados no objetivo da mortalidade infantil, pode-se destacar o programa rede cegonha. Este programa visa fortalecer a rede de assistência à mulher grávida e tem ajudado na atenção ao parto e puerpério. Outro programa digno de nota é o da atenção oncológica, que tem melhorado o atendimento preventivo de diagnóstico de câncer de mama e colo de útero no sistema único de saúde.

15 Odm 6: Combater o hiv/aids, a Malária e outras Doenças
O Brasil se tornou referência no mundo no tratamento da AIDS e oferece gratuitamente, pelo SUS, os medicamentos antirretrovirais necessários para a convivência com a síndrome; O SUS também oferece tratamento completo e acompanhamento dos casos de malária, tuberculose, hanseníase entre outras doenças.

16 Até 2015, interromper a propagação e diminuir a incidência de HIV/aids

17 Odm 7: Garantir a Sustentabilidade Ambiental
Em todos os biomas do Brasil, as taxas de desmatamento tem sido reduzidas: Na Amazônia legal o monitoramento do desmatamento começou em 1988, oscilou muito desde então, mas em 2012 foi de 4,57 mil Km2 contra 29,1 mil, em 1995; Na caatinga houve uma queda de 2,8 mil para cerca de 1,9 mil; No cerrado, o mais atingido pelas queimadas, saiu de uma média de 14,1 mil para 6,5 mil; O pantanal, o pampa e a mata atlântica seguiram a mesma tendênia.

18 Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso à água potável e ao esgotamento sanitário

19 Odm 8: Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento
O Brasil tem estabelecido inúmeras iniciativas de cooperação técnica Sul-Sul, com o objetivo de atender as necessidades dos países menos desenvolvidas, tanto na América Latina e Caribe como na África e na Ásia.

20 Conclusões O Brasil tem trilhado o caminho rumo ao alcance dos objetivos do milênio, o estado pode e deve ajudar; A construção de um mundo melhor, todavia, depende da mudança interior de cada indivíduo. Precisamos cultivar os valores da verdade, da autonomia, da solidariedade e da felicidade. “SOMOS O PRESENTE DE DEUS SENDO DESEMBRULHADO, NÃO NOS INDENTIFIQUEMOS COM O PAPEL!”


Carregar ppt "CONVERSAS DE JUSTIÇA E PAZ BRASÍLIA, 03 DE NOVEMBRO DE 2014"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google