A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fratura de Clavícula Equipe: Ana Lúcia Mello da Rocha

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fratura de Clavícula Equipe: Ana Lúcia Mello da Rocha"— Transcrição da apresentação:

1 Fratura de Clavícula Equipe: Ana Lúcia Mello da Rocha
Diego Rebello Pereira Marília Simas Tavares Querem Karoline Boaes Sileide Kettle Gonçalves Turma: FIN06S1

2 clavícula A clavícula forma a porção ventral da cintura escapular. É um osso longo curvado como um “S” itálico, situado quase que horizontalmente logo acima da primeira costela. Articula-se medialmente com o manúbrio do esterno e lateralmente com o acrômio da escápula. Tem duas extremidades, duas faces e duas bordas.  Clavícula - Vista Superior Clavícula - Vista Inferior Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

3 Fratura de clavícula Como ocorre ? Pode ocorrer de diversas maneiras:
Queda sobre o braço e mão espalmada; Queda sobre o ombro; Pancada direta sobre a clavícula; Traumas esportivos; Acidentes de Trânsito;

4 Fratura de clavícula Caso Clínico L.A.P. 26 anos, estudante, sofreu um acidente automobilístico oito dias atrás, foi levado ao pronto socorro, recebeu os atendimentos necessários e foi submetido a exames de radiografias os quais foi verificado fratura de clavícula não fragmenta e não exposta, seus exames revelaram uma fratura de clavícula na região de diáfise distal.

5 Fratura de clavícula Fisiopatologia Fratura diafísaria da clavícula;
Classificação Grupo I terço médio; Características Dor, equimoses , deformidade local, edema na região da fratura, impossibilidade de mover o braço e o ombro. Alguns pacientes relatam ter ouvido um estalo na hora da lesão; Fonte:

6 Fratura de clavícula Órtese: Oito Gessado;
Serve para alinhar a postura, reduzir ou imobilizar alguns movimentos; Custo Beneficio; Material de fácil acesso; O paciente não precisa ficar ajustando; Fonte: Própria

7 Fratura de clavícula Órtese: Oito Gessado; Indicações: Usado para conter ou limitar movimentos dos membros superiores, para que não haja algum movimento exagerado que possa comprometer o processo de regeneração óssea da clavícula.

8 Fratura de clavícula Órtese: Oito Gessado; Contra Indicações;
Edema no local a ser imobilizado; Pacientes Neurológicos; Escoriações; Irritação no local; Neonatal;

9 Fratura de clavícula Órtese: Oito Gessado; Confecção da Órtese É elaborado a partir de tecido de malha (Isentos de impureza, alvejante ópitico e resíduo de amido), impregnada uniformemente com gesso coloidal, derivados celulose e solventes. Possui um corte lateral sinuoso para evitar o desfiamento durante o processo de confecção do aparelho gessado. Fonte: Própria Fonte: Própria Fonte: Própria

10 Fratura de clavícula Órtese: Oito Gessado; Data Prevista para alta: A alta depende de paciente para paciente, geralmente dura de duas a três semanas, é pedido um exame radiológico para verificar antes de suspender a utilização da órtese.

11 Fratura de clavícula Tratamento Fisioterapêutico; Reeducação Postural;
Ganho de ADM global do ombro; Fortalecimento Global do ombro e da cintura escapular; Modalidades: Crioterapia, Ultrassom, Eletroterapia, Iontoforese; Programa de exercícios cinesiológicos; Fonte: Fonte:

12 Obrigado pela Atenção!

13 Referências Material da Internet:
Elias N, Ribeiro Filho JEG, Campinhos LA, Oliveira S, Alves MBO, Reis C. : Fratura da Clavícula: Quando Operar? In Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Guimarães JM, Barreto JM, organizações, PROATO: Programa de Atualização em traumatologia e ortopedia: ciclo 10. Porto Alegre: Artmed / Panamericana; P.9 – 58. (sistema de Educação Médica Continuada a Distância, v. 1) Material da Internet: conservador-sem-cirurgia/


Carregar ppt "Fratura de Clavícula Equipe: Ana Lúcia Mello da Rocha"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google