A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação de Professores na UFMS: Apontamentos de desafios a partir da experiência (recente) do Prodocência... Prof. Me. Valdeci Luiz Fontoura dos Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação de Professores na UFMS: Apontamentos de desafios a partir da experiência (recente) do Prodocência... Prof. Me. Valdeci Luiz Fontoura dos Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Formação de Professores na UFMS: Apontamentos de desafios a partir da experiência (recente) do Prodocência... Prof. Me. Valdeci Luiz Fontoura dos Santos (Val Fontoura) Mestre em Educação pela UNESP Especialista em Educação pela UFMS Graduado em Pedagogia pelas FIRB Habilitado para o Magistério pelo CEFAM

2 Marcas Referenciais desta apresentação: - Fundamentos de Didática – Licenciaturas / CPTL Didática/ Organização e Planejamento Educacional / Estágio Obrgiatório – Licenciatura em Pedagogia / CPTL - Laboratório Multidisciplinar de Ensino e Aprendizagem – LEA/CPTL/UFMS - Coordenação Geral do Prodocência/UFMS (Edital 28/2010 – CAPES)

3 O Prodocência na UFMS (Edital 28/2010 – CAPES) PROGRAMA DE CONSOLIDAÇÃO DAS LICENCIATURAS “CURSO DE LICENCIATURA: DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL”

4 Nosso ponto de partida... “negação da importância da área de saberes pedagógicos no conjunto das licenciaturas e, (...) visão depreciativa do estágio obrigatório como sinônimo de prática, portanto, área de menor importância na formação de professores”

5 Nossa utopia... Inserir criticamente o estudante da licenciatura no universo do trabalho docente (cultura escolar); Propiciar o nascimento de uma profissionalidade que tem como requisito o hábito da reflexão crítica sobre a prática pedagógica a ser desenvolvida pelo próprio estudante;

6 Nossa utopia... articular o curso de licenciatura com a educação básica proporcionando a abertura de um canal de integração entre a universidade e a educação básica que tem como mote a prática pedagógica; subsidiar a decisão do estudante da licenciatura com relação ao seu encaminhamento profissional assumindo a categoria do trabalho docente como núcleo central desse processo formativo;

7 Nossa utopia... Promover a reformulação curricular das licenciaturas a partir da instalação de Fóruns de Licenciatura nos diferentes campi da universidade. Esse movimento deverá objetivar a constituição de outro maior, qual seja, a de instalação do Fórum de Licenciaturas da UFMS.

8 LICENCIATURAS ENVOLVIDAS E SUAS AÇÕES NO PRODOCÊNCIA (Recorte objetivo) - CCHS PEDAGOGIA AÇÃO: CICLO DE DEBATES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - CCET QUÍMICA AÇÃO: INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO E EXTENSÃO (SHOW DE QUÍMICA NAS ESCOLAS) COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

9 - CPAN MATEMÁTICA AÇÃO: ENFRENTAMENTO DA EVASÃO E RETENÇÃO DE ESTUDANTES NO PRIMEIRO ANO DO CURSO / INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES COM A MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS EM PARCERIA COM A APAE DE CORUMBÁ - CPTL LEA/CPTL/UFMS (BIOLOGIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LETRAS, MATEMÁTICA E PEDAGOGIA) AÇÃO: FÓRUM DE LICENCIATURAS DO CPTL (FLIN)

10 Seminários de Consolidação do Prodocência Ações: -Apresentação das ações -Relatos de execução das ações -Fundamentação teórica na área de formação de professores -Gestão do Programa -Planejamento da produção do grupo com o fim de socialização dos impactos nas licenciaturas envolvidas

11 Minha visão dos desafios postos à formação de professores na UFMS -Afirmação da identidade dos Cursos de Licenciatura da UFMS a)Superação dos “ecos” de uma cultura formativa fragmentada em que a licenciatura foi organizada como um complemento posterior ao bacharelado ( Modelo 3 + 1)

12 b) Enfrentamento, a partir dos impactos das Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores, do falso conflito entre os saberes disciplinares (Formação Disciplinar / Ciências de Referência) e os saberes pedagógicos (Formação para a Docência / Ciência Pedagógica) c) Consolidação da Prática como Componente Curricular nos Cursos de Licenciatura como espaço/cenário da aproximação dos licenciandos com o mundo do trabalho enquanto educadores

13 d) Consolidação da relação dos Cursos de Licenciatura com as escolas de educação básica por meio do fortalecimento do estágio obrigatório enquanto “via de mão dupla” estreitamente vinculada à pesquisa e à extensão. e)Instituição/Desenvolvimento/Articulação de espaços coletivos setoriais (Fóruns de Licenciaturas por campi / regiões) e do espaço institucional de articulação do conjunto de cursos de licenciaturas da UFMS (Fórum de Licenciaturas da UFMS)

14 f) Construção do Projeto Institucional da UFMS para a Formação de Professores enquanto elemento estratégico do cumprimento de sua missão enquanto Universidade Pública que busca ser socialmente referenciada e comprometida com a efetiva democratização da sociedade brasileira no recorte sul- matogrossense.

15 Para “finalizar”... “podemos dizer que há uma crise na formação inicial de professores para a educação básica, tal como normatizada e oferecida pelas IESs, especialmente em seus aspectos de dinâmica curricular, aí incluídos os estágios, tanto nos cursos presenciais como nos a distância” (GATTI, BARRETO E ANDRÉ. Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. UNESCO, 2011)

16 “SIMPLESMENTE, NÃO POSSO PENSAR PELOS OUTROS NEM PARA OS OUTROS, NEM SEM OS OUTROS” PAULO FREIRE

17 OBRIGADO!!!!


Carregar ppt "Formação de Professores na UFMS: Apontamentos de desafios a partir da experiência (recente) do Prodocência... Prof. Me. Valdeci Luiz Fontoura dos Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google