A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO, NOVOS PERFIS E PAPÉIS PROFISSIONAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO, NOVOS PERFIS E PAPÉIS PROFISSIONAIS."— Transcrição da apresentação:

1 MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO, NOVOS PERFIS E PAPÉIS PROFISSIONAIS

2 GRANDES FATORES DE MUDANÇA A (R) EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO AS TECNOLOGIAS DE BASE CIENTÍFICA AS TECNOLOGIAS DE BASE CIENTÍFICA AS NOVAS TECNOLOGIAS ORGANIZACIONAIS E DE GESTÃO AS NOVAS TECNOLOGIAS ORGANIZACIONAIS E DE GESTÃO AS MUDANÇAS SOCIAIS AS MUDANÇAS SOCIAIS IGUALDADE DE GÊNERO IGUALDADE DE GÊNERO MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS DA CHAMINÉ AO CHIP

3 O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA OS NOVOS PERFIS PROFISSIONAIS FONTE: DOCUMENTO WHAT WORK REQUIRES OF SCHOOLS, ELABORADO PELO DEPARTAMENTO DE TRABALHO DOS EUA EM APENDICE DA TESE DE DOUTORADO APRESENTADA AO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UFRJ POR ALUÍSIO ANTÔNIO DE BARROS EM 1997.

4 O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA HABILIDADES, QUALIDADES E COMPETÊNCIAS I - HABILIDADES I. 1 HABILIDADES BÁSICAS LER LER ESCREVER ESCREVER EXECUTAR OPERAÇÕES ARITMÉTICAS E MATEMÁTICAS EXECUTAR OPERAÇÕES ARITMÉTICAS E MATEMÁTICAS OUVIR OUVIR FALAR FALAR

5 I - HABILIDADES I. 2 HABILIDADES DO PENSAMENTO PENSAMENTO CRIATIVO PENSAMENTO CRIATIVO TOMADA DE DECISÃO TOMADA DE DECISÃO SOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS VISUALIZAÇÃO MENTAL VISUALIZAÇÃO MENTAL SABER APRENDER SABER APRENDER RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA

6 II - QUALIDADES PESSOAIS RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE AUTO ESTIMA AUTO ESTIMA SOCIABILIDADE SOCIABILIDADE AUTO GERENCIAMENTO AUTO GERENCIAMENTO INTEGRIDADE / HONESTIDADE INTEGRIDADE / HONESTIDADE O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA

7 III - COMPETÊNCIAS III.1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS TEMPO TEMPO FINANCEIROS FINANCEIROS MATERIAIS & INSTALAÇÕES MATERIAIS & INSTALAÇÕES HUMANOS HUMANOS O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA

8 III - COMPETÊNCIAS III.2 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PARTICIPAR COMO MEMBRO DE UMA EQUIPE PARTICIPAR COMO MEMBRO DE UMA EQUIPE ENSINAR ENSINAR EXERCER LIDERANÇA EXERCER LIDERANÇA ATENDER CLIENTES ATENDER CLIENTES NEGOCIAR DECISÕES NEGOCIAR DECISÕES TRABALHAR COM DIVERSIDADE CULTURAL TRABALHAR COM DIVERSIDADE CULTURAL O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA

9 III - COMPETÊNCIAS III.3 INFORMAÇÃO ADQUIRIR E AVALIAR INFORMAÇÕES ADQUIRIR E AVALIAR INFORMAÇÕES ORGANIZAR E MANTER INFORMAÇÕES ORGANIZAR E MANTER INFORMAÇÕES INTERPRETAR E COMUNICAR INFORMAÇÕES INTERPRETAR E COMUNICAR INFORMAÇÕES PROCESSAR INFORMAÇÕES COM RECURSOS PROCESSAR INFORMAÇÕES COM RECURSOS INFORMÁTICOS INFORMÁTICOS O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA

10 III - COMPETÊNCIAS III.4 - SISTEMAS COMPREENDER SISTEMAS COMPREENDER SISTEMAS MONITORAR E CORRIGIR DESEMPENHO DE MONITORAR E CORRIGIR DESEMPENHO DE SISTEMAS SISTEMAS APERFEIÇOAR E ELABORAR SISTEMAS APERFEIÇOAR E ELABORAR SISTEMAS O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA

11 III - COMPETÊNCIAS III.5 - TECNOLOGIA SELECIONAR TECNOLOGIA SELECIONAR TECNOLOGIA APLICAR TECNOLOGIA NA TAREFA APLICAR TECNOLOGIA NA TAREFA RESOLVER PROBLEMAS DA TECNOLOGIA RESOLVER PROBLEMAS DA TECNOLOGIA O QUE O MUNDO DO TRABALHO REQUER DA ESCOLA

12 A CONSTRUÇÃO DOS NOVOS PERFIS A CONSTRUÇÃO DOS NOVOS PERFIS OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO

13 1 -AS CEGUEIRAS DO CONHECIMENTO:O ERRO E A ILUSÃO 1 - AS CEGUEIRAS DO CONHECIMENTO: O ERRO E A ILUSÃO OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO OS ERROS MENTAIS OS ERROS MENTAIS OS ERROS INTELECTUAIS OS ERROS INTELECTUAIS OS ERROS DA RAZÃO OS ERROS DA RAZÃO AS CEGUEIRAS PARADIGMÁTICAS AS CEGUEIRAS PARADIGMÁTICAS

14 2 -OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE 2 - OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO OS SABERES DESUNIDOS X OS PROBLEMAS MULTIDISCIPLINARES, TRANSVERSAIS, GLOBAIS E PLANETÁRIOS. OS SABERES DESUNIDOS X OS PROBLEMAS MULTIDISCIPLINARES, TRANSVERSAIS, GLOBAIS E PLANETÁRIOS. DAR VISIBILIDADE DAR VISIBILIDADE - AO CONTEXTO - AO CONTEXTO - AO GLOBAL - AO GLOBAL - AO MULTIDIMENSIONAL - AO MULTIDIMENSIONAL - AO COMPLEXO - AO COMPLEXO

15 3 -CONHECER A CONDIÇÃO HUMANA 3 - CONHECER A CONDIÇÃO HUMANA OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO O HUMANO NO UNIVERSO O HUMANO NO UNIVERSO O HUMANO DO HUMANO O HUMANO DO HUMANO O CIRCUITO INDIVÍDUO/SOCIEDADE/ESPÉCIE O CIRCUITO INDIVÍDUO/SOCIEDADE/ESPÉCIE REJEITAR AS VISÕES UNILATERAIS DO SER HUMANO REJEITAR AS VISÕES UNILATERAIS DO SER HUMANO

16 4 -CONHECER A IDENTIDADE TERRENA 4 - CONHECER A IDENTIDADE TERRENA OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO A ERA PLANETÁRIA A ERA PLANETÁRIA O LEGADO DO SÉCULO XX O LEGADO DO SÉCULO XX A IDENTIDADE E A CONSCIÊNCIA TERRENA A IDENTIDADE E A CONSCIÊNCIA TERRENA - A CONSCIÊNCIA ANTROPOLÓGICA - A CONSCIÊNCIA ANTROPOLÓGICA - A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA - A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA - A CONSCIÊNCIA CÍVICA TERRENA - A CONSCIÊNCIA CÍVICA TERRENA - A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL DA CONDIÇÃO HUMANA - A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL DA CONDIÇÃO HUMANA

17 5 -ENFRENTAR AS INCERTEZAS 5 - ENFRENTAR AS INCERTEZAS OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO A INCERTEZA HISTÓRICA A INCERTEZA HISTÓRICA A HISTÓRIA CRIADORA E DESTRUIDORA A HISTÓRIA CRIADORA E DESTRUIDORA O MUNDO INCERTO O MUNDO INCERTO A IMPREVISIBILIDADE EM LONGO PRAZO A IMPREVISIBILIDADE EM LONGO PRAZO

18 6 -APRENDER A COMPREENSÃO 6 - APRENDER A COMPREENSÃO OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO A COMPREENSÃO INTELECTUAL E A COMPREENSÃO HUMANA A COMPREENSÃO INTELECTUAL E A COMPREENSÃO HUMANA A EDUCAÇÃO PARA A COMPREENSÃO A EDUCAÇÃO PARA A COMPREENSÃO A ÉTICA DA COMPREENSÃO A ÉTICA DA COMPREENSÃO

19 7 -A ÉTICA DO GÊNERO HUMANO 7 - A ÉTICA DO GÊNERO HUMANO OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO A RELAÇÃO INDIVÍDUO/SOCIEDADE: A DEMOCRACIA A RELAÇÃO INDIVÍDUO/SOCIEDADE: A DEMOCRACIA A RELAÇÃO INDIVÍDUO/ESPÉCIE: A CIDADANIA TERRESTRE. A RELAÇÃO INDIVÍDUO/ESPÉCIE: A CIDADANIA TERRESTRE. FONTE: OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO; EDGAR MORIM - EDIÇÕES UNESCO.

20 APRENDER A CONHECER APRENDER A CONHECER APRENDER A FAZER APRENDER A FAZER APRENDER A CONVIVER APRENDER A CONVIVER APRENDER A SER APRENDER A SER OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO FONTE: EDUCAÇÃO: UM TESOURO A DESCOBRIR. RELATÓRIO DA UNESCO SOBRE A EDUCAÇÃO, COORDENADO POR JACQUES DELORS - EDIÇÕES UNESCO.

21 A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SÉCULO XXI Na Universidade os compromissos com a qualidade e com a realidade legitimarão o incentivo a rutura e a transgressão. 4A rutura com modelos, formas de organização, processos e métodos da “chaminé”. 4A transgressão pela violação das “ex-atuais” fronteiras do conhecimento e da tecnologia. A Educação A Educação: A Educação Profissional consolida sua identidade rompe com as concepções tradicionais e favorece a autonomia do aprendiz, na busca do saber, do saber pensar, do saber ser, do saber agir, do saber conviver além do saber fazer.

22 REQUISITOS DO MUNDO DO TRABALHO NA ERA DO CHIP SABERES SABER AGIR SABER SER SABER FAZER SABER A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS

23 SABERES SABER SER SABER FAZER SABER AGIR SABER Convivência socialConvivência social ResponsabilidadeResponsabilidade AutoestimaAutoestima AutogerenciamientoAutogerenciamiento ÉticaÉtica SABER SER (Afetivo) REQUISITOS DO MUNDO DO TRABALHO NA ERA DO CHIP

24 SABERES SABER SER SABER FAZER SABER AGIR SABER Mobilização de conhecimentos, de habilidades, de experiência e da intuiçãoMobilização de conhecimentos, de habilidades, de experiência e da intuição Resolução de situações-problemaResolução de situações-problema Trabalho com diversidade culturalTrabalho com diversidade cultural Participação como membro de uma equipeParticipação como membro de uma equipe Administração de recursosAdministração de recursos SABER AGIR (fazer pensando) REQUISITOS DO MUNDO DO TRABALHO NA ERA DO CHIP

25 SABERES SABER SER SABER FAZER SABER AGIR SABER Concepção de um projetoConcepção de um projeto Aplicação dos conhecimentosAplicação dos conhecimentos Habilidades psicomotorasHabilidades psicomotoras Estabelecimento de relações entre programação e execuçãoEstabelecimento de relações entre programação e execução Finalização de um produtoFinalização de um produto SABER FAZER (Psicomotor) REQUISITOS DO MUNDO DO TRABALHO NA ERA DO CHIP

26 SABERES SABER SER SABER FAZER SABER AGIR SABER SABERES SABER SER SABER FAZER SABER AGIR SABER A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS Conhecimento científico, técnico e tecnológicoConhecimento científico, técnico e tecnológico Conhecimentos geraisConhecimentos gerais SABER(Cognitivo) REQUISITOS DO MUNDO DO TRABALHO NA ERA DO CHIP

27 A NOVA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MUDA O FOCO DO TRABALHO ESCOLAR, MUDA O PARADIGMA DE FORMAÇÃO De Transmissão do Conhecimento PARA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS Construir competências a partir da escola significa a construção dos esquemas de mobilização dos conhecimentos, das emoções e do fazer. É UM NOVO PROJETO DE ESCOLA PRESSUPÕE O ALUNO COMO AGENTE DO PROCESSO : FAZ, PERGUNTA, PESQUISA, DESCOBRE, CRIA, APRENDE FOCO NA APRENDIZAGEM CURRÍCULO É MEIO PARA GUIAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOVA FUNÇÃO DE PROFESSOR E DE ALUNO

28 Pedagogia de Projetos e Solução de Problemas : “aprender a resolver, resolver para aprender” “aprender a resolver, resolver para aprender”

29 ASSIM Currículo para habilitação profissional de um técnico, na perspectiva da construção de competências, é composto essencialmente de um eixo de projetos, problemas e/ou desafios significativos do contexto produtivo. No Paradigma de COMPETÊNCIAS METODOLOGIA É ESSENCIAL

30 Os programas de educação profissional, com currículos dirigidos para competências, caracterizam- se por um conjunto significativo de projetos e problemas reais ou simulados, que desencadeiam ações resolutivas, incluídas as de pesquisa e estudo de conteúdos ou de bases tecnológicas de suporte, podendo estas serem reunidas em disciplinas, seminários, ciclos de debates, atividades experimentais laboratoriais, atividades no mundo produtivo, etc. NESTA PERSPECTIVA No Paradigma de COMPETÊNCIAS METODOLOGIA É ESSENCIAL

31 A sociedade tecnológica, da explosão de conhecimentos e informações, das mudanças rápidas, requer profissionais com capacidade de aprender rapidamente novos conhecimentos: não basta adquirir o conjunto de conhecimentos já elaborados, é imprescindível adquirir habilidades e estratégias que lhes permitam aprender novos conhecimentos, saber acessá-los; POR QUE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS? A solução de problemas è um dos recursos mais acessíveis para levar os alunos a aprender a aprender;

32 Ensinar a resolver problemas supõe dotar os alunos da capacidade de aprender a aprender, de questionar e ir buscar respostas, de construir autonomia; POR QUE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS? Cria o hábito e a atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta, bem como ensina a propor problemas para si mesmo e a resolvê-los; Prepara mais adequadamente para desenvolver habilidades e estratégias eficientes para buscar respostas para os problemas do cotidiano do processo produtivo-rotineiros ou inusitados.

33 OS NOVOS PAPÉIS PROFISSIONAIS OS NOVOS PAPÉIS PROFISSIONAIS O PROFISSIONAL DO FUTURO QUE COMEÇA HOJE, ALÉM DE DESEMPENHAR AS FUNÇÕES TÉCNICAS DE SUA COMPETÊNCIA, DEVE SER CAPAZ DE TOMAR DECISÕES AVALIANDO RISCOS, TER CONSCIÊNCIA DE SEUS DIREITOS E DEVERES COMO TÉCNICO E CIDADÃO, TER AUTONOMIA E CONVICÇÃO DE QUE É PARTÍCIPE, E MAIS DO QUE PARTÍCIPE, É SUJEITO DA CONSTRUÇÃO DE ALGO MUITO MAIOR DO QUE OS BENS E SERVIÇOS QUE COM SUA TÉCNICA SÃO ELABORADOS. SÃO AS DIMENSÕES PARA ALÉM DA TÉCNICA E DA ECONOMIA DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: A SUA REALIZAÇÃO COMO PESSOA, NA DIMENSÃO PSICOLÓGICA, E COMO SER GREGÁRIO, RESPONSÁVEL EM ALGUMA MEDIDA, PELA CONSTRUÇÃO DO FUTURO, NA DIMENSÃO SOCIOLÓGICA.


Carregar ppt "MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO, NOVOS PERFIS E PAPÉIS PROFISSIONAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google