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Avaliação de Desempenho

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Apresentação em tema: "Avaliação de Desempenho"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Desempenho
Que Medidas de Desempenho? Discussão sobre medidas de indicadores de um avião. Velocidade do ar (meta atual) Altitude (analisado anteriormente) Nível de Combustível (próximo item do processo a ser medido) “ Combustível é relevante, mas não podemos nos concentrar em fazer muitas “coisas” simultaneamente” (frase do piloto)

2 Análise Gestores de operações, assim como pilotos de jato, necessitam de instrumentos de medidas sobre muitos aspectos de desempenho dos ambientes que gerenciam para monitorar a jornada que objetiva obter excelentes resultados futuros.

3 O que é Medida de Desempenho ?
Processo de quantificar ação: processo de quantificação da ação que leva ao desempenho. Para as empresas atingirem seus objetivos, é preciso satisfazer as necessidades de seus clientes de forma mais eficiente e eficaz que a concorrência.

4 Eficácia - ênfase nos resultados - objetivos atingidos
Eficiência x Eficácia Eficácia - ênfase nos resultados - objetivos atingidos Eficiência - ênfase nos meios - medida de quão economicamente os recursos são utilizados

5 O que Medir? - grupo relacionado ao Custo;
Prioridades competitivas estratégicas - grupo relacionado ao Custo; - grupo relacionado à Qualidade; - grupo relacionado à Flexibilidade; - grupo relacionado à Velocidade de Entrega; - grupo relacionado ao Serviço (confiabilidade);

6 Custo Custos relativos à concorrência;
Custos de manufatura (operação); Produtividade do capital, da mão-de-obra, do equipamento; Mão-de-obra direta e indireta; Custo relativo (%) da mão de obra, do equipamento, de materiais; Redução média de tempos de preparação de equipamento (setup); Redução média de custos de rotatividade de mão de obra; Custos com materiais / estoques.

7 Qualidade Qualidade percebida do produto, das instalações e do atendimento; Qualidade comparada aos concorrentes; Confiabilidade e durabilidade; Percentual de clientes satisfeitos e grau de satisfação dos mesmos; Tempo médio entre falhas do produto; Taxa de aprovação no controle de qualidade / Nº de Defeitos; Custos de prevenção, inspeção, falhas internas e externas; Competência do fornecedor para resolver problemas técnicos.

8 Flexibilidade Quanto da qualidade, entregas e custos não são afetados nas mudanças de mix / volume; Tempo de desenvolvimento de novos produtos; Flexibilidade percebida para customizar produtos; Número de itens processados simultaneamente; Tempo de preparação de equipamento (setup x changeover); Quão rápido a operação se ajusta às mudanças de volume; Percentagem de mão-de-obra polivalente, de equipamentos multifuncionais, etc.

9 Velocidade de Entrega Lead times internos;
Tempos de ciclo da operação; Tempo de processamento de pedidos; Tempo de resposta a solicitações de clientes; Estoques em processo; Tempo de agregação de valor por tempo total no sistema; Distância percorrida pelos fluxos; Tempos perdidos em atividades não agregadoras de valor.

10 Serviços - confiabilidade
Acurácia das previsões de demanda; Percentual de entregas no prazo (pedidos); Percentual de datas renegociadas com clientes; Aderência às datas prometidas Atraso médio; Aderência ao plano de distribuição Percentagem de redução de lead times por linha de produto; Percentagem de melhoria na fração (saída real)/(saída desejada); Percentagem de redução dos lead times de compras.

11 Boas Medidas de Desempenho
Ser simples de entender e usar; Ser derivadas da estratégica e alinhadas com as prioridades competitivas da operação; Refletir o processo de negócio envolvido, ou seja, o cliente e o fornecedor envolvidos deveriam participar da definição; Referir-se a metas específicas e focalizar em melhoramento; Ser claramente definidas e relevantes; Manter seu significado ao longo do tempo; Ser objetivas e não apenas opinativas; Ser mais globais que localizadas, etc.

12 Produtividade Total e Parcial
Medida da eficiência com que os recursos de entrada (insumos) de um sistema de agregação de valor são transformados em saídas (produtos).

13 Produtividade Total e Parcial (2)
razão entre o produto real bruto mensurável e a combinação de todos os correspondentes insumos mensuráveis; Produtividade Parcial razão entre o produto real bruto mensurável e uma classe (específica) de insumo mensurável.

14 Capacidade do Projeto Definição
Capacidade de uma operação é o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo que o processo pode realizar sob condições normais de operação.

15 Volume de Produção Real =
Capacidade Efetiva = capacidade do projeto – perdas inevitáveis e planejadas Volume de Produção Real = capacidade do projeto – (perdas inevitáveis + perdas que poderiam ser evitadas) Utilização da Capacidade = volume de produção real capacidade de projeto Eficiência da Fábrica = volume de produção real capacidade efetiva

16 Exemplo: Suponha que o fabricante de papel reciclado tenha uma linha de produção cuja capacidade de projeto seja 200 metros quadrados por minuto e que a linha opera 24 horas por dia, 7 dias por semana. Na tabela a seguir é possível observar o que se perde de produção por semana: Qual é a taxa de utilização e eficiência para o exemplo destacado? 1 Tempo de preparação de máquinas 20000 m2 2 Manutenção preventiva 12000 m2 3 Amostragem de qualidade 22000 m2 4 Faltas de pessoal 18000 m2 5 Faltas de estoque de matéria-prima 16000 m2 6 Paradas de manutenção 25000 m2

17 Solução: Capacidade de projeto = 200 m2 x 60 min x 24 hs x 7 dias = 2,016 milhões de metros quadrados por semana. Capacidade efetiva = capacidade do projeto – perdas inevitáveis e planejadas m2 – m2 = m2 Tempo de preparação de máquinas Perdas Programadas = Manutenção preventiva Amostragem de qualidade

18 Solução: Volume de Produção Real = capacidade efetiva – perdas que poderia ser evitadas. m2 – m2 = m2 18000 – Falta de pessoal Perdas que poderiam = – Falta de estoque de matéria-prima ser evitadas – Paradas de manutenção

19 Solução: Utilização da Fábrica Eficiência da Fábrica
= volume de produção real = m2 = 94,39% capacidade de projeto m2 Eficiência da Fábrica = volume de produção real = m2 = 96,99% capacidade efetiva m2


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