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QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.

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Apresentação em tema: "QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional."— Transcrição da apresentação:

1 QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional

2 3ª actividade da 1ª Fase do Programa Programa QI_PME NORTE Diagnóstico Organizacional Seminário de Diagnóstico Benchmarking Balanço de Competências Organizacional Encaminhamento para Centros de Novas Oportunidades (CNO) Elaboração do Plano de Acção Implementação do Plano de Acção Consultadoria Especializada Sessões Temáticas Formação Intra / Inter Avaliação e Redefinição do Plano de Acção Avaliação Seminário de Encerramento 1ª Fase2ª Fase3ª Fase

3 > Intervenientes (inputs) Empresário / Representantes da Empresa BCO Consultor (competências em concepção e planeamento estratégico da formação) Benchmarking (análises e conclusões) Coordenação / EXPOENTE

4 > Balanço de Competências Organizacional O que é? Processo de identificação das competências detidas pela Organização (pessoas) E das competências que são necessárias desenvolver Para que a Organização responda adequadamente aos desafios do negócio que lhe são colocados Para que serve?

5 > Balanço de Competências Organizacional Ideias chave O desenvolvimento de competências operacionaliza-se através da formação A identificação das práticas e dos saberes associados é fundamental para o desenho da formação

6 > Balanço de Competências Organizacional 1)Planeamento: Fases do exercício de BCO i.Selecção dos módulos (equivalentes às áreas de avaliação de benchmarking) iii.Escolha do processo de recolha de informação (entrevista, recolha de documentação, consulta, observação, etc.) ii.Selecção dos interlocutores (empresário, direcção-geral, responsáveis, etc.) iv.Calendarização das actividades com os interlocutores

7 > Balanço de Competências Organizacional Fases do exercício de BCO 2)Desenvolvimento do exercício: v.Identificar os colaboradores / público-alvo para as acções formativas i.Ilustração de práticas associadas às situações desafiantes ii.Determinação do nível de desenvolvimento das situações desafiantes (Elevado, Médio e Baixo) iii.Definição do grau de prioridade (Muito Elevado, Elevado, Médio e Baixo) para as situações desafiantes com nível de desenvolvimento médio ou baixo iv.Definição do tipo de saber (Saberes; Saber-ser; Saber-fazer) predominante de cada prática e os saberes específicos a intensificar ou introduzir através de formação

8 > Balanço de Competências Organizacional Fases do exercício de BCO 3)Relatório: i.Elaboração do relatório do exercício de BCO ii.Análise e validação do relatório pelo empresário

9  Metodologia Definir necessidades de competências

10 > Módulos Normativos 4 Módulos de carácter obrigatório (Excelência, Financeiro, Gestão e Marketing) 1 Módulo à escolha (Produção, Inovação, Ambiente e Energia, Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social, Logística) Associados às Áreas de Benchmarking

11 > Módulos Normativos – 4 Obrigatórios 1.LIDERANÇA 2.ESTRATÉGIA 3.PESSOAS 4.RECURSOS 5.PROCESSOS 6.AVALIAÇÃO Dimensões 1.ECONOMIA/FINANÇAS 2.CONTABILIDADE 3.TESOURARIA 4.AUDITORIA 5.CONTROLO DE GESTÃO Dimensões 1.SATISFAÇÃO DO CLIENTE 2.INOVAÇÃO DE PRODUTOS / SERVIÇOS 3.FORNECEDORES 4.INFORMAÇÃO 5.RECURSOS HUMANOS Dimensões 1.ESTRATÉGIA 2.PRODUTOS / SERVIÇOS 3.MODELO DE PREÇO 4.PROMOÇÃO 5.DISTRIBUIÇÃO 6.GESTÃO DE CLIENTES Dimensões Excelência FinanceiroMarketing Gestão

12 > Módulos Normativos – 1 Opcional 1. POLÍTICA 2. PLANEAMENTO 3. GESTÃO 4. IMPLEMENTAÇÃO 5. OPERAÇÃO 6. MONITORIZAÇÃO Dimensões 1.RECURSOS HUMANOS 2.PRODUTOS 3.PROCESSO 4.ORGANIZAÇÃO 5.MARKETING 6.FINANCEIRA Dimensões 1. PLANEAMENTO 2. PRODUÇÃO 3. FORNECEDORES 4. MANUTENÇÃO Dimensões 1.POLÍTICA 2.PLANEAMENTO 3.ACTIVIDADES Dimensões Amb. e Energia InovaçãoSegurança Produção

13 > As situações desafiantes 1.SATISFAÇÃO DO CLIENTE 2.INOVAÇÃO DE PRODUTOS / SERVIÇOS 3.FORNECEDORES 4.INFORMAÇÃO 5.RECURSOS HUMANOS Dimensões Implementar sistemas e mecanismos de medição do grau de satisfação de clientes Gestão Situações desafiantes Definir critérios e indicadores de satisfação de serviço prestado Interpretar os dados/informações fornecidas pelos clientes quanto ao nível de serviço Acompanhar reclamações

14 > O questionário Implementar sistemas e mecanismos de medição do grau de satisfação de clientes Situação desafiante Anualmente são enviados questionários de avaliação de satisfação aos clientes. Procedimento implementado no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade. Ilustração de prática Nível de desenvolvimento Elevado FIM

15 > O questionário Implementar sistemas e mecanismos de medição do grau de satisfação de clientes Situação desafiante O grau de satisfação de clientes baseia-se fundamentalmente em informações qualitativas da equipa de vendas. Ilustração de prática Nível de desenvolvimento Baixo Intensificar Sim Prioridade Elevado Saberes Saberes específicos Criar um inquérito com base nos indicadores de avaliação da satisfação dos clientes. Saber definir indicadores de avaliação da satisfação dos clientes. Público-alvo Gestão intermédia e departamento comercial

16  As competências Posicionamento da empresa relativamente às competências em análise Competência não relevante - competência que a empresa não possui, nem pensa vir a adquirir em função da sua opção estratégica. Competência a desenvolver - competência inexistente ou pouco desenvolvida na empresa, mas que a empresa necessita desenvolver. Competência com desenvolvimento médio - competência que a empresa possui e utiliza mas pontualmente. Competência com desenvolvimento elevado - competência que a empresa domina e utiliza frequentemente.

17 MERCI!


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