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O Radialista e a Internet Por que ainda não estamos produzindo conteúdo digital? Ricardo Cestari Jr.

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Apresentação em tema: "O Radialista e a Internet Por que ainda não estamos produzindo conteúdo digital? Ricardo Cestari Jr."— Transcrição da apresentação:

1 O Radialista e a Internet Por que ainda não estamos produzindo conteúdo digital? Ricardo Cestari Jr.

2 @rcestari_jrfacebook.com/ricardo.c.juniorricardo.cesjr@gmail.com Aspirante a escritor de literatura fantástica Aspirante a escritor de literatura fantástica Viciado em Videogame Viciado em Videogame Vocalista de banda de rock Vocalista de banda de rock Desenvolvedor de Projetos Desenvolvedor de Projetos Hubble Produções Hubble Produções Sexo, Legumes e Rock ‘n’ Roll Sexo, Legumes e Rock ‘n’ Roll Arquivista no Tráfego de Fitas da Rede Record Arquivista no Tráfego de Fitas da Rede Record Foco de Trabalho em Transmidia Storytelling Foco de Trabalho em Transmidia Storytelling

3 REFERÊNCIAS Sexo, Legumes e Rock ‘n’ Roll Sexo, Legumes e Rock ‘n’ Roll Martha Gabriel Martha Gabriel Michel Lent Michel Lent Henry Jenkins Henry Jenkins Jeff Gomez Jeff Gomez YouPix YouPix Socialnomics Socialnomics

4 Vagas para trabalhar com Internet #kd?

5 AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS CONVERGÊNCIA E TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

6 AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS CONVERGÊNCIA E TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

7 COMO ERA Mídia de Difusão (massa) Mídia de Comunicação (2 vias)

8 O QUE MUDOU Comunicação simultânea e de duas vias entre várias pessoas

9 O QUE MUDOU Inversão no Vetor do Marketing Das marcas para as pessoas Das pessoas para as marcas Da mídia de Massa Para a Mídia Pessoal

10 O QUE MUDOU Fonte: Marketing para o Livro Digital de Martha Gabriel - http://www.slideshare.net/marthagabriel/marketing-para-o-livro-digital-by-martha-gabriel http://www.slideshare.net/marthagabriel/marketing-para-o-livro-digital-by-martha-gabriel

11 O QUE MUDOU Fonte: Marketing para o Livro Digital de Martha Gabriel - http://www.slideshare.net/marthagabriel/marketing-para-o-livro-digital-by-martha-gabriel http://www.slideshare.net/marthagabriel/marketing-para-o-livro-digital-by-martha-gabriel

12 VIDEO: THE BREAKUP LINK: https://www.youtube.com/watch?v=yOoQRcTJyawhttps://www.youtube.com/watch?v=yOoQRcTJyaw

13 CLOUD COMPUTING A Internet É o Computador

14 CONTEÚDO GERADO POR USUÁRIOS

15 YouTube (2008) Valor de Mercado: US$ 1,6 bi Valor de Mercado: US$ 1,6 bi Aprox. 60 funcionários Aprox. 60 funcionários US$ 27,5 mi cada funcionário US$ 27,5 mi cada funcionário Microsoft (2008) Valor de Mercado: US$ 280 bi Valor de Mercado: US$ 280 bi Aprox. 70 mil funcionários Aprox. 70 mil funcionários US$ 4 mi cada funcionário US$ 4 mi cada funcionário

16 CONVERGÊNCIA Convergência Cultura Participativa (Web 2.0) Inteligência Coletiva Henry Jenkins – Convergence Culture (2006)

17 MOBILE Real Time Web – “Nowism” Geo-Localização Internet das Coisas – ubiquidade (Web 3.0) Busca – permeia todas as plataformas Video – disponibilidade em qualquer hora/lugar Social Everything Link de Transmidia Fonte: Marketing para o Livro Digital de Martha Gabriel - http://www.slideshare.net/marthagabriel/marketing-para-o-livro-digital-by-martha-gabriel http://www.slideshare.net/marthagabriel/marketing-para-o-livro-digital-by-martha-gabriel

18 AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

19 A ERA DA BUSCA Web 2.0 – Web Read/Write -> Aumento exponencial de conteúdo. (Qualidade? / Filtros) Web 2.0 – Web Read/Write -> Aumento exponencial de conteúdo. (Qualidade? / Filtros) Economia da Atenção Economia da Atenção Mudança de conteúdo estático para dinâmico Mudança de conteúdo estático para dinâmico A necessidade de alfabetização em informação A necessidade de alfabetização em informação A Era da Participação – de mídia de massa para “my” mídia, inversão do vetor de marketing A Era da Participação – de mídia de massa para “my” mídia, inversão do vetor de marketing Fonte: Estratégias avançadas para Marketing de Busca e Redes Sociais - http://www.slideshare.net/marthagabriel/estratgias-avanadas-para-o- marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel http://www.slideshare.net/marthagabriel/estratgias-avanadas-para-o- marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel

20 A ERA DA BUSCA 84% das pessoas online usam motores de busca 84% das pessoas online usam motores de busca 87% desses usuários declararam que encontraram o que estavam buscando 87% desses usuários declararam que encontraram o que estavam buscando 17 milhões de americanos usam motores de busca para escolher a escola dos filhos 17 milhões de americanos usam motores de busca para escolher a escola dos filhos 21 milhões de americanos usam motores de busca para escolher cursos de especialização 21 milhões de americanos usam motores de busca para escolher cursos de especialização “Busca” é a segunda atividade mais popular da Web “Busca” é a segunda atividade mais popular da Web Tendência é que o uso de buscadores ultrapasse o uso do email em breve Tendência é que o uso de buscadores ultrapasse o uso do email em breve Fonte: Estratégias avançadas para Marketing de Busca e Redes Sociais - http://www.slideshare.net/marthagabriel/estratgias-avanadas-para-o- marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel http://www.slideshare.net/marthagabriel/estratgias-avanadas-para-o- marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel

21 A ERA DA BUSCA USUÁRIOS DE BUSCADORES USUÁRIOS DE BUSCADORES Raramente vão além da 1ª Página de resultados Raramente vão além da 1ª Página de resultados 50% abandonam a busca depois da primeira página 50% abandonam a busca depois da primeira página 75% confiam nos resultados de busca obtidos 75% confiam nos resultados de busca obtidos 81.7% raramente lêem além da 3ª pagina de resultados 81.7% raramente lêem além da 3ª pagina de resultados Referência: Estratégias avançadas para Marketing de Busca e Redes Sociais - http://www.slideshare.net/marthagabriel/estratgias-avanadas- para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel http://www.slideshare.net/marthagabriel/estratgias-avanadas- para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel DITADURA DOS TOP 10 DITADURA DOS TOP 10 Necessidade de estar na primeira Página Necessidade de estar na primeira Página Corrida de ouro de empresas por Posicionamento Relevante Corrida de ouro de empresas por Posicionamento Relevante SEO SEO

22 ECONOMIA DA ATENÇÃO Referência: Estratégias avançadas para Marketing de Busca e Redes Sociais - http://www.slideshare.net/marthagabriel/estratgias-avanadas- para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel http://www.slideshare.net/marthagabriel/estratgias-avanadas- para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel

23 RELEVÂNCIA Referência: Estratégias avançadas para Marketing de Busca e Redes Sociais - http://www.slideshare.net/marthagabriel/estratgias-avanadas- para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel http://www.slideshare.net/marthagabriel/estratgias-avanadas- para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel

24 O QUE É RELEVÂNCIA Algo Importante no Tempo e no Espaço. CONTEXTO Referência: Estratégias avançadas para Marketing de Busca e Redes Sociais - http://www.slideshare.net/marthagabriel/estratgias-avanadas- para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel http://www.slideshare.net/marthagabriel/estratgias-avanadas- para-o-marketing-busca-e-redes-sociais-by-martha-gabriel

25 CONTEÚDO Busca + Social + Mobile são o coração da estratégia digital. O sangue que bombeia esse coração é o Conteúdo. Tudo o que é feito no Digital converge pra Conteúdo.

26 CONTEÚDO Geração de conteúdo relevante e de qualidade acima da média para o espectador é o que vai te destacar no gigantesco conglomerado de informações da Internet. Conteúdo é a arma para APARECER

27 CONTEÚDO E o que radialistas fazem, afinal? PRODUZEM CONTEÚDO RELEVANTE DIRECIONADO A UM DETERMINADO PÚBLICO-ALVO

28 AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS CONVERGÊNCIA E TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

29 2º MAIOR MOTOR DE BUSCA É SOCIAL. E BUSCA VIDEOS. #APENAS

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31 ALGUNS DADOS SOBRE MÍDIAS SOCIAIS LINK: http://www.youtube.com/watch?v=-cTZdRc3wGU http://www.youtube.com/watch?v=-cTZdRc3wGU

32 AS MÍDIAS SOCIAIS Fonte: http://ganzmedia.com/social-media-plans-2/what-social-media-is-and-why-your-company-will-fail-without-it/ http://ganzmedia.com/social-media-plans-2/what-social-media-is-and-why-your-company-will-fail-without-it/

33 AS MÍDIAS SOCIAIS

34 MEMETIZAÇÃO E VIRALIZAÇÃO Memes e Virais são fenômenos sociais que foram potencializados pela Web 2.0

35 MEMETIZAÇÃO E VIRALIZAÇÃO “Qualquer coisa que possa ser aprendida e transmitida enquanto unidade autônoma é um meme. Por exemplo, ideias, parte de ideias, valores, sons, linguas, palavras, bordões, desenhos, podem ser memes. As doutrinas e religiões são formadas por memes que perduram por séculos. Gírias são memes. O modo como nos vestimos são memes.” Fonte: Martha Gabriel – Uma brevíssima história do meme - http://www.martha.com.br/uma-brevissima-historia-do-meme/ http://www.martha.com.br/uma-brevissima-historia-do-meme/

36 MEMETIZAÇÃO E VIRALIZAÇÃO “(...) um meme não é um viral, pois enquanto o viral é uma unidade de informação que se espalha sem sofrer alterações, um meme se espalha como um comportamento imitado. O viral termina nele mesmo e o meme pode se reinventar a cada edição. O viral tem fidelidade de cópia e o meme não.” Fonte: Martha Gabriel – Uma brevíssima história do meme - http://www.martha.com.br/uma-brevissima-historia-do-meme/ http://www.martha.com.br/uma-brevissima-historia-do-meme/

37 MEMETIZAÇÃO E VIRALIZAÇÃO

38 AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS CONVERGÊNCIA E TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

39 CONVERGÊNCIA Fluxo de Conteúdo por múltiplas plataformas Fluxo de Conteúdo por múltiplas plataformas Cooperação entre mercados de mídia Cooperação entre mercados de mídia Comportamento migratório da audiência Comportamento migratório da audiência Henry Jenkins – Convergence Culture (2006)

40 TRANSMÍDIA STORYTELLING Técnica de contar uma história através de múltiplas plataformas de mídia, que não apenas estejam dispersas, mas que estejam em sincronia narrativa umas com as outras e disponham conteúdos exclusivos em cada plataforma. Técnica de contar uma história através de múltiplas plataformas de mídia, que não apenas estejam dispersas, mas que estejam em sincronia narrativa umas com as outras e disponham conteúdos exclusivos em cada plataforma. Fonte: Henry Jenkins - Transmidia 202: Further Reflections : http://henryjenkins.org/2011/08/defining_transmedia_further_re.html http://henryjenkins.org/2011/08/defining_transmedia_further_re.html

41 TRANSMÍDIA STORYTELLING Fonte: Martha Gabriel - http://www.martha.com.br/o-que-e-transmedia-storytelling-e-porque-e-importante-para-o-marketing/ http://www.martha.com.br/o-que-e-transmedia-storytelling-e-porque-e-importante-para-o-marketing/

42 AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS CONVERGÊNCIA E TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

43 CASES TRANSMÍDIA

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51 CASES INTERNET: BLOGOSFERA

52 CASES INTERNET: PODOSFERA

53 CASES INTERNET: YOUTUBE

54 CASES INTERNET: YOUTUBE/MÚSICA

55 CASE DE COMUNICAÇÃO: COCA-COLA LINK: http://www.youtube.com/watch?v=0LXpy-PU1-Q&feature=youtu.be http://www.youtube.com/watch?v=0LXpy-PU1-Q&feature=youtu.be

56 AGENDA COMUNICAÇÃO DIGITAL BUSCA E CONTEÚDO MÍDIAS SOCIAIS CONVERGÊNCIA E TRANSMIDIA STORYTELLING CASES O PROCESSO DO SLROCK

57 E AÍ #COMOFAS?

58 Processo SLRock Estudo e Planejamento Estudo e Planejamento Primeiros Passos (Domínio, Servidor, Plataforma, Redes Sociais) Primeiros Passos (Domínio, Servidor, Plataforma, Redes Sociais) Identidade Visual, Layout e Programação Identidade Visual, Layout e Programação Pesquisa de Benchmarking Pesquisa de Benchmarking Pré-Produção

59 Processo SLRock Produção Publicação do Conteúdo Principal Publicação do Conteúdo Principal Produção do Conteúdo de Apoio Produção do Conteúdo de Apoio Divulgação e Redes Sociais Divulgação e Redes Sociais Otimização de Busca (SEO) Otimização de Busca (SEO) Ferramentas de Apoio Ferramentas de Apoio

60 Processo SLRock Pós-Produção Atualização Constante do Conteúdo Atualização Constante do Conteúdo Atualização de Busca Atualização de Busca Monitoramento e Análise de Dados Monitoramento e Análise de Dados Monetização Monetização Renovação de Conteúdo e Tentativas mais Apuradas Renovação de Conteúdo e Tentativas mais Apuradas Expansão da Atuação Expansão da Atuação

61 Pergunta Ae!

62 O SLROCK ESTÁ RECRUTANDO

63 5 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER 1.Que o digital vai abraçar tudo 2.Que há inúmeras oportunidades em diferentes tipos de empresas e negócios 3. Que você vai precisar cruzar fronteiras 4. Que além das ferramentas e técnicas, você precisa ter uma excelente base conceitual 5. Que você nunca deve parar de se atualizar Fonte: Michel Lent – Do celular a TV: As Mídias Digitais Integradas - http://migre.me/e2BqU

64 5 PALPITES MEUS, SE ME PERMITEM 1. A Pasta de Produção é a coisa mais importante que você pode fazer pra sua carreira na faculdade. 2. O nosso mercado tradicional está saturado 3. Mais questionamento, menos convicção. 4. As novas mídias precisam de radialistas 5. Não se prendam aos sonhos pré-estabelecidos: Lembrem o porquê de terem escolhido esse curso.

65 Ricardo Cestari Jr. @rcestari_jrfacebook.com/ricardo.c.juniorricardo.cesjr@gmail.com #VLW#PARTIU#INTERNET


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