A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NIVELAMENTO GEOMÉTRICO Definição: O nivelamento geométrico visa a obtenção do desnível entre dois pontos (A e B) a partir da leitura de miras com auxílio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NIVELAMENTO GEOMÉTRICO Definição: O nivelamento geométrico visa a obtenção do desnível entre dois pontos (A e B) a partir da leitura de miras com auxílio."— Transcrição da apresentação:

1 NIVELAMENTO GEOMÉTRICO Definição: O nivelamento geométrico visa a obtenção do desnível entre dois pontos (A e B) a partir da leitura de miras com auxílio de níveis ópticos ou digitais. É o mais preciso entre todos os tipos de nivelamento, podendo ser utilizado tanto para fins topográficos como geodésicos. Fonte: Fonte, Cidália Costa (200?, p. 75)

2 Nivelamento Geométrico – Procedimento de campo Nivelamento Geométrico Simples (NGS): Neste caso, instala-se o instrumento a meia distância entre os dois pontos a serem nivelados, lembrando que esta distância não poderá ser superior a 60 m para minimizar os erros de leitura (colimação). Os segmentos eqüidistantes não precisam ser necessariamente alinhados, conforme fig. abaixo

3 Procedimentos (Continuação) Ao contrário do que ocorre quando trabalhamos com Teodolitos ou Estação Total, não há necessidade de se medir em campo a altura do instrumento, pois o nível trabalha com planos horizontais que apresentarão sempre o mesmo desnível independente da altura na qual o mesmo foi instalado.

4 Conceitos Visada: leitura efetuada sobre a mira. Lance: é a medida direta do desnível entre duas miras verticais (figura abaixo). Fonte: Veiga (2007, p. 142)

5 Conceitos Seção: é a medida do desnível entre duas referências de nível e é obtida pela soma algébrica dos desníveis dos lances (figura 12.14).

6 Linha de nivelamento: é o conjunto das seções compreendidas entres duas RN chamadas principais (figura 12.15). Circuito de nivelamento: é a poligonal fechada constituída de várias linhas justapostas. Pontos nodais são as RN principais, às quais concorrem duas ou mais linhas de nivelamento (BRASIL, 1975). Rede de nivelamento: é a malha formada por vários circuitos justapostos (figura 12.15).

7 Fonte: Veiga (2007, p. 143)

8 Procedimento de campo Ao se iniciar os procedimentos de campo do nivelamento, faz-se a leitura das miras sobre os pontos a serem nivelados, fazendo-se a leitura do fio nivelador (Fio médio) e dos fios estadimétricos (Superior e inferior). Deve-se fazer a leitura dos fios superior e inferior e pela diferença (FS – FI) que não poderá ser superior a 0,002 m podemos ter um controle sobre a qualidade da leitura do fio nivelador.

9 Verificando a equidistância Segundo Veiga (2007, p. 144) Na prática aceita-se uma diferença de até 2m para a “equidistância”. Caso as diferenças entre a distância de ré e vante seja maior que esta tolerância, o nível deve ser reposicionado a igual distância das miras e novas leituras efetuadas. A distância do nível à mira é calculada por: Distância nível-mira = C.S S é a diferença entre a leitura do fio superior e fio inferior; C é a constante estadimétrica do equipamento, a qual consta do manual do mesmo Normalmente este valor é igual a 100.

10 Cuidados com a Mira Para o reposicionamento da mira, usa-se um equipamento chamado Sapata, que permite a reposição da mira para o lance seguinte, permanecendo no ponto ocupado (evitando deslocamentos da mesma).

11 Fig. 1 – Sapata (Veiga, 2007 p. 147)

12 Equipamento Exercício 12.1 – Indicar nas miras abaixo, as seguintes leituras: 1,615m 1,705m 1,658m 1,600m 1,725m

13 Nível Optico Onde: ZZ : Eixo de Colimação ou Linha de visada; LL : Eixo do Nível Tubular (Níveis Mecânicos); VV : Eixo Principal ou rotação do nível. Fonte: Faggion (201?, p. 41)

14 Nível laser O nível laser utiliza o laser para marcações e medições de níveis e alinhamento de pontos. O equipamento define um plano horizontal ou vertical com o laser. Aplicações: Marcação de níveis em terrenos; Nível de forma e espessuras de lajes (concretagem); Nivelamento de fundações; Etc... Fonte: Lemos II, 200?, P. 8

15 Precisão em nivelamento geométrico Fonte: Garcia e Piedade (1984)

16 Fontes de erro em Nivelamento Geométrico Não fazer a leitura dos fios estadimétricos para conferir a leitura do fio nivelador; Nível com calagem imperfeita: induz a um erro na determinação do valor do FM, fazendo com que o mesmo não coincida com a horizontal. Mira Topográfica fora da vertical, devido ao não uso da sapata; Erro de leitura na mira devido a: Reverberação (forte insolação) Visadas largas Inexperiência do operador Erro devido a esfericidade terrestre


Carregar ppt "NIVELAMENTO GEOMÉTRICO Definição: O nivelamento geométrico visa a obtenção do desnível entre dois pontos (A e B) a partir da leitura de miras com auxílio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google