A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE VAMOS VER? Introdução Enquadramento da função Manutenção na Empresa Relação Manutenção-Produção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE VAMOS VER? Introdução Enquadramento da função Manutenção na Empresa Relação Manutenção-Produção."— Transcrição da apresentação:

1

2 O QUE VAMOS VER? Introdução Enquadramento da função Manutenção na Empresa Relação Manutenção-Produção

3 Introdução A função Manutenção é na sua essência constituída por Ações de Gestão e Ações Técnicas (intervenções preventivas e corretivas) com pesos relativos dependentes da dimensão da empresa.

4 Introdução A gestão a ser realizada pelo responsável de Manutenção envolve as seguintes funções: Métodos; Planejamento; Execução.

5 Métodos Normativo interno; Gestão técnica do material; Assistência técnica; Acompanhamento de condição dos equipamentos; Análise dos resultados da Manutenção; Manutenção e operação do “Sistema de Gestão da Manutenção”

6 Planejamento  Definição de prioridades;  Preparação e programação de trabalhos;  Fiscalização e controle do planejamento.

7 Execução Programação diária dos trabalhos; Realização dos trabalhos.

8  Organização (Normas internas, Repertório de equipamentos, Codificação funcional e de armazém, Manuais técnicos,...)  Novas aquisições e alterações (especificações técnicas de seleção, cadernos de encargos, recepção)  Planejamento (Planos de manutenção, Preparação e Programação de trabalhos)...que se consubstanciam nas seguintes atividades:

9 Execução (Realização dos trabalhos) Controle Orçamental (Apuração de custos) Gestão de Materiais (gestão de estoques, conservação, canibalização) Gestão de Pessoal (Organizar, motivar, formar,...)...que se consubstanciam nas seguintes atividades:

10 Enquadramento da Função Manutenção na Empresa Empresa de pequeno porte DIRETORIA

11 Enquadramento da Função Manutenção na Empresa Empresa de médio porte

12 Enquadramento da Função Manutenção na Empresa Empresa de grande porte

13 RELACIONAMENTO MANUTENÇÃO/PRODUÇÃO Os equipamentos produtivos estão normalmente a cargo da Produção, que os opera e que é responsável pelos respectivos custos (operação, manutenção, amortização). Quando a manutenção atua nos equipamentos estabelece-se uma relação de prestação de serviços. Desenvolve-se uma relação entre eles do tipo fornecedor – cliente.

14

15

16 INTERFACE PRODUÇÃO/MANUTENÇÃO O sucesso dos objetivos globais da empresa depende, em grande parte, do funcionamento e da boa articulação das relações estabelecidas entre a Produção e Manutenção.

17 O objetivo da Produção é maximizar a produção, ou seja, ter a máxima disponibilidade de equipamentos. Assim os planos de manutenção deverão levar em conta os planos da produção, cargas de máquina e plano de paradas. OBJETIVOS MANUTENÇÃO X PRODUÇÃO

18 Outro ponto importante diz respeito ao orçamento da manutenção, que deve ser compatibilizado com os gastos previstos pela Produção. Uma redução de custos da Produção, geralmente implica em redução de custos da Manutenção. OBJETIVOS MANUTENÇÃO X PRODUÇÃO

19 DISPONIBILIDADE OPERACIONAL A Produção pretende sempre a máxima disponibilidade dos equipamentos a curto prazo, enquanto a Manutenção pretende a continuidade da disponibilidade a médio e longo prazo através de ações de manutenção preventiva. Esta disponibilidade depende em larga medida da existência imediata de peças de reserva.

20 DISPONIBILIDADE OPERACIONAL A Gestão de estoques pode estar sob a responsabilidade da Produção ou da Manutenção, no entanto e em ambos os casos, as quantidades, pontos de reposição, etc, deverão ser determinados de comum acordo entre ambas as funções.

21 ATENDIMENTO EMERGENCIAL As paradas por avaria inesperada originam ações de manutenção corretiva, que para responderem com a maior brevidade às necessidades da Produção, necessitam procedimentos operacionais estabelecidos e ágeis que garantam um tratamento adequado dessas ocorrências.

22 ATENDIMENTO EMERGENCIAL Também aqui é essencial uma colaboração estreita entre ambas as funções. Se por um lado a Manutenção tem de responder rapidamente à solicitação, por outro a Produção deverá disponibilizar-lhe toda a informação sobre a ocorrência, tantas vezes fundamental para a investigação da causa da avaria.

23 ATENDIMENTO EMERGENCIAL O procedimento operacional para atendimentos emergenciais deverá sempre estabelecer prioridades e graus de urgência.


Carregar ppt "O QUE VAMOS VER? Introdução Enquadramento da função Manutenção na Empresa Relação Manutenção-Produção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google