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Docente : Kalline Camboim CINESIOTERAPIA IV SEMESTRE-FISIOTERAPIA\UNIME.

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1 Docente : Kalline Camboim CINESIOTERAPIA IV SEMESTRE-FISIOTERAPIA\UNIME

2 Contração muscular dinâmica ou estática resistida por uma força externa. Exercício com resistência manual Exercício com resistência mecânica

3 Aumentar a força : hipertrofia II A, aumento de recrutamento de unidades motoras. Aumentar a resistência muscular a fadiga Aumentar a potência : F x V Quanto maior a intensidade do exercício e mais curto o período de tempo para gerar força, maior a potência muscular.

4 Potência anaeróbia Alta intensidade e curta duração Fibras II, rápidas Brancas, poucas mitocôndrias Fadigam- se mais rápido Potência aeróbia Baixa intensidade e longa duração Fibras I, lentas Vermelhas, muitas mitocôndrias Demoram para se fadigarem

5 EXERCÍCIOS RESISTIDOS POTÊNCIA RESISTÊNCIA A FADIGA FORÇA

6 O s programas de exercícios resistidos podem ser elaborados para recrutar seletivamente diferentes tipos de fibra muscular, através do controle da intensidade, duração e velocidade. Ex: músculos posturais maior distribuição das fibras I (tônicas) e músculos que requerem um movimento repentino as fibras do tipo II (fásicas)

7 Precações cardiovasculares : evitar a manobra de Valsalva, pacientes cardiopatas. Fadiga muscular local: diminuição das reservas de energia, de O2 e acúmulo de ácido lático. Fadiga muscular geral : diminuição de glicogênio no músculo e no fígado Cãimbra: fadiga, diferença de temperatura, falta de potássio, defici- ência circulatória.

8 É preciso durante o programa de exercício colocar um tempo adequado para recuperação da fadiga ( 3 a 5 min) Um exercício leve durante o período de recuperação é mais eficaz do que um repouso total. O ganho de força, potência e resistência a fadiga só terá êxito se o paciente se recuperar da fadiga. Deve-se evitar a exaustão : ocorre perda de fibras musculares devido a queda de proteínas do músculo. Observar os movimentos compensatórios.

9 Osteoporose : fratura patológica X osteoporose por desuso. Dor muscular imediata: imediatamente após o exercício.Isquemia, acúmulo de metabólitos. Dor muscular tardia: 12 a 24 h após. Microtramas musculares, necrose, inflamação e edema. Estudos afirmam que 1h de repouso é capaz de eliminar todo ácido lático.

10 Aumenta-se gradualmente a intensidade e duração do exercício, através de exercícios de aquecimento e de resfriamento de baixa intensidade ou através de alongamentos.

11 DOR ESPASMO DOR

12 FASE AGUDA Inflamação Dor

13 Os efeitos dos exercícios devem ser altamente específico para o método de treinamento empregado.Ex: ganho de força ou resistência a fadiga vice- versa. A base da especificidade de treinamento relaciona-se com alterações morfológicas dentro do músculo, assim como o aprendizado motor e a adaptação neural ao estímulo empregado.

14 Com o treinamento resistido o membro contralateral também será estimulado, devido uma educação cruzada. Ex : paciente hemiplégico, trabalha o membro sadio e a força é passada para o membro doente.

15 Ocorrem antes das adaptações morfológicas do músculo. Recrutamento ordenado. Educação cruzada. Contrações imaginárias.

16 ISOTÔNICO : concêntrico e excêntrico. ISOMÉTRICO ISOCINÉTICO

17 Qual a diferença?

18 Contração concêntrica produz menos força que a excêntrica, que produz mais força que a isométrica. Concêntrica :mais ligação entre actina e miosina Menos unidades motoras precisam disparar para controlar a mesma carga excentricamente que concentricamente.( menos esforço) Excêntrica consomem menos O2 e reservas de energia DTM é mais duradoura no excêntrico, devido microtraumas. Excêntrica : atividades funcionais e de desaceleração

19 Contrações musculares estáticas Estágios iniciais no programa de reabilitação Efeitos: diminui a dor e espasmo, aumenta a circulação, mantém a mobilidade e elasticidade, retarda a atrofia, acelera a cicatrização. Evitar a manobra de Valsalva Enfatizar a respiração rítmica

20 A velocidade do movimento é fixa, controlada e pré-selecionada. Estágios iniciais : Velocidade mais baixa gera menos força Estágios tardios: contrário. Bicicleta estacionária, esteira, máquinas de remo. Vantagens dos exercícios isocinéticos : menos lesões e demoram de se fadigar.

21

22 Segmento distal livre para se mover Sustentação de peso contra-indicada Resulta em movimento de uma única articulação Movimento produzido pela contração do músculo agonista Resistência gravidade, mecânica,manual

23 Segmento distal está fixo Indicada quando se permite a sustentação de peso. Resulta em movimento simultâneo de todas articulações do segmento Movimento produzido pela co-contração dos músculos simula demanda funcional exercida sobre o segmento durante variedade de atividades Compressão articular melhora a estabilidade e facilita a co-contração, estimula os mecanorreceptores.

24 INTENSIDADE : Grau de carga sobre o músculo. Respeitar os estágios de cicatrização. Repetição máxima (RM) O aumento das repetições ocorrerá mudanças adaptativas nos músculos. Recomenda-se até 15 repetições.

25 SÉRIES : quantidade de repetições a cada sessão (3 X 10 RM). FREQUÊNCIA: 4 a 5 x na semana. DURAÇÃO : 6 sem., ganho de força. VELOCIDADE : V F MODO DO EXERCÍCIO : FORÇA ESTÁTICA : isométrico FORÇA DINÂMICA : isotônico

26 DeLorme : exercício com resistência progressiva 10 repetições com 0,5 kg 10 repetições com 0,75kg 10 repetições com 1 kg Promove um período de aquecimento Oxford : decrescente 10 repetições com 1 kg 10 repetições com 0,75kg 10 repetições com 0,5 kg Diminui a resistência a medida que a fadiga se desenvolve.

27 Alta intensidade e alta velocidade. Alta intensidade e alta velocidade. Concêntrico e excêntrico.(alongar e encurtar) Concêntrico e excêntrico.(alongar e encurtar) Desenvolve potência e coordenação. Desenvolve potência e coordenação. Estágios avançados da reabilitação. Estágios avançados da reabilitação.

28 Força e Biomecânica adequada Força e Biomecânica adequada Estabilidade (estática e dinâmica) Estabilidade (estática e dinâmica) Flexibilidade Flexibilidade O trabalho pliométrico deve ser específico, gradativo e baseado na tolerância do indivíduo para a atividade. O trabalho pliométrico deve ser específico, gradativo e baseado na tolerância do indivíduo para a atividade. Peso do indivíduo Peso do indivíduo Velocidade de execução do movimento Velocidade de execução do movimento

29 Carga externa: é importante que a carga não imponha uma diminuição na velocidade do movimento. Intensidade: é trabalhada aumentando-se o grau de dificuldade do movimento (2 pernas ou 1 perna, altura do salto, carga). Freqüência: é importante que a musculatura tenha um tempo para se recuperar do trabalho. No início, sempre um período de 48 a 72 horas de intervalo entre 2 sessões de treinamento.

30 MMII: Agachamento bilateral ou unilateral/ leg-press bilateral ou unilateral/ saltar e agachar, jogar bola. Agachamento bilateral ou unilateral/ leg-press bilateral ou unilateral/ saltar e agachar, jogar bola. Saltos laterais /saltos diagonais / saltos rotação /zig-zag. Saltos laterais /saltos diagonais / saltos rotação /zig-zag. Pular cordas, pneus, correr para trás e para frente, teraband Pular cordas, pneus, correr para trás e para frente, terabandMMSS: Rotação de tronco com bola / rotação int e ext com teraband Rotação de tronco com bola / rotação int e ext com teraband Arremesso de pé/ arremesso de lateral /arremesso sentado/ arremessos unilaterais Arremesso de pé/ arremesso de lateral /arremesso sentado/ arremessos unilaterais Entrega de bolas pelas costas / palmas na parede. Entrega de bolas pelas costas / palmas na parede. Exercícios para o tronco: abdominais com bola / abdominais com arremesso de bola Exercícios para o tronco: abdominais com bola / abdominais com arremesso de bola


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