A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Síndrome de Aspiração de Mecônio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Síndrome de Aspiração de Mecônio"— Transcrição da apresentação:

1 Síndrome de Aspiração de Mecônio
SANDRA KOCH RAMOS

2 Leito A – UTI Neonatal – Hospital Geral de Novo Hamburgo
Nome RN: K.V. Sexo: Feminino Data Nascimento: – 12h36min Data Internação: – 15h20min Peso ao Nascer: 3450g Comprimento: 49 cm Perímetro Cefálico: 34,5 cm Perímetro Torácico: 35,5 cm CAPURRO: 41 Tipo de Parto: Cesárea APGAR 1’: 2 5’: 4

3 BOLETIM DE APGAR

4 DIAGNÓSTICO SÍNDROME DA ASPIRAÇÃO DE MECÔNIO ASFIXIA PERINATAL
CONVULSÃO HIPOGLICEMIA HEMORRAGIA PULMONAR ??? ART. UMBILICAL ÚNICA

5 Coto Umbilical ARTÉRIA UMBILICAL ÚNICA
Incidência: - 1% nascidos vivos - 4% FMD - 7% gestações múltiplas Malformações associadas: - 35% dos casos - Urogenitais e renais - Gastrintestinais A ausência da Artéria direita é , ligeiramente mais frequente.

6 RN permaneceu em VMI – TOT - durante o período de 11 à 16 de julho de 2007.
No dia 17 foi extubada, ventilando por auxílio de oxigenoterapia.

7 SpO2: 92 % FC: 138 bpm FR: 55 irpm Temperatura Corporal: 36,5ºC AP: MV diminuídos com sibilos em ápices e MV diminuídos em bases.

8 Síndrome da Aspiração de Mecônio
A Síndrome de Aspiração de Mecônio (SAM) é uma importante causa de mortalidade no período neonatal e caracteriza-se por graus variados de insuficiência respiratória. O mecônio está presente no líquido amniótico em cerca de 10 a 15% dos partos, sendo que cerca de 5% dos recém-nascidos com líquido amniótico meconial desenvolverão SAM.

9 No início, as fezes são meconiais (verde bem escuro, quase preto e grudentas, parecendo graxa), que se tornam depois esverdeadas com muco e posteriormente amareladas e pastosas.

10 A presença do mecônio no líquido amniótico é mais comum quanto maior a idade gestacional e em recém-nascidos pequenos para a idade gestacional. Nas gestações com mais de 42 semanas, ocorre em aproximadamente 30% dos partos.

11 A SAM tipicamente se apresenta como:
disfunção respiratória taquipnéia gemência batimento de asas do nariz tempo expiratório prolongado hipoxemia presença de mecônio espesso abaixo das cordas vocais Pode apresentar manifestações variadas de asfixia perinatal. O aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax ou tórax em barril, devido à doença obstrutiva das vias aéreas, é comum na SAM.

12 A ausculta pulmonar é inespecífica e podem ser audíveis estertores difusos e diminuição de murmúrio devido a atelectasia ou pneumotórax. Além disso, achados diversos relacionados à asfixia podem ser encontrados: hipotensão acidose metabólica anemia insuficiência cardíaca crises convulsivas hipoglicemia hipocalcemia

13 Etiologia - Doenças Hipertensivas - DM
- Descolamento prematuro da placenta - Compressão do cordão umbilical durante o parto

14 Fisiopatologia O mecônio aparece primeiramente no íleo fetal entre a décima e a décima-sexta semanas de gestação. Redução do aporte de O2 Aumento do peristaltismo intestinal Relaxamento do esfincter anal LIBERAÇÃO DO MECÔNIO

15 provoca a obstrução parcial VA
Mecônio provoca a obstrução parcial VA Mecanismo valvular que permite entrada mas não a saída de ar HIPERINSUFLAÇÃO

16 Radiologicamente infiltrados grosseiros
áreas de consolidação com hiperinsuflação 30% dos casos, pode haver derrame pleural pneumotórax 25% dos pacientes gravemente enfermos

17

18

19 Tratamento Conduta Imediata: Aspirar laringe e traquéia (intubando o RN e aspirando através do tubo traqueal). ATENÇÃO: a ventilação sem a prévia aspiração do mecônio é extremamente prejudicial uma vez que empurra a secreção espessa para as vias aéreas inferiores.

20 FISIOTERAPIA O tratamento da SAM é baseado no suporte ventilatório necessário para manter a oxigenação arterial adequada, pH acima de 7,2, e no tratamento das complicações, bem como o manejo de seqüelas da asfixia perinatal.

21 CRITÉRIOS DE INDICAÇÃO PARA INICIAR ATENDIMENTO:
Secreção visível VAS, presença de roncos e estertores, imagens rediológicas sugestivas, antes e após extubação e nos casos de deterioração aguda da função pulmonar. OBJETIVOS: - Higiêne Brônquica - Melhorar a V/Q

22 Assistência Ventilatória O suporte ventilatório visa manter os valores de gases sanguíneos aceitáveis para a doença, e não corrigi-los para parâmetros normais em crianças ou adultos. PaO mmHg PaCO mmHg SaO % (não saturam a 100%) pH 7,20-7,45

23 SUPORTE VENTILATÓRIO - Oxigenoterapia
- VM - Surfactante exógeno: * Melhora em poucos minutos daoxigenação. * Aumento da capacidade residual funcional em virtude do recrutamento de alvéolos atelectasiados. * Melhora rápida da complacência com diminuição da pressão de abertura do pulmão e maior estabilidade na expiração. - Óxido Nítrico Inalatório: Óxido nítrico: vasodilatador endógeno Alcançar as regiões do pulmão que estão bem ventiladas e assim promover vasodilatação principalmente em áreas bem ventiladas, melhorando a relação ventilação/perfusão. Logo que o óxido nítrico se difunde para o espaço intravascular, ele se liga à hemoglobina, perdendo seu efeito vasodilatador e então limitando seu efeito a vascularização pulmonar.

24 - CPAP nasal

25 OBRIGADA!


Carregar ppt "Síndrome de Aspiração de Mecônio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google