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Gestão da Qualidade I Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.

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1 Gestão da Qualidade I Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior

2 Meta do Curso FORMAÇÃO DE LÍDERES Onde e como quero estar daqui a 10, 20, 30 anos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

3 Meta da Disciplina AMBIENTE PASSADO Mudanças cada vez mais rápidas e intensas FUTURO Incertezas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

4 Meta da Disciplina ERA DA INFORMAÇÃO Capital Intelectual Thomas A. Stewart CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

5 Meta da Disciplina Criar uma estrutura de conhecimento que permita que os alunos desenvolvam suas habilidades com qualidade, onde quer que atuem. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

6 Minha Meta Um Curso com qualidade Participação Questionamento Utilidade Aluno = Cliente CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

7 Pesquisa Quem são os meus clientes CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

8 O Ambiente BUSINESS WORLD É uma das maiores dificuldades do estudante ou do inexperiente. O ambiente faz com que uma série de teorias certas não sejam aplicáveis e que uma série de conceitos errados ou antiquados produzam resultados CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

9 Sua Empresa Você faz parte de uma empresa que quer e precisa ter lucro. Este lucro vai ser obtido através da diferença entre o valor de venda dos seus produtos e o valor necessário para produzi-los. Esta empresa tem recursos, clientes, fornecedores, concorrentes CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

10 Sua Empresa Para maximizar o lucro, a empresa tenta pagar o mínimo possível para seus fornecedores, utilizar da forma mais produtiva e barata os seus recursos e vender seus produtos pelo maior preço possível aos seus clientes, tentando faze-lo de forma mais eficaz que seus concorrentes CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

11 As outras empresas Dentro deste conceito, elas são exatamente iguais à sua. Podem ser seus: Fornecedores Clientes Concorrentes Outros CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

12 Conflito básico Você é cliente de alguns, fornecedor de outros, concorrente de outros, etc. Como todos querem aumentar o seu lucro através da redução do lucro dos outros, isso gera um conflito Este conflito é natural! É assim que o mundo gira. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

13 Administração do Conflito As organizações que melhor entenderem que este conflito é natural e que melhor souberem administra-lo terão mais sucesso. Este conflito não é um problema, do qual as empresas devam querer se livrar. É um processo que deve ser vivido e no qual deve ser investido a capacitação da empresa CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

14 A empresa que aprende Mais do que brigar no mundo dos negócios, é necessário aprender com os problemas, desenvolver os seus recursos para otimizar os resultados e manter a atenção sempre no resultado final e no objetivo básico da empresa: o lucro. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

15 Processo de Crescimento Conhecimento Convicção Determinação Ação Esforço CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

16 Competitividade CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

17 Bibliografia Estratégia Competitiva Michael E. Porter Editora Campus CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

18 Definição Inicial O QUE É QUALIDADE ? Empresas Produtos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

19 QUALIDADE Qualidade é Sucesso Sustentável ! CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

20 COMPETITIVIDADE Panorama Geral sobre Competitividade Como se estrutura uma estratégia competitiva Como estes dados orientam a Estratégia (de Qualidade) da Empresa CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

21 Estratégia Competitiva A Estratégia Competitiva define como a Empresa irá competir, quais deveriam ser as suas metas e quais as políticas necessárias para concretizar estas metas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

22 Contexto Contexto onde a Estratégia Competitiva é formulada São os limites do processo Internos: Valores; Pontos fortes e fracos Externos: Ameaças e Oportunidades; Expectativa da Sociedade CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

23 Estratégia Competitiva Analisar seu ramo industrial Prever a futura evolução de seu ramo industrial Compreender a concorrência Compreender a si mesmo Montar uma estratégia para o futuro CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

24 Análise do ramo industrial A estrutura industrial tem uma forte influência na determinação das regras competitivas do jogo, assim como das estratégias potencialmente disponíveis para a empresa. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

25 Forças que dirigem a concorrência na Indústria Entrantes Potenciais Produtos Substitutos Fornecedores Compradores Concorrentes CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

26 Entrantes Potenciais Ameaça de Entrada: o novo traz nova capacidade, quer ganhar parcela de mercado e traz recursos substanciais CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

27 Substitutos Tecnologia Segurança Bancos Papel x Internet CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

28 Concorrentes Intensidade da Rivalidade entre a Concorrência: Equilíbrio Crescimento Lento da Indústria Aumento da Capacidade CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

29 Compradores / Fornecedores Posição na Concorrência Integração para frente ou para trás Importância do Produto CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

30 Estratégias Competitivas Genéricas Liderança no Custo Total Diferenciação Enfoque CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

31 Riscos das Estratégias Competitivas Genéricas Liderança no Custo Total Mudança de Tecnologia Diferenciação Imitação anula o efeito da diferenciação Enfoque Alguém muito eficiente em uma das duas estratégias anteriores CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

32 Diferenciais Competitivos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

33 Diferenciais Competitivos Qualidade Prazos Preços Atendimento CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

34 Diferenciais Competitivos A princípio tem a preferência quem oferecer o melhor CONJUNTO Porém em situações específicas um dos elementos fazem a diferença O cliente paga pelo diferencial CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

35 Qualidade de Gestão CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

36 Estratégia x Gestão Após a elaboração da estratégia, deve-se coloca-la em prática É o momento de sair do ponto atual e chegar ao ponto desejado. É a capacidade de lidar com o dia a dia, com as dificuldades do hoje. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

37 Variáveis influentes na gestão Variáveis do mercado Comportamento das pessoas Conseqüência das micro decisões A necessidade de decisões voltadas ao curto prazo que terão efeitos negativos ( ou imprevisíveis ) no longo prazo CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

38 Boa gestão Visão Global Comercial Produção Administração Implantação de Mudanças Controle e Aprimoramento TUDO AO MESMO TEMPO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

39 Boa Gestão Gestores conhecem ( e se possível ajudaram a elaborar ) a estratégia Gestores capazes Recursos necessários disponíveis Sistema que consegue tirar das pessoas o melhor que elas têm para fornecer CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

40 Gestão do conhecimento O conhecimento dá lógica às ordens, às especificações. O conhecimento aumenta a participação O conhecimento democratiza a gestão CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

41 Gestão do conhecimento Capacidade de trazer conhecimento Capacidade de gerar conhecimento Capacidade de reter conhecimento Capacidade de aplicar conhecimento CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

42 Gestão do conhecimento Trazer conhecimento Contratar bem Disponibilizar material ( livros, revistas, sites, etc. ) Consultorias / Visitas / Intercâmbios CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

43 Gestão do conhecimento Gerar Conhecimento Treinamento Pesquisa / Desenvolvimento Estudos dos Problemas Tarefas de Análise CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

44 Gestão do conhecimento Reter Conhecimento Valorizar quem sabe Registrar o que se sabe Incentivar aplicação CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

45 Gestão do conhecimento Aplicar Conhecimento Política de aplicação do material de análise Encarar como Investimento CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

46 Gestão Comercial Qualidade em Marketing CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

47 Referência Bibliográfica Marketing para o Século XXI Philip Kotler CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

48 A gestão comercial é crítica quando... Mercados em expansão Capacidade Ociosa Novas Tecnologias Você tem o que oferecer CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

49 1o. Passo Conhecer o CLIENTE O que, como, quando e porque ele compra O que, como, quando e porque ele não compra CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

50 Os clientes de hoje Mais sofisticados e mais sensíveis a preço Têm pouco tempo. Querem mais conveniência Comparam fornecedores Menos sensíveis à marcas Altas expectativas quanto a serviços Menos fiéis CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

51 EMPRESAS Toda a Empresa faz Marketing Compras Técnica Contabilidade Administração CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

52 Princípio Fundamental CONSTRUIR DEMANDA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

53 9 Maneiras de construir demanda CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

54 Visionários Fred Smith ( Fedex ) Steve Jobs ( Apple ) Ted Turner ( CNN ) Walt Disney ( Disney ) Luciano Benetton ( Benetton ) Jeff Bezoz ( Amazon ) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

55 Qualidade no Marketing Atuar no Mix de Marketing 4P Produto Preço Praça Promoção CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

56 Conceitos Importantes Valor para o Cliente Marca CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

57 Marketing Direto O Marketing da era da Informática CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

58 Boas Leituras A Hora da Verdade - Jan Carlzon O Novo Maxi-Marketing - Rapp & Collins CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

59 Texto para Análise Marketing no ano 2005 Philip Kotler CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

60 Parcerias Qualidade de Gestão em Compras CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

61 Quando focar nos fornecedores Quando se quer ter qualidade de matérias primas como diferencial. Quando uma (ou algumas) matérias primas formam parte substancial do custo. Quando se quer exclusividade de fornecimento. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

62 Histórico Anos 70 e parte dos 80: Verticalização. Criar confiabilidade Reduzir custos Ser independente Os resultados não foram muito satisfatórios. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

63 Histórico Anos 90 Parcerias Terceirizações CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

64 Porque melhorar? O Sistema de Compras tradicional não funciona, principalmente para compras técnicas. Para o homem de compras o único diferencial é o preço ( Concorrências / Licitações ) É difícil como avaliar o preço de um diferencial técnico. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

65 Parcerias Longo Prazo Poucos (ou um) fornecedores Segurança substituindo parcialmente o resultado financeiro Produtos com serviços agregados Desenvolvimento de tecnologia CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

66 Terceirizações De Serviços De Áreas de Apoio Da Produção A Empresa Compradora se preocupa apenas com o Core Business. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

67 Contratos Elaboração deve ser muito cuidadosa. Deve-se prever o máximo de situações possíveis. Assessoria jurídica é sempre boa. Deve estar claro a forma de término do contrato. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

68 Pontos-Chave Confiabilidade: capacidade de se resolver os pontos não previstos no contrato de forma a procurar manter o espírito da parceria, que é o ganho mútuo. Se uma das partes deixa de ter um ganho interessante, o contrato tende a acabar. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

69 Pontos-Chave Capacidade de ajudar a resolver problemas. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

70 O Parceiro deve gerar confiança ( assim como num casamento ) de que mesmo em situações desfavoráveis, não haverá risco de desabastecimento nem de exploração. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

71 O Papel da Qualidade Dar Fôlego para as Negociações ou Aumentar margem de Lucro CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

72 Informática Leilões Eletronicos Commoditização CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

73 Gestão da Produção Qualidade do Produto CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

74 Qualidade do Produto É o que se vendeÉ em primeira análise o item mais importante a ser tratado. É o que se vende As outras variáveis ( preço, prazo, atendimento ) tendem a ser mais facilmente administradas. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

75 Especificação É a base que irá garantir o sucesso do projeto. Se não se especifica corretamente, abre-se espaço para discussões onde não existe consenso. É a base para julgamento. Uma boa especificação também reduz custos. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

76 Especificação Se tudo começa certo, existe uma chance de que termine certo. Se tudo começa errado, existe uma certeza de que terminará errado! CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

77 Especificações / Variações Não existe processo exato. Uma boa especificação deve prever variações. O fabricante deve conhecer as variações do seus equipamentos. É óbvio que a variação da especificação do produto deve ser menor que a variação do seu processo. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

78 Especificações x Controle Se não houver controle não precisa haver especificação. Só que não havendo nenhum dos dois cria-se uma situação frágil, onde todos os julgamentos serão subjetivos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

79 Controle Controle de Qualidade. Histórico. Conflito com a Produção. Decadência. O CQ faz sentido enquanto se aprende com ele. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

80 Controle Controle de Processo CEP: Controle Estatístico do Processo Processo analítico Se os inputs estão corretos e eu conheço o processo, os outputs também estarão corretos A atenção para com os controles automáticos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

81 Controle Garantia da Qualidade Modelo misto que cria a tranqüilidade para o Sistema de que tudo sairá na forma correta. É a soma de uma boa especificação, procedimentos bem elaborados, controle de processos e CQ Eu conheço o produto da minha empresa. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

82 Custo do Controle Economicamente, deve-se analisar se o custo do controle da qualidade não é mais alto do que o benefício que ele proporciona. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

83 Qualidade de Gestão na Produção - Equipamentos TPM (TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

84 Objetivo Aumento da Produtividade através da Redução das Perdas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

85 6 Grandes Perdas Perdas por Acerto Perdas por Ajustes após Acerto Perdas por Redução de Velocidade Perdas por Problemas de Produção Perdas por Problemas de Programação Perdas por Paradas Administrativas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

86 Como se Mede? % de utilização do Equipamento Produção Real / Produção Limite Produção Limite = 24 h/dia * 7 dias/sem* 4,33 sem/mês * Velocidade Mecânica CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

87 Perdas por Acerto Tempo entre o final de um serviço e o início de produção boa do próximo. Máquina ok; Tripulação ok; Tem serviço Apesar de ser um trabalho inevitável, é considerado perda por não estar produzindo material para venda. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

88 Perdas por Redução de Velocidade Diferença entre o padrão de desempenho real e o padrão tecnicamente possível (Velocidade Mecânica, por exemplo) Máquina ok; Tripulação ok; Tem serviço CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

89 Perdas por Problemas na Produção Toda vez que, tendo serviço e tripulação, a máquina estiver parada, configura-se um problema de Produção Pode-se subdividir em: Manutenção, Matérias Primas, Processos, Operacionais CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

90 Perdas por Problemas de Programação Máquina ok; Tripulação ok; Sem serviço. É uma situação onde a Produção pouco atua, mas que deve ser considerada pela Administração CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

91 Problemas por Paradas Administrativas Máquina ok; Sem tripulação Exemplos: Domingos, Feriados, Turno da Noite, Reuniões, Falta de tripulação CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

92 Meta: Zero defeitos Manter as condições básicas do equipamento Manter os padrões operacionais Recuperar deteriorações Prevenir erros humanos Melhorar projeto do equipamento CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

93 Como se faz TPM Quem atua: Produção Manutenção CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

94 Atuação da Produção Limpeza Diária Apontamento de Problemas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

95 Atuação da Produção Limpeza Diária/Apontamento de Problemas: 5 minutos Pequena área Inspeções básicas Solucionar o que for possível Apontar ( de forma visível ) o que não for possível de ser solucionado CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

96 Atuação da Manutenção Conserto de Problemas Criar condições de inspeções mais rápidas e fáceis Dar treinamento para que a Produção faça as inspeções básicas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

97 Quando atuar? Aproveitar as paradas administrativas Aproveitar as paradas por problemas de programação CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

98 Quando acaba? Nunca! É um processo evolutivo CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

99 Ganhos Operação mais fácil Maior durabilidade do equipamento Funcionário melhor preparado Processos padronizados Checagem da Administração CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

100 Qualidade de Gestão na Produção - Equipamentos DAF (DETECÇÃO ANALÍTICA DE FALHAS) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

101 DAF Metodologia desenvolvida pela Consultoria Kepner & Tregoe CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

102 DAF Entender os problemas Entender as causas dos problemas Resolvendo-se as causas resolvem-se os problemas e sua reincidência Se alguma coisa aconteceu (efeito) é porque alguma coisa aconteceu (causa – mudança). CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

103 DAF Perguntas para Especificação O que é/não é Onde é/não é Quando é/não é Extensão é/não é Não é se relaciona sempre com um objeto/defeito, estreitamente relacionado, que poderia estar afetado, nesta situação, mas não está CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

104 DAF Diferença: O que é diferente, singular, raro, peculiar ou distinto sobre o é em relação ao não é Mudança: O que mudou em, a respeito, ao redor desta Diferença Causa Possível: Como poderia esta Mudança causar a falha? Causa Mais Provável: Se esta é a causa, como ela explica os fatos é e não é Verificação: Verificar a causa na realidade. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

105 GESTÃO DA PRODUÇÃO Custos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

106 Quando focar custos Mercado não está expandindo Necessidade de se olhar para dentro. Concorrência acirrada ( Guerra de Preços ) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

107 Nova equação do mundo dos negócios Antes Preço = Custo + Lucro Hoje Lucro = Preço - Custo CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

108 Como olhar custos É preciso olhar com os olhos de PRODUTIVIDADE Tenha cuidado: Aparentemente a melhor forma de se reduzir custos é fechar a empresa CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

109 Produtividade É FAZER MAIS COM MENOS !!!! CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

110 Enfoques Importantes Economizar custos não é ganhar fumaça. Custos que agregam valor e custos que não agregam valor CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

111 Custo Contábil x Custo Gerencial Gestão Estratégica de Custos A Administração deve suprir de dados e informações que permitam a análise de uma situação estratégica e levem a decisões estruturadas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

112 Controles Controle: Deve gerar ação gerencial. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

113 Custos Fixos e Variáveis Materiais Mão de Obra Outros custos Operacionais Custos não operacionais Custos Financeiros CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

114 Custos na Produção Balanceamento de linha Administração de Ociosidade Estoques Redução de lead-times Teoria das Restrições CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

115 Áreas de Apoio Staffs: Como avaliar? Se não vende e se não produz, deve estar ajudando alguém que faça uma dessas duas coisas. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

116 Custo da Qualidade Custos de prevenção Custos de Avaliação Custos das Falhas Internas Custos das Falhas Externas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

117 A questão das matérias primas Custo x Benefício Facas de vídia Colas Tintas Chapas etc.... CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

118 Caixa x Lucro Financeiro x Econômico Tem que entender A Maioria não entende É difícil administrar CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

119 Reengenharia Forte Redutor de Custos Visão de curto prazo CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

120 Capacitação e Treinamento Estratégia focada no Funcionário CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

121 Conceito As pessoas não fazem o que se espera delas, as pessoas fazem o que se cobra delas. Os recursos humanos vão reagir ao que se cobra deles. É o que fará deles vencedores. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

122 Capacitação Para se poder cobrar, é preciso que esteja bastante claro o que se espera do funcionário Para se poder cobrar, é preciso que o funcionário saiba fazer o que se espera que ele faça. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

123 Capacitação É preciso que o funcionário saiba avaliar se o trabalho dele está bem feito ou não. É preciso que haja avaliação externa do trabalho do funcionário. Tentar evitar avaliações só quando ocorrem erros CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

124 Treinamento Treinamento é diferente de Adestramento Treinamento tem que ter conhecimento agregado. O que fazer e porque se faz. Treinamento com conhecimento ensina o que fazer quando algo não vai bem. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

125 Treinamento A utilização de funcionários experientes A utilização de técnicos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

126 Treinamento O melhor treinamento é o treinamento on the job É preciso recursos fixos para treinar. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

127 Motivação CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

128 Graus de Motivação Pirâmide de Maslow Sobrevivência Segurança Relacionamento Auto-estima Auto-realização CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

129 Conceito Básico A relação patrão-empregado é um negócio. Não é uma relação paternalista, de amizade, de favor ou qualquer coisa do gênero. Ninguém faz nada por bondade: É NEGÓCIO! CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

130 Motivação: o papel da Empresa Políticas de RH Bom Sistema de Trabalho Salário Justo Benefícios Treinamento Possibilidades de Crescimento CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

131 Motivação: o papel do Líder RELACIONAMENTO Dentro do conceito de Negócio, as palavras- chave são: RESPEITO DIÁLOGO VERDADE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

132 Motivação: o papel do Líder O Líder pode influenciar, mas nem sempre pode determinar a Política de Recursos Humanos na Empresa Na maioria das vezes, ele terá que administrar o uso das políticas existentes em relação aos seus funcionários (concordando ou não com elas) CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

133 Motivação: o papel do Líder Motivar não é animar. É posicionar! CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

134 A influência do tamanho da Empresa A Empresa pequena leva vantagem: Empresa e Líder se confundem A coerência é maior As políticas e seu autor são visíveis CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

135 Exemplo de Aplicação Diálogo aberto com funcionários Uma abertura de diálogo entre Empresa e Empregado. O empregado é influenciado pelos colegas, pelo sindicato, pelo telejornal, pela família, etc. A Empresa não pode se abster de participar do processo O empregado está 8h/dia na Empresa CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

136 O Ponto Crítico Confiança Dentro do conceito de Negócio, a Empresa pode e deve ser um parceiro de confiança do empregado. Em qualquer situação. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

137 Considerações... A mentira conveniente x a omissão assumida Como tratar questões desagradáveis Negociações Sindicais Greves Líderes CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

138 Exercício Façam perguntas desagradáveis Dêem respostas que incentivem um relacionamento de confiança. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

139 O diálogo como forma de administrar Questões não pensadas Coerência de discurso CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

140 O Líder de sucesso Melhor do que ter o grupo na mão, ele conhece o grupo que tem. Conhece as necessidades do grupo, as políticas da Empresa e consegue atuar e influenciar em ambas. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

141 Avaliação de Resultados CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

142 Resultados É o que define rumos de curto prazo. É o que define a escolha e a exclusão de líderes CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

143 Tempo Curto Prazo x Longo Prazo Quanto tempo nós temos? CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

144 Fatores Críticos Financeiro x Econômico Comparações com a concorrência CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

145 Resultado Equilíbrio entre Resultado Operacional Receitas Despesas Operacionais Custos de Áreas de Suporte Lucro Caixa CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

146 Áreas de Apoio Foco de Custos Tem que justificar sua atuação Se você não vende ou não produz, trate de ajudar um desses dois senão você não serve para nada.... Estrutura Lideranças Staffs CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

147 Negociação CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

148 Negociação processoÉ um processo Objetivo: ganho mútuo Consigo obter o que quero, cedendo em coisas que não preciso. Exige preparação Traz aprendizado CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

149 Abordagem Ser duro com o problema Ser brando com as pessoas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

150 Metas do Negociador Melhor Acordo Possível Obtido com eficiência Relacionamento fortalecido CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

151 O melhor acordo entre quem quer vender por 20 e quem quer comprar por 10, nem sempre é 15 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

152 7 Princípios Pessoas balcão 1) Vá para o balcão lado deles 2) Passe para o lado deles Problema interesses 3) Focalize os interesses opções 4) Crie opções critérios 5) Use critérios objetivos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

153 7 Princípios Pessoas balcão 1) Vá para o balcão lado deles 2) Passe para o lado deles Problema interesses 3) Focalize os interesses opções 4) Crie opções critérios 5) Use critérios objetivos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

154 7 Princípios Proposta MAPAN 6) Conheça a sua MAPAN (Melhor Alternativa para um Acordo Negociado) Ponte Dourada 7) Construa uma Ponte Dourada CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

155 Princípio 1: Vá para o balcão Prepare, prepare, prepare Mantenha os olhos no prêmio Não reaja Ganhe tempo para pensar CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

156 Princípio 2: Passe para o lado deles Ponha-se no lugar deles Ouça mais e fale menos Reconheça a situação deles Crie confiança e respeito CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

157 Princípio 3: Foque os interesses Sonde o que há por trás das posições Pergunte Por quê?, Por quê não? Priorize os interesses Lembre-se das 3 mesas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

158 Princípio 4: Invente Opções Invente antes de julgar Conceba uma ampla variedade Faça das diferenças uma vantagem posicional. Não rejeite, reformule. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

159 Princípio 5: Use Critérios Objetivos Exemplos: Valor de mercado, custos, etc Prepare os critérios de antemão Apresente razões antes do preço CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

160 Princípio 6: Desenvolva sua MAPAN Melhor Alternativa para um Acordo Negociado Melhore sua MAPAN Avalie a MAPAN deles CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

161 Princípio 7: Construa uma Ponte Dourada Busque necessidades não atendidas Construa a partir das idéias deles Escreva o discurso de vitória deles CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

162 Como chegar ao SIM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP Pessoas com Posições Interesses Opções Critérios Alternativas PropostasSIM

163 Material de Apoio Planilha de Preparação Planilha de Aprendizado CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

164 Mudanças CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

165 Bibliografia Gerenciando as Mudanças - Ichak Adizes Ciclo de Vida das Organizações - Ichak Adizes CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

166 Mudanças O que causa a Mudança? Novo ambiente Novas pessoas Novos fatos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

167 Cultura Organizacional CULTURA é um padrão de pressupostos básicos compartilhados, que um grupo aprendeu na medida em que resolveu seus problemas de adaptação externa e integração interna, que funcionou suficientemente bem para ser considerado válido e portanto para ser ensinado aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir com relação a esses problemas. Edgar Schein Organizational Culture & Leadership CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

168 Mudança x Cultura Não se muda sem respeitar a Cultura. Mudar a empresa é mudar sua cultura Por isso todas as mudanças são lentas e graduais. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

169 Gerência É o processo de solucionar os problemas surgidos devido às mudanças Alguns problemas podem ser previsíveis de acordo com o ciclo de vida das organizações CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

170 Boa Gerência Boa Gerência = Decisões com Qualidade Decisões sobre: Como resolver os problemas gerados com as mudanças Como implementar estas soluções com eficiência CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

171 Equipe Complementar Para se ter boas decisões, precisamos ter uma equipe complementar PAEI Paei = Produtor pAei = Administrador paEi = Empreendedor paeI = Integrador CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

172 Exemplos radicais P - - - = Cavaleiro Solitário - A - - = Burocrata - - E - = Incendiário - - - I = Politiqueiro - - - - = Peso Morto CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

173 Implementação Para implementar é preciso capi capi = comunhão de interesses entre autoridade, poder e influência. Esta comunhão só faz sentido se for a longo prazo CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

174 Conflito Mesmo uma boa equipe complementar tem conflitos pois se comunica mal. A comunhão de interesses não é ocorrência comum O CONFLITO É PARTE NATURAL DO PROCESSO DE GERENCIAR. MOSTRE-ME MUDANÇA E EU LHE MOSTAREI CONFLITO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

175 Gerenciar com Conflito Gerenciar bem as mudanças é transformar o conflito destrutivo em construtivo O conflito é construtivo e sinérgico quando pessoas diferentes entre si aprendem com suas diferenças É necessário para isso comunicação e respeito mútuos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

176 Gerenciar com Conflito Se houver a percepção de um clima favorável a todos, pelo menos a longo prazo, e se confiarmos uns nos outros, nós iremos cooperar e os conflitos de interesses poderão ser canalizados para se tornarem construtivos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

177 Boa Gerência Boa Gerência é trabalho em equipe baseado em confiança e respeito mútuos, em cooperação e comunicação CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

178 Como ter uma gerência de sucesso Regras de Conduta que estimulem o respeito e a confiança no processo de tomada de decisões Pessoas maduras e equilibradas Estrutura organizacional corretamente projetada CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

179 Bons Gerentes Possuem um estilo bem equilibrado e flexível Conhecem a si mesmos Estão conscientes do seu efeito sobre os outros Têm uma visão equilibrada de si mesmos Aceitam as suas próprias fraquezas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

180 Bons Gerentes Podem identificar força nos outros Aceitam outras pessoas que são diferentes Podem gerenciar conflitos Criam um ambiente de aprendizado Em resumo: são pessoas maduras.... CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

181 Padronização CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

182 Porque padronizar? Repetibilidade Não perder os ganhos obtidos Menor vulnerabilidade em conflitos CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

183 Porque não se padroniza? Cultura Processo gráfico tem variáveis intangíveis Artes Gráficas É difícil, pois exige alto conhecimento técnico É chato. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

184 Controle A Padronização cria a base para o Controle. Requisitos: O que fazer.. Processo: Como fazer CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

185 Documentação É questão delicada e decisiva de um processo de padronização É preciso manter registros atualizados e acessíveis. A linguagem precisa estar de acordo com o receptor CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

186 Divulgação A Padronização só faz sentido se todos os envolvidos no processo recebem as informações adequadamente. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

187 Treinamento A Padronização pode ( e deve ) ser a base do treinamento operacional CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

188 A participação do Cliente O Cliente define o que quer e avalia se recebeu o que pediu Se o cliente não faz isso espontaneamente devemos perguntar e aferir se o que entendemos é o que ele falou CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

189 Fornecedores Deve-se definir claramente o que se quer Deve-se ter a garantia de que se está recebendo exatamente o que se pediu. A questão do controle de qualidade de entrada. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

190 Requisito x Tolerância É absolutamente importante saber se o seu processo consegue fazer o produto do cliente dentro das variações solicitadas É fundamental conhecer o seu nível de tolerância CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

191 Dispositivos de medição e monitoramento Auditar Calibrar Inspeções e testes CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

192 Controle de Não-Conformidade O que fazer com o produto não conforme? Corrigir Aceite com ressalvas Aplicação alternativa Rejeição...... CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

193 Melhoria Em última instância o processo de Padronização deve ser a base do Sistema de Melhorias ou por manter um nível de trabalho que não garanta a estabilidade do processo realizado ou por não se conseguir adaptar as variáveis do processo às especificações do cliente CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

194 ISO 9000 É uma boa base para se chegar a um processo de padronização confiável Deve ser estudada e analisada, independente do fato de se buscar a homologação CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP

195 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICASENAI - SP


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