A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Preconceito = manifestação que envolve, de modo amplo, o estereótipo (componente cognitivo), os sentimentos de rejeição (componente afectivo) e a discriminação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Preconceito = manifestação que envolve, de modo amplo, o estereótipo (componente cognitivo), os sentimentos de rejeição (componente afectivo) e a discriminação."— Transcrição da apresentação:

1

2 Preconceito = manifestação que envolve, de modo amplo, o estereótipo (componente cognitivo), os sentimentos de rejeição (componente afectivo) e a discriminação (componente comportamental ou prático).

3 Preconceito é a atitude negativa dirigida a determinada pessoa em razão de sua filiação a um grupo identificado. É um pré-julgamento, baseado em conhecimento e contacto limitados; faz criar vieses e limita a habilidade de interacção com grupos diferentes.

4 1. Aprendizagem = quando o preconceito ocorre pela aprendizagem social

5 Ex.os: (a) pela forma da observação: quando a criança, através dos media, vê certos grupos (índios, negros, mulheres, pobres, etc.) em papéis estereotipados, e aprende que isso deve ser aceitável; (b) pela forma de modelação (modelos): quando a criança ouve e depois imita os seus pais, amigos e professores, expressando o preconceito.; (c)pela forma do condicionamento clássico : quando o sujeito desmerece outro e sente aumento da auto-estima, sente uma sensação fisiológica de prazer.

6 (d) pela forma de condicionamento operante: quando o indivíduo recebe aprovação dos outros, ao expressar sentimentos racistas ou sexistas; (e) pela forma de generalização: quando o sujeito passa por uma experiência negativa com um membro específico de um grupo, e depois estende essa experiência aos demais membros desse grupo.

7 2. Processos cognitivos = pela categorização: quando as pessoas usam estereótipos para classificar os outros Existem dois tipos de categorização (1) o ingroup; (2) o outgroup. O ingroup é qualquer categoria pela qual os indivíduos nutrem identificação, simpatia, referência. O outgroup consiste em todas as demais pessoas.

8 Quando os sujeitos tendem a ver os membros dos ingroups como mais atraentes e com comportamentos mais aceitáveis, ocorre o favoritismo intragrupo. Quando as pessoas tendem a perceber maior diversidade para com os membros do seu próprio ingroup e menor no outgroup, ocorre a homogeneidade extragrupo.

9 A homogeneidade extragrupo pode ser perigosa, porque, quando indivíduos diferentes e complexos não são percebidos como detendo as mesmas necessidades e sentimentos do grupo dominante, são vistos como desprovidos de identidade e tratados de modo discriminatório. A falta de identidade é uma arma para desmerecer o outro.

10 3. Competição económica e política = o preconceito ocorre pelo poder, pela competição por recursos limitados. É mantido, porque oferece vantagens económicas e políticas significativas para o grupo dominante Ex.º: a) estereótipo de que os negros são inferiores aos brancos, para justificar uma ordem social nos EUA; apartheid sul- africano.

11 4. Agressão deslocada = a questão do bode expiatório. Quando a fonte de frustração é mais forte e não pode ser combatida de frente, os indivíduos tendem a agredir moral ou fisicamente um alvo menos ameaçador

12 Sentimento de vergonha, desgraça ou desaprovação; Provém do medo do desconhecido, de um conjunto de falsas crenças, que origina a falta de conhecimento e compreensão.

13 Forma de preconceito, que desacredita ou rejeita um indivíduo ou grupo, por ser visto como diferente. Quando os comportamentos são devidos ao preconceito, o estigma transforma-se em discriminação.

14 Acção ou medida que resulta em alguém ser tratado de maneira injusta, por pertencer ou aparentar pertencer a um grupo particular.


Carregar ppt "Preconceito = manifestação que envolve, de modo amplo, o estereótipo (componente cognitivo), os sentimentos de rejeição (componente afectivo) e a discriminação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google