A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

8. Efeitos da Imagem Política

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "8. Efeitos da Imagem Política"— Transcrição da apresentação:

1 8. Efeitos da Imagem Política
Imagem-Mania?

2 Imagem Política “O caráter é como uma árvore e a reputação como a sua sombra. A sombra é o que pensamos dela, e a árvore a coisa real.” Abraham Lincoln

3 Imagem Política Impressão / percepção / visão de cada um, baseada na sua observação e recolha sensorial, sobre a atividade política, um candidato ou um ator político “A comunicação, ao nível da imagem, é a que detém maior prestígio e credibilidade, contudo, é a que poderá ser considerada a mais perigosa, pois, contrariamente ao que se pensa, é facilmente manipulável” (Daniel do Rosário Medina: 92).

4 Imagem Política A imagem política pode ser comparada aos rótulos que revestem os produtos: a imagem marca de uma pretensa identidade diferenciada, que pode (1) indicar tradição ou quebra dessa tradição, e (2) revelar novidade, confiabilidade, qualidade, competência administrativa, ou outros atributos que se mostrem necessários para aquele personagem de acordo com as pesquisas de opinião e da análise conjuntural dos problemas sociais em evidência (Bezerra; Silva: 6).

5 Imagem Política Imagem marca: no domínio da política de imagem, é vista como um processo intencionalmente planeado na construção do perfil de um personagem sujeito a exposição na esfera pública, com a finalidade de conquistar a adesão dos destinatários (eleitores) e disputar os sentidos e ofertas simbólicas dos concorrentes (Bezerra; Silva: 6).

6 Imagem Política Necessidade de manutenção de coerência e permanência;
Evitamento do curto-circuito simbólico.

7 Imagem Política As estratégias de sedução, articuladas na construção da imagem política, buscam através da manipulação de efeitos sonoros, de jogo de imagens: - o entretenimento, - o novo, - o extraordinário, - o lúdico, - o espetacular. (Bezerra; Silva: 6)

8 Imagem Política LER: http://jorgealm.sites.uol.com.br/wilson.html VER:
Imagens transmitidas?

9 Efeitos da Imagem Política
Políticos: Obsessão com a imagem pública, com os rankings e sondagens de opinião, com a informação e opinião políticas, com tudo o que possa influenciar a imagem; Construção de lendas, mitos políticos; Personalização da vida política; Espetacularização da política; Valorização da imagem visual em detrimento da palavra e da ideologia; Obsessão com o aparecimento televisivo e com os holofotes dos media: “bem ou mal, mas falem”; Cidadãos: Imagens mentais constituídas pelas aparições públicas, comportamentos, reações, discursos, intervenções, tudo o que possa ser alvo de retenção sensorial e percepção; Descrença na política; Media: Instrumentalização; Infotainment; ...

10 Imagem Política Ada Kesea Guedes Bezerra; Fábio Ronaldo da Silva, “O marketing político e a importância da imagem-marca em campanhas eleitorais majoritárias”, bocc.ubi.pt, Célia Belim; Patrícia Calca (2012), Image of U.S. Presidential Administrations: The Case of George W. Bush and Barack Obama. Maryland: Lexington Books. Cristina Fernandes; Susana Casanova, “A construção da imagem de um político”, Sábado, Daniel do Rosário Medina (2006), Mediatização da Comunicação Política. Media, Política e Comunicação – A Negociação do Poder. Santiago de Compostela: Universidade Santiago de Compostela. Wilson Gomes, “A Política de Imagem”, jorgealm.sites,


Carregar ppt "8. Efeitos da Imagem Política"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google