A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Chegou-nos o Reino de Deus!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Chegou-nos o Reino de Deus!"— Transcrição da apresentação:

1 Chegou-nos o Reino de Deus!
1º Domingo da Quaresma Chegou-nos o Reino de Deus!  Ano Litúrgico B

2 Mc 1, 12-15 (Tentação de Jesus)
Leituras da Liturgia Eucarística: Gn 9, 8-15 Sl 24 1Pd 3, 18-22 Mc 1, (Tentação de Jesus)

3 Evangelho - Mc 1, 12-15 Logo depois do batismo, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto. Ali ficou durante quarenta dias, tentado por Satanás. Viveu esse tempo entre as feras, e os anjos o serviam.

4 Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia e ali anunciou a boa nova, vinda de Deus, dizendo: “Completou-se o tempo, e o reino de Deus chegou! Convertam-se e creiam na boa-nova!”

5 Jesus viveu entre as feras!
Vivenciando... Jesus viveu entre as feras! Narra o evangelista que logo depois que Jesus foi batizado, retirou-se para o deserto. Foi tentado por Satanás. Viveu entre as feras e os anjos o serviam. Tratava-se de um lugar agreste, retirado, onde existiam até animais selvagens.

6 Se Jesus foi tentado... As tentações de Jesus são como que um resumo de todas as que nos podem assaltar. Jesus quis se submeter a elas para nos advertir de que nunca estaremos livres de incitações para o mal. A seu exemplo, temos que empregar as forças que Deus nos dá para afastá-las. Quando ele estava para iniciar sua vida pública, para realizar o plano do Pai, as tentações surgiram com mais violência! É o que acontece em nossa vida: o espírito do mal quer nos impedir de realizar o bem!

7 A Graça de Deus permanece conosco
O Pai permitiu que o Demônio tentasse a Jesus porque enquanto ele “padeceu sendo tentado, tornou-se capaz de ajudar aos que são tentados!” (Hb 2,18), pois “temos um Sumo Sacerdote que se compadece de nossas fraquezas!” (Hb 4,15) O Demônio desejava descobrir se Jesus era o Messias. Descoberto isso, queria afastá-lo do caminho do sofrimento que Deus havia estabelecido como plano a ser seguido pelo Redentor. Seguindo os passos de Jesus, através da oração e do jejum, da penitência, conseguimos superar as tentações. É o caminho que Jesus nos indica!

8 Afastando-se do mundo... Em lembrança do jejum, da oração, do tempo passado no deserto por Jesus... a Igreja instituiu o tempo da Quaresma. Foi instituída para dar-nos a conhecer a necessidade que temos de fazer penitência em todo tempo de nossa vida. A Quaresma é figura da vida de sacrifício, de penitência, de oração. Com nossa penitência, de certo modo espelhamos em nós o tempo de penitência seguida por Jesus. Pelo tempo de penitência, em especial a Quaresma, preparamos nosso coração para a celebração da Ressurreição de Cristo. Jesus jejuou e orou. Venceu o Demônio que se apresentou para o tentar. Somos felizes apresentando a Deus nosso esforço para vencer na vida, seguindo com dedicação os passos do Redentor.

9 Completou-se o tempo! Chegou o momento estabelecido por Deus para a realização de seu reino. Chegou o tempo da Redenção, tempo no qual era necessário que o gênero humano recolhesse os últimos frutos da divina misericórdia. É por isso que Jesus anuncia que o reino de Deus está próximo.

10 O reino de Deus é o reino que Jesus mesmo fundou e inaugurou sobre a terra.
O reino terá sua concretização plena no Céu. O reino se desenvolve não só na sociedade exterior, mas também e sobretudo no coração dos que lhe pertencem. Arrependimento e fé são as disposições necessárias para se pertencer a ele.

11 Creiam na boa-nova! Jesus dá à sua pregação o nome de “Evangelho”.
Sua vinda era para anunciar a todos, aos inimigos, aos ingratos, aos ignorantes, o fim da vingança, o perdão dos pecados, o reino da Justiça, os meios para se tornarem santos, a redenção, a graça de adoção de filhos de Deus, a herança do Céu, a honra de se tornarem irmãos do filho de Deus! A guerra antiga está terminada. Deus renova sua aliança com nossa natureza. Tantos belos motivos de alegria e conforto nos levam a crer no Evangelho e por isso fazer dele nossa leitura predileta.

12 Jesus veio a nós! Veio a nós com seu reino. Apresentou-se a nós!
Isso se deu no dia de nosso batismo. E sua Graça vai tendo sua realização à medida em que aceitamos, através de uma resposta adulta e livre, a mensagem e as responsabilidades que nossa Fé nos traz.

13 Deus nos dá sua Graça Nunca seremos tentados acima de nossas forças!
Jesus preparou-se para seu ministério na solidão do deserto. É o caminho de nossa preparação para o apostolado! Jesus deixou-se tentar pelo Demônio, ensinando-nos a vencer as tentações. Elas surgem em nossa vida para provar nossa fidelidade. Mas o Senhor não permite que sejamos tentados acima de nossas forças.

14 As tentações despertam-nos para uma realidade: somos seres humanos, fracos, débeis, inconstantes, inclinados ao mal. Jesus venceu a tentação. Também nós a poderemos vencer sempre. A arma principal é a mortificação. Se nos acostumamos a ceder, não encontraremos forças para resistir. A Graça de Deus nos acompanha. Nossa felicidade e realização serão proporcionais a nossos esforços.

15 Testemunhando... Este convite à conversão e a crer lhe diz alguma coisa de extraordinário? O que significa para mim a palavra conversão? Lembra-me o que de especial? Como posso fortalecer minha fé? - O Espírito Santo conduzia Jesus. Como é bom deixar-se guiar pelo Espírito de Deus!

16 Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues
Créditos Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues Imagens: Internet Música: Ernesto Cortazar - You Are My Destiny Formatação: Estela © direitos reservados ©


Carregar ppt "Chegou-nos o Reino de Deus!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google