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PublicouOctavio Calixto Alterado mais de 9 anos atrás
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Causas do comércio ilícito
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 2 Apresentação Incentivos financeiros e o papel dos impostos sobre o consumo Respostas dos governos ao contrabando Outros fatores importantes que contribuem para o contrabando
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Diferença de preço/maço entre o preço de exportação dos EUA e: Países de alta renda Preço de exportação dos EUA/maço dólares, 1999 Preço médio de varejo para marcas locais em US$, 1999 Preço médio de varejo para marcas importadas em US$, 1999 Alemanha0,212,672,69 Chipre0,211,171,92 Finlândia0,223,553,84 Espanha0,321,122,18 Áustria0,323,293,87 Reino Unido0,335,92 3 Fonte: adaptado pelo CTLT do Departamento de Agricultura dos EUA. (1999). Incentivos ao comércio ilícito: Diferença de preços Diferenças de preços: Países de alta renda
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Diferença de preço/maço entre o preço de exportação dos EUA e: Países de baixa renda Preço de exportação dos EUA/maço dólares, 1999 Preço médio de varejo para marcas locais em US$, 1999 Preço médio de varejo para marcas importadas em US$, 1999 Geórgia0,160,040,76 Nicarágua0,210,771,09 Uzbequistão0,240,652,56 Etiópia0,241,72 Camarões0,350,061,25 Índia0,350,671,13 Bangladesh0,380,471,26 4 Incentivos ao comércio ilícito: Diferença de preços Fonte: adaptado pelo CTLT do Departamento de Agricultura dos EUA. (1999). Diferenças de preços: Países de baixa renda
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 5 Comércio ilícito e política fiscal Diferença de preços Argumento mais amplamente utilizado contra as políticas de aumento de impostos sobre o consumo pelos governos e pela indústria Será que a diferença de impostos é responsável pela diferença de preços entre os países?
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 6 Fonte: Alexander Wiedow. (setembro de 2006). Seminário fiscal da Hungria. Nível dos preços antes e depois dos impostos Nível dos preços antes e depois dos impostos na UE incentivo financeiro já existe sob o preço antes dos impostos Preço médio antes dos impostos entre os países membros da UE em 2004 em EUR/1000
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 7 * Fonte: Relatório Nacional do FMI; † Fonte: Comunicações pessoais com o Ministério das Finanças da República do Quirguistão, ‡ Fonte: Comunicações pessoais com o Ministério das Finanças do Uzbequistão. Resposta dos governos ao comércio ilícito Os governos muitas vezes pensam que reduzir os impostos sobre o consumo interromperá as atividades de contrabando Redução de impostos sobre o consumo (evidências de países em desenvolvimento) Geórgia: impostos sobre o consumo reduzidos pela metade em 2002* O parlamento do Quirguistão discutiu reduzir os impostos sobre o consumo durante as discussões do orçamento em 2004† Uzbequistão: os impostos sobre o consumo foram alterados de ad valorem para específicos e as taxas foram reduzidas‡
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 8 Fonte: Nordisk Tobaksstatistik. (1970–2002); cálculos do autor. Redução de impostos na Suécia 17% de redução devido ao receio de contrabando em 1998 Período entre 1997 (antes da redução de impostos) e 1999 (depois da redução de impostos): A saúde pública perdeu, uma vez que o consumo aumentou em 18% O governo perdeu, uma vez que as receitas não atingiram o nível de 1997 Até 2000 o consumo aumentou mais de 20% (a receita atingiu o nível de 1997) Resultado: a saúde pública e o governo perderam devido à redução de impostos sobre o consumo O governo ignorou o custo do aumento do consumo a longo prazo, concentrando-se apenas sobre o ganho de receita a curto prazo
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 9 Redução de impostos sobre o consumo: não é uma solução O governo canadense reduziu drásticamente a carga fiscal sobre o tabaco em fevereiro de 1993
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 10 Redução de impostos sobre o consumo: não é uma solução Após a redução de impostos Os países ainda enfrentam o problema do contrabando Os cigarros tornam-se acessíveis e o consumo aumenta As receitas não aumentam necessariamente tanto quanto o esperado Os custos a longo prazo foram ignorados perante os ganhos a curto prazo
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 11 Outras causas do comércio ilícito O nível dos riscos associados ao contrabando e o nível de corrupção no país Incapacidade das alfândegas em detectar e impedir a entrada de produtos contrabandeados devido à falta de: Tecnologia atualizada e comunicação entre alfândegas Colaboração com a Organização Mundial das Aduanas Sistemas judiciais e legais apoiando as atividades aduaneiras Em muitos países, as alfândegas e as administrações fiscais estão cientes do contrabando, mas não têm a capacidade técnica, o pessoal e legislação forte para apoiar as suas ações Moldávia Turquia Alguns países latino-americanos
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 12 Outras causas do comércio ilícito Prestação de contas e exportação irresponsável da indústria e dos exportadores Envolvimento da indústria no comércio ilícito nos EUA e na UE: Processos legais contra a indústria em muitos países Cigarros brasileiros reexportados ilegalmente de volta para o país — exportadores apáticos Falta de empenho político do governo Falta de implementação e aplicação da lei no controle do comércio ilícito Muitas fábricas estabelecidas no Paraguai, perto da fronteira brasileira, são as principais fontes de cigarros contrabandeados para o Brasil* * Fonte: Roberto Iglesias. (2005). Estudo do Mercosul do Brasil.
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 13 Fonte: adaptado pelo CTLT de Yurekli e Sayginsoy. (2006). O comércio ilícito de cigarros aumenta com a corrupção!
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 14 Fonte: adaptado pelo CTLT do Relatório da Organização Mundial das Aduanas. (2004) Incapacidade das alfândegas ou aumento das atividades ilegais?
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 15 Outras causas do comércio ilícito Restrições comerciais Percepção positiva das marcas estrangeiras pelos fumantes Em parte por causa da falta de variedade e atratividade das marcas nacionais (sob o monopólio estatal ou privado) Baixa renda familiar e alta prevalência entre a população pobre As evidências mostram que os cigarros baratos são mais contrabandeados para países com maiores populações de fumantes pobres (por exemplo, Ucrânia, Uzbequistão)
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 16 Outras causas do comércio ilícito Alta porcentagem da população jovem Futuros fumantes: Correm riscos de doenças e mortes associadas com o tabaco População sensível ao preço, mas cuidadosa com a marca Aumento do poder de compra da população e do emprego feminino Independência econômica e aparência sofisticada
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 17 Fonte: Dados não oficiais do Departamento de Agricultura dos EUA em relatórios de adidos, 2003) Compromisso do governo: China Em 2002, a Agência Estatal de Monopólio do Tabaco (State Tobacco Monopoly Agency, STMA na sigla em inglês) e o Ministério da Segurança Pública se juntaram para lançar várias medidas repressivas sobre as atividades ilegais de cigarros Contrataram 24.000 pessoas para investigar a produção de artigos falsificados no país Inspecionaram 320.000 casos de suspeitas de cigarros ilegais Confiscaram 4,97 bilhões de cigarros falsificados Fecharam 2.476 operações de fabricação ilegal Apreenderam 1.375 unidades de equipamento usado nestas operações ilegais Prenderam 4.075 pessoas
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 18 Fonte: adaptado pelo CTLT de Joossens e Raw. (2000). Cota do mercado de cigarros contrabandeados 199515% 19995% Compromisso do governo: Espanha Como? Sufocou o fornecimento em contêineres através da ação dos serviços de inteligência e cooperação, tecnologia, legislação anti-contrabando, colaboração estreita entre os cinco países e o Organismo Europeu de Luta Antifraude (European Anti-Fraud Office, OLAF, na sigla em inglês) Não reduzindo impostos, prendendo vendedores de rua 1997: vendas de cigarros legais subiram 78 bilhões e a receita fiscal aumentou em 25%
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 19 Acordo entre a UE e a Philip Morris 2004: a Comissão Europeia e a Philip Morris International assinaram um acordo de 12 anos para combater o contrabando e os cigarros falsificados O acordo com a UE exige que a Philip Morris implemente várias medidas para combater o contrabando de cigarros, entre elas: Melhor acompanhamento, rastreamento, rotulagem e manutenção de registros para ajudar a segurança pública a determinar a origem e rastrear as rotas dos cigarros contrabandeados Melhor monitoramento de vendas, de práticas de distribuição e também de fornecedores, para garantir que estes estão em conformidade com as exigências legais Estabelecimento de penalidades monetárias adicionais que a Philip Morris deve pagar se os seus cigarros continuarem sendo contrabandeados em grandes quantidades
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 20 Acordo entre a UE e a Philip Morris Pagamentos sob o acordo O acordo também inclui uma iniciativa na qual a PMI concordou em realizar pagamentos em caso de futuras apreensões, na Comunidade Europeia, de produtos genuínos acima de quantidades definidas Estes pagamentos serão feitos independente da culpa ou delito pela Philip Morris International Se outros países membros assinarem o acordo, incluindo os novos estados membros, eles também terão direito a receber esses pagamentos A Comunidade Europeia e os 10 países membros receberão pagamentos substanciais ao longo de vários anos Os valores dos pagamentos da Philip Morris International sob o acordo sofrerão variações com base em vários fatores e poderão atingir um total de aproximadamente US$1,25 bilhões
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 21 Produção e comércio de falsificações Esta é uma ameaça nova ou recentemente reconhecida? Fábricas de cigarros falsificados foram destruídas na Polônia, Alemanha, Rússia e Dubai Na Rússia 2005: 6 milhões de cigarros falsificados foram destruídos 2004: 40 milhões de cigarros falsificados foram destruídos Em Dubai Em 2003: 3,8 milhões de cigarros falsificados foram apreendidos Os cigarros falsificados chegaram ao Canadá através do comércio: 2003: apreendidos 43.000 pacotes de cigarros falsificados (no valor de US$ 2,6 milhões)
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 22 Fonte: adaptado pelo CTLT da base em dados da OMA. (2004). São apreendidas mais falsificações em comparação com os originais
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 23 Fonte: adaptado pelo CTLT do Relatório da OMA sobre alfândegas e tabaco. (2004). Número crescente de cigarros falsificados apreendidos
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 24 Evidências a partir de estudos econômicos Um aumento nos impostos e no nível de aplicação da lei adequa-se aos objetivos dos governos e dos defensores da saúde pública para: Reduzir as atividades de contrabando Reduzir o consumo global de cigarros Aumentar as receitas fiscais dos governos O nível de aplicação da lei desempenha um papel significativo no controle das atividades de contrabando em todo o mundo e também reduz o consumo global Fonte: Yurekli e Sayginsoy. (2006); Merriman, et al. (2000).
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 25 * Fonte: Yurekli e Sayginsoy. (2006). Evidências a partir de estudos econômicos Um aumento de 10% nos preços médios de varejo e importação, e um aumento de 10% na aplicação da lei (menor corrupção), supondo nenhuma alteração de rendimento, irão: Diminuir as atividades de contrabando em 5,4% Reduzir o consumo global em 2,3% Aumentar a arrecadação de impostos dos governos em 7,8%, apesar do total de 4% em impostos perdidos devido ao contrabando
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 26 Resumo O que se pode fazer quanto ao comércio ilícito de cigarros? As evidências existentes sugerem que o compromisso dos governos é a chave para o sucesso O que os governos podem fazer? Exigir que os fabricantes coloquem marcas/selos de imposto pago nos maços Acabar com as vendas isentas de impostos aduaneiros, incluindo as feitas nas zonas duty-free Exigir licenças e registros detalhados de todos os exportadores, fabricantes e distribuidores de cigarros; exigir códigos identificadores únicos em todos os maços de cigarros e informações sobre a cadeia de custódia para que os cigarros contrabandeados possam ser rastreados Exigir declarações de exportação até que os exportadores apresentem provas de que os cigarros chegaram aos seus destinos finais e legais
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2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 27 Resumo Aperfeiçoamento dos funcionários aduaneiros Competências técnicas, financeiras, jurídicas, bem como humanas para detectar e processar, levar a juízo Garantir a comunicação e colaboração oficial entre as alfândegas e a OMA Levar ao tribunal e impor sanções altas aos reais participantes responsáveis pelas atividades de contrabando Não se concentrar apenas nos pequenos vendedores de rua
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