A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELAÇÃO ECONOMIA E DIREITO Marco legal adequado permite o desenvolvimento da economia de mercado; As leis afetam o comportamento dos agentes econômicos;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELAÇÃO ECONOMIA E DIREITO Marco legal adequado permite o desenvolvimento da economia de mercado; As leis afetam o comportamento dos agentes econômicos;"— Transcrição da apresentação:

1 RELAÇÃO ECONOMIA E DIREITO Marco legal adequado permite o desenvolvimento da economia de mercado; As leis afetam o comportamento dos agentes econômicos; Necessidade de adequar a legislação as transformações econômicas.

2 EXTERNALIDADES ECONÔMICAS Ocorrem quando os custos de uma atividade econômica onera outro setor e podem ser positivas ou negativas; Direito normatizar essas atividades impondo regulação e punições para o não cumprimento dessas normas;

3 DIREITO E A EFICIÊNCIA Exemplo clássico: borracharia e tinturaria vizinhos; Custos de transação são custos de transferir direitos e consomem parte significativa dos recursos da sociedade. As leis podem colaborar produzindo uma padronização nos procedimentos que minimizem custos.

4 PROTEÇÃO CONTRA O ABUSO ECONÔMICO Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE Órgãos de defesa do consumidor – PROCONs Exemplo: fusão Brahma e Antártica (AMBEV) venda de parte das ações por determinação do CADE; Contratos de aluguéis.


Carregar ppt "RELAÇÃO ECONOMIA E DIREITO Marco legal adequado permite o desenvolvimento da economia de mercado; As leis afetam o comportamento dos agentes econômicos;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google