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Responsabilidade Social e Ambiental (ADM 110) Curso Técnico em Administração I Disciplina Responsabilidade Social e Ambiental (ADM 110) Curso Técnico em.

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1 Responsabilidade Social e Ambiental (ADM 110) Curso Técnico em Administração I Disciplina Responsabilidade Social e Ambiental (ADM 110) Curso Técnico em Administração I Professora Andréa R G Leal

2 Reputação Corporativa É a reação afetiva, ou emocional líquida (boa ou má, fraca ou forte) de clientes, investidores, fornecedores, empregados e do público em geral diante do nome da empresa. A reputação é o produto de um processo competitivo no qual a firma sinaliza suas características distintas para o público, tendo como resultante o seu status moral e socioeconômico.

3 Capital Reputacional É aquela porção do valor de mercado da empresa que pode ser atribuída à percepção da firma como uma corporação de boa conduta no mercado. Muitas vezes a sobrevivência das empresas pode depender do desenvolvimento e da sustentação de uma reputação favorável. Recursos intangíveis: fatores chaves da competitividade nas nações desenvolvidas.

4 Identidade Corporativa É o conjunto de princípios e valores dos gestores e funcionários da empresa. Aparece nas práticas administrativas empregadas nas suas relações internas e externas. A marca (o nome): a reputação conferida por este nome é um bem intangível.

5 Fatores para a construção da Reputação Corporativa Credibilidade: está associada aos investidores e fornecedores no cumprimento dos contratos. Confiança: está relacionada com o público interno constituinte da empresa, ou seja, com a sua percepção da solidez e integridade da empresa. Qualidade/ confiabilidade: está associada à percepção que os consumidores/clientes tem dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Responsabilidade: está associada ao papel da empresa no sentido mais amplo.

6 A Visão Econômica sobre a Reputação Instituições que minimizam comportamentos oportunistas agem, em muitas situações, no sentido de minimizar comportamentos antiéticos e reduzir custos de transação entre os agentes econômicos.

7 A conduta Socialmente Responsável e os Ganhos de Reputação O modelo de criação de valor a partir da conduta socialmente responsável Conduta Socialmente Responsável Aumento do Capital Reputacional Geração De Oportunidades Minimização De Riscos Aumento Do Valor da Empresa

8 Exercício: Pesquisem o conceito de Capital Intelectual, Capital social e Capital Humano. No caderno.


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