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ENDOMARKETING. Endomarketing Marketing interno – endomarketing É atrair, desenvolver, motivar e reter pessoas qualificadas através de trabalhos que satisfaçam.

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1 ENDOMARKETING

2 Endomarketing Marketing interno – endomarketing É atrair, desenvolver, motivar e reter pessoas qualificadas através de trabalhos que satisfaçam suas expectativas. É a filosofia de tratar as pessoas (funcionários) como clientes preferenciais.

3 OBJETIVO Facilitar e realizar trocas, construindo lealdade no relacionamento com o público interno, compartilhando os objetivos empresariais e sociais da organização, cativando e cultivando para harmonizar e fortalecer essas relações e melhorando, assim, sua imagem e ser valor de mercado.

4 Endomarketing - função Promover maior integração entre funcionário e empresa. Relações de trabalho: troca, poder, persuasão.

5 Promover a união entre os objetivos humanos e os objetivos organizacionais, na busca da eficiência. É a atividade que incorpora elementos como políticas e culturas organizacionais.

6 Integrar a noção de cliente e seus valores – aplicando-se recursos de B2E / ERM, branding interno – nos processos internos da estrutura organizacional, propiciando uma melhoria na qualidade de produtos e serviços, com produtividade pessoal e de processo.

7 B2E - Negócios as funcionários ERM - Gestão de relacionamento com funcionários O BRANDING INTERNO é uma das atividades da equipe de comunicação interna

8 Endomarketing – marketing interno Um conjunto de práticas introduzidas e aprimoradas na organização, e que tem por objetivo obter, ou elevar, o comprometimento de seus funcionários, decorrendo, desse comprometimento, mudança nas atitudes e comportamentos que se refletem, positivamente, tanto no público interno, quanto no externo (Cerqueira, 1994; Nicklas e Wood, 1999)

9 Uma tarefa bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem aos consumidores. (Kotler, 1998) Conjunto de ações que a empresa deve utilizar adequadamente para vender a sua imagem aos funcionários e seus familiares (Brum, 1994)

10 Endomarketing – marketing interno Conceitos-síntese: motivação dos funcionários, comunicação, comprometimento; Comunicação interna mais eficaz, não só para os clientes internos, mas também para os externos (clientes) – ganhos em produtos, serviços e atendimento

11 Importância do Endomarketing Promover: a melhoria no relacionamento interno da equipe a agilização e transparência dos fluxos de comunicação a introdução de mudanças nas atitudes e comportamentos Bohnenberger (2002)

12 Patrocinar o desenvolvimento, nos funcionários, de uma consciência de que todas as suas ações devem voltar-se para a satisfação das necessidades dos clientes.

13 O marketing interno pode contribuir para a formação de uma vantagem competitiva para as empresas, pois formar uma equipe motivada e comprometida com os resultados da organização e com a satisfação do cliente gera vantagem competitiva de difícil imitação

14 Afinal, quem é o nosso público interno? O que esse público quer? Respeito e confiança Tratamento justo Controle sobre o que faz Interações agradáveis Chance de levar uma vida razoável Orgulho com o trabalho e realizações Chance de aprender

15 COMUNICAÇÃO INTERNA É aquela voltada para os empregados (diretoria, gerências, executores), com a intenção de informar e integrar os diversos segmentos aos objetivos e interesses organizacionais. Opera-se por meio de fluxos ascendentes, descendentes, horizontais e/ou transversais. Envolve as chamadas redes formal e informal.

16 A comunicação interna pode ser definida como: Um conjunto de métodos e técnicas para informar, conscientizar, mobilizar, motivar e transformar o relacionamento nas organizações e seus públicos diretos que afetam seus objetivos sociais e mercadológicos.

17 Os 6 Princípios do Endomarketing: 1. Do Endomarketing ao Marketing: A qualidade da relação de uma empresa com seu mercado, clientes e consumidores, é um reflexo direto da qualidade do relacionamento com seus colaboradores.

18 2. Da Motivação e Engajamento: O ato é uma expressão do desejo. As pessoas estão nas empresas para tomarem decisões, e decisões corretas significam a estratégia empresarial colocada em prática, é dessa forma que o engajamento se revela.

19 3. Do Pragmatismo nos Fins: Empresas melhores para as pessoas trabalharem se tornam mais rentáveis, sólidas e competitivas. 4. Da Subjetividade nos Meios: A chave para o engajamento pouco reside em remuneração ou benefícios, ela está principalmente na forma como as pessoas percebem aquilo que a empresa oferece em troca de seu trabalho.

20 5. Da Mutualidade: O trabalho das pessoas terá tanto valor quanto o que a empresa oferecer em troca dele; ambos precisam ser precificados. 6. Da Reciprocidade: Tão importante quanto falar às pessoas é ouvi-las.

21 Referência Bekin, Saul Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.


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