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Http://www.youtube.com/watch?v=NeddkTvRWVM Profa. Luciana.

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1 Profa. Luciana

2 FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS
A INFLUÊNCIA DO TOMISMO E NEOTOMISMO NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO GÊNESE TOMISMO: DOUTRINA DE SÃO TOMAZ DE AQUINO, TEÓLOGO ITALIANO, QUE FOI ADOTADA PELA IGREJA CATÓLICA. TOMISMO - SÉCULO XIII NEOTIMISMO – SÉCULO XIX Profa. Luciana

3 A INFLUÊNCIA DO TOMISMO E NEOTOMISMO NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO
Influência da Igreja Católica As diretrizes e os conceitos preconizados pelas Encíclicas Sociais Rerum Novarum (Leão XIII) e Ouadragesimo Anno (Pio XI), que reportavam-se ao neotomismo para fundamentar a concepção de homem e as reformas que consideravam necessárias para amenizar as desigualdades sociais e defender o capitalismo frente ao projeto social comunista. Jacques Maritain

4 DE QUÊ PERÍODO ESTAMOS FALANDO?
Revolução Industrial – séc. XVIII A mecanização desqualificava o trabalho, o que tendia a reduzir o salário. Freqüentes paradas da produção, provocando desemprego. Fábricas destruídas em Lancaster (1769) e em Lancashire (1779). Proprietários e governo organizaram uma defesa militar para proteger as empresas. Aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII.

5 DE QUÊ PERÍODO ESTAMOS FALANDO?
1891 – RERUM NOVARUM - Instauração de uma ordem social mais justa Igreja sentiu-se desafiada a lutar contra a opressão capitalista, em defesa dos trabalhadores; reforçam o empenho de animação cristã da vida social; surgimento de centros de estudos sociais, associações, sociedades operárias, sindicatos, cooperativas, outros; expõe a opinião da doutrina católica sobre o trabalho, sobre o direito de propriedade, sobre o direito dos fracos, sobre a dignidade dos pobres e sobre as obrigações dos ricos.

6 “O erro do capital na questão presente é crer que as duas classes são inimigas natas uma da outra, como se a natureza tivesse armado os ricos e os pobres para se combaterem mutuamente num duelo obstinado” (Rerum Novarum, nº 11, p. 16 e 17).

7 TOMISMO / NEOTOMISMO O tomismo tinha a função de ir além do círculo eclesiástico e formar, não só padres, mas também magistrados, homens políticos, diretores de obras sociais. Esses progressos foram chamados de neotomismo. Cardeal Mercier recebe do Papa Leão XIII a responsabilidade pela cadeira de Filosofia Tomista na Universidade de Louvaina

8 NEOTOMISMO Depois de marcar por muito tempo a história filosófica do homem, o tomismo perdeu sua força e só no final do século XIX e início do século XX retornou na chamada Corrente Progressista.

9 Preocupação com as manifestações da questão social: A vida familiar
1924 – União Internacional de Estudos Sociais – Código de Malinas – “espécie” de catecismo – Bélgica / Mercier Preocupação com as manifestações da questão social: A vida familiar A vida cívica A vida econômica A vida internacional A vida sobrenatural

10 VISÃO DE HOMEM E DE MUNDO
Concebe o homem como pessoa humana dotada de corpo e alma. A sociedade, além de garantir a sobrevivência física do homem, permite-lhe atender à solicitude da alma. É por ser pessoa e ter direito à dignidade que o indivíduo deve ter o mínimo de bem-estar, que não comprometa sua sobrevivência física, a ponto de destituir-lhe o direito a dedicar-se à realização na esfera a-temporal (fim último).

11 O Serviço Social Os primeiros assistentes sociais recusavam, como sugeria a Igreja Católica, o comunismo e o liberalismo. Os princípios do liberalismo como uma “doutrina individualista”. Acreditavam que uma das maneiras possíveis para alcançar o bem comum era o retorno aos antigos modelos associativos das corporações medievais - o princípio natural da vida associativa. Cabe ao assistente social desenvolver um trabalho com vistas à preservação da pessoa humana e não visando promoção da cidadania.

12 O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
Duas instâncias: o indivíduo e a sociedade. Esta precisaria ser restaurada em seus ideais comunitários destruídos pelo ideário liberal e aquele deve ser elevado à condição de pessoa humana. Idealizavam um processo educativo erigido, sobretudo, a partir de dois atributos constitutivos neotomista da pessoa humana: a inteligibilidade e a liberdade.

13 O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
Tem início uma nova “forma de assistência que indaga as causas do mal, que pede a colaboração do beneficiado e que serve tanto ao indivíduo como à coletividade [..] É o Serviço Social” (FERREIRA, F. P. 1940, p.13) Dentre as instâncias de atuação profissional, nas quais se preservam elementos constitutivos essenciais da pessoa humana, estão a família e o trabalho.

14 O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
O cumprimento de tarefas do assistente social junto aos trabalhadores – “orientar vocações, prevenir acidentes de trabalho, melhorar as condições de vida do empregado e, ao mesmo tempo, garantir o rendimento da empresa; estabilizar as condições de trabalho, implementar medidas de proteção à saúde, etc.” deve gravitar “em torno da situação física e moral do trabalhador” (RIBERA, 1940, p.6)

15 O ASSISTENTE SOCIAL – a partir dos anos 30 até os anos 80.
Preservação da dignidade humana/ influência do humanismo cristão; Do desenvolvimento da personalidade; Compromisso com a ordem social e com a Doutrina da Igreja Católica; Conscientização/ conciliação (classes sociais) Reeducação Moral para o bem estar social; Acreditatava-se diferenciar da filantropia, tinham um caráter técnico baseado em uma doutrina que elevava o indivíduo a condição para o seu fim último.

16 Sem a orientação religiosa, alerta Ferreira, a assistência social não é uma verdadeira conscientização, mas cumpre apenas uma função de analgesia, pois as “consciências continuam adormecidas para um tratamento de justiça, conforme a dignidade da pessoa humana” (Ferreira, P.L., Rev. Serviço Social, v.1, n.1, p. 28. São Paulo, 1940). “O preparo técnico não basta ao assistente social; é necessário que a ele seja aliado a uma sólida formação moral porque, quase sempre, terá o assistente social de pôr à prova seus princípios morais, quer aconselhando, quer adotando uma atitude frente a um problema moral daqueles que procura reajustar” (MALHEIROS, 1939).

17 “Orientada pelo neotomismo, a ética profissional opera de modo prescritivo, baseando-se em uma dicotomia entre bem e mal, que no agir profissional, só aparentemente é abastrata, uma vez que traduz os dogmas cristãos e a moral conservadora.” (BARROCO, 2001,p.96)


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