A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Unidade A sociedade dos indivíduos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Unidade A sociedade dos indivíduos"— Transcrição da apresentação:

1 1 Unidade A sociedade dos indivíduos
A Sociologia, assim como as demais ciências humanas, tem como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem nas sociedades humanas e indicar algumas pistas sobre os rumos das mudanças. Unidade

2 1 O indivíduo, sua história e a sociedade
Capítulo Indivíduos e sociedade fazem parte da mesma trama, tecida pelas relações sociais. Até que ponto a sociedade nos condiciona? Até que ponto somos livres para decidir e agir? crédito das imagens: Thinkstock/Getty Images

3 1 O indivíduo, sua história e a sociedade
Capítulo Entre os povos antigos, o que se valorizava era o grupo a que a pessoa pertencia, como a família ou a comunidade. A valorização do indivíduo só começou a ganhar força no século XVI, com a Reforma Protestante. Galeria Uffizi, Florença, Itália Martinho Lutero ( ), teólogo alemão pioneiro da Reforma Protestante. Representação de Lucas Cranach, 1553.

4 1 O indivíduo, sua história e a sociedade
Capítulo Castelo de Versailles et de Trianon, Versailles, França No século XVIII, com o desenvolvimento do capitalismo e do pensamento liberal, as ideias de indivíduo e de individualismo se firmaram. Luís XIV e membros da Academia Real de Ciências da França. Tela de Henri Testelin (1667), em que é representada a crescente autonomia do indivíduo em relação às explicações religiosas do mundo. No século XIX, a sociedade capitalista estava consolidada, e a posição do indivíduo passou a ser definida pela propriedade de bens, de dinheiro ou da própria força de trabalho.

5 1 O indivíduo, sua história e a sociedade
Capítulo Nossas escolhas, seus limites e repercussões A vida em sociedade é possível porque seus membros: falam a mesma língua; são julgados por determinadas leis; usam a mesma moeda; têm história e hábitos em comum. Thinkstock/Getty Images Isso lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.

6 1 O indivíduo, sua história e a sociedade
Capítulo A vida do indivíduo é condicionada por práticas sociais que existiam antes de seu nascimento e por decisões tomadas sem sua Niels Andreas/Folha Imagem participação direta, como a definição das regras de uma eleição. Dia de eleições em Canutama, no Amazonas, em 1998.

7 1 O indivíduo, sua história e a sociedade
Capítulo Se as circunstâncias influenciam os indivíduos, estes também interferem nas circunstâncias. Thinkstock/Getty Images A direção seguida sempre é resultado das escolhas do indivíduo.

8 1 O indivíduo, sua história e a sociedade
Capítulo Thinkstock/Getty Images Não existem determinismos históricos ou sociais que tornam alguns indivíduos mais “especiais” que outros, pois a história de uma sociedade é feita por todos os que nela vivem.

9 1 O indivíduo, sua história e a sociedade
Capítulo A sociedade não é um baile à fantasia, em que cada um pode mudar a máscara ou a fantasia a qualquer momento. Desde o nascimento, estamos presos às relações que foram estabelecidas antes de nós e que existem e se estruturam durante nossa vida. Norbert Elias Thinkstock/Getty Images

10 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Questões sociais:
Capítulo Das questões individuais às questões sociais Questões sociais: Corbis/Latin Stock problemas que vão além do nosso dia a dia e estão ligados à estrutura de uma ou de várias sociedades; Fila de desempregados em Chicago, nos Estados Unidos, em 1931: reflexo da depressão financeira desencadeada pela quebra da Bolsa de Nova York.

11 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo
situações que afetam o cotidiano das pessoas, desde problemas locais até acontecimentos que atingem a maioria dos países. Sean Adair/Reuters/Lati Sstock Ataque às Torres Gêmeas em Nova York no dia 11 de setembro de 2011.

12 1 O indivíduo, sua história e a sociedade
Capítulo Se numa cidade de 100 mil habitantes poucos indivíduos estão sem trabalho, há um problema pessoal que pode ser resolvido tratando as habilidades e potencialidades de cada um. Thinkstock/Getty Images

13 1 O indivíduo, sua história e a sociedade
Capítulo Entretanto, se em um país com 50 milhões de trabalhadores, 5 milhões não encontram emprego, a questão passa a ser social e não pode ser resolvida como um problema individual. Reprodução Charles Wright Mills, A imaginação sociológica (1959).

14 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Concluindo: Capítulo
Acontecimentos independentes de nossa vontade nos atingem. Thinkstock/Getty Images Há situações que afetam as relações políticas, econômicas e financeiras de todos os países, e também alcançam os indivíduos.

15 1 O indivíduo, sua história e a sociedade Capítulo
Thinkstock/Getty Images Tomar uma decisão é algo individual e social ao mesmo tempo, sendo impossível separar esses planos.

16 1 O indivíduo, sua história e a sociedade
Capítulo Exercícios 1. Você conhece os símbolos abaixo? O que eles significam? Relacione-os com a citação a seguir. Reprodução Thinkstock/Getty Images O fundamental é entender que o individual – o que é de cada um – e o comum – o que é compartilhado por todos – não estão separados [...] Nelson Dacio Tomazi

17 1 O indivíduo, sua história e a sociedade
Capítulo 2. Dê um exemplo de algo relacionado a sua vida que justifique esta declaração: A sociedade não é um baile à fantasia, em que cada um pode mudar a máscara ou a fantasia a qualquer momento. Desde o nascimento, estamos presos às relações que foram estabelecidas antes de nós e que existem e se estruturam durante nossa vida. Norbert Elias


Carregar ppt "1 Unidade A sociedade dos indivíduos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google