A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BLOGS, WIKIS, PODCASTS, AND OTHER POWERFUL WEB TOOLS FOR CLASSROOMS W ILL R ICHARDSON T HE R EAD / W RITE W EB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BLOGS, WIKIS, PODCASTS, AND OTHER POWERFUL WEB TOOLS FOR CLASSROOMS W ILL R ICHARDSON T HE R EAD / W RITE W EB."— Transcrição da apresentação:

1 BLOGS, WIKIS, PODCASTS, AND OTHER POWERFUL WEB TOOLS FOR CLASSROOMS W ILL R ICHARDSON T HE R EAD / W RITE W EB

2 Em 1989, a WWW foi criada para ser um meio colaborativo, onde as pessoas pudessem postar seus textos e conhecer trabalhos de colegas; Apesar de no início a web ter sido uma ferramenta restrita aos pesquisadores e funcionários do governo, seu potencial como meio de comunicação global já era esperado; Em 1993, a criação do Moisac Web Browser permitiu que mais pessoas tivessem acesso à rede.

3 Apesar da contribuição do Mosaic Web Brower para que a internet fosse mais acessível, a leitura e escrita na rede ainda era lenta e somente possível para os que dominavam os códigos em HTML.

4 A N EW W ORLD W IDE W EB Em 2003, Pew Internet & American Life Project concluiu que mais do que 53 milhões de adultos Americanos, ou seja, 44% dos usuários adultos da Internet, já haviam utilizado a web como meio de comunicação e interação com outros; Em 2005, um outro estudo constatou que 57% dos adolescentes que utilizavam a internet poderiam ser considerados “criadores de conteúdo”; Em 2008, Technorati.com listou mais de 110 milhões de miniblogs; São 120 mil novos blogs, 1,5 milhões de comentários em weblogs, 100 mil vídeos no YouTube.com, milhões de fotos, milhares de arquivos de áudio e muitas outras produções postadas online diariamente.

5 A NEW-WWW: R ESULTADOS Nosso papel atual não é de leitores independentes ou consumidores de informação. Todos podemos ser colaboradores na construção de grandes depósitos de informação; O processo de leitura e escrita na web está mudando nossa relação com a tecnologia e reescrevendo paradigmas ultrapassados de como as coisas funcionam; As pessoas que serão capazes de compreender este novo mundo de informação ainda estão nascendo (Gilmor, 2005).

6 E XTRAORDINARY C HANGES A web mudou e ainda influencia várias áreas, como a política, o jornalismo, negócios e claro, a educação. No entanto, ao contrário das outras áreas mencionadas, o ensino está se adaptando lentamente aos potenciais oferecidos pelas novas ferramentas tecnológicas; Os espaços oferecidos a todos pela web criou a “sociedade da autoria” (society of authorship), onde escrevemos a história da humanidade, em tempo real, com interação e colaboração; As novas tecnologias também afetaram a nossa maneira de viver e hoje vemos questões como privacidade e transparência de uma perspectiva diferente.

7 T HE R EAD /W RITE W EB IN E DUCATION Ser educador hoje representa um grande desafio, pois nossos aprendizes já estão lidando com o mundo de uma maneira que não nos é familiar; Tudo isso já nos faz repensar como ensinamos, o que ensinamos e o que esperamos do processo de ensino/aprendizagem; É necessário que o ensino redefina quais competências precisam ser desenvolvidas, quais serão as nossas fontes de conteúdo, como o processo de letramento deve acontecer, já que nossos alunos não serão somente leitores e escritores, mas também editores, redatores e colaboradores.

8 S OCIAL L EARNING 60% dos adolescentes americanos tinham o MySpace ou Facebook; Crianças pequenas, do 2º, 3º ou 4º ano estão migrando para os sites como Club Penguin e Webkinz; 81% dos alunos do 7º ao 12º ano tem e-mail; 75% tem pelo menos um programa de mensagens instantâneas; 97% acreditam que o uso da tecnologia é importante no ensino; A faixa etária de 2 a 5 anos é o grupo de usuárias da web que cresce mais rapidamente.

9 S OCIAL L EARNING Esta imersão tecnológica tem efeitos neurológicos. William D. Winn aponta que após anos do uso do computador, as crianças “pensam de maneira diferente de nós. Elas desenvolvem mentes hipertextuais. Elas dão saltos. É como se suas estruturas cognitivas estivessem em paralelo, não sequenciadas.” (apud Prensky, 2001a.); Os aprendizes são abertos às mudanças, mas a escola não. Quando ambos estiverem alinhados em relação ao potencial da leitura e escrita na web para o ensino, a aula será uma experiência completamente nova.

10 L EARNERS AS T EACHERS Antes de trazer as novas tecnologias para a sala de aula, é importante que o professor “experiencie” esta transformação do convencional para o digital; Para preparar nossos aprendizes para a era digital, é essencial que a sala de aula se torne um espaço de construção, desenvolvimento e participação, ligada a redes globais, onde o tempo e o lugar se tornam fatores menos e menos importantes; As implicações pedagógicas do uso de novos meios são grandes, pois não podemos simplesmente transportar o conteúdo e as técnicas da sala de aula tradicional para o mundo digital. Esta mudança requer transformações na natureza do próprio processo de aprendizagem.

11 T HE T OOLBOX 1. Weblogs 2. Wikis 3. Real Simple Syndication (RSS) 4. Aggregators 5. Social Bookmarking 6. Online Photo Galleries 7. Audio / video-casting

12 KEEPING STUDENTS SAFE: AÇÕES PARA PROTEÇÃO Filtrar o conteúdo ao qual eles tenham acesso; Bloquear sites que hospedem blogs de conteúdo duvidoso; Ensinar aos alunos habilidades que eles precisam desenvolver para navegar na WWW com segurança e eficiência; Desenvolver atividades para sensibilizar os alunos dos perigos que alguns sites oferecem; Planejar as aulas e testar todos os recursos com antecedência; Criar o circuito online e limitar a liberdade que os alunos terão.

13 KEEPING STUDENTS SAFE: AÇÕES PARA CRIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO Proteger a privacidade do aluno; Ter a aprovação dos pais sobre o que será publicado (fotos, nomes, endereços, etc.); Enviar uma carta aos pais com a descrição da ferramenta ou meio, como será utilizado, quais medidas de segurança serão tomadas, quais são suas expectativas e quais são os objetivos pedagógicos; Discutir com a coordenação e direção o uso de tecnologias; Discutir com os alunos o que deve ou não ser publicado; Sensibilizá-los da exposição que eles e o que escrevem podem ter on-line; Analisar quem serão os colaboradores e a audiência.

14 REFERÊNCIAS RICHARDSON, W. The Read/Write Web. In: Blogs, wikis, podcasts, and other powerful web tools for classrooms. Thousand Oaks: Corwin Press, 2006. p. 01-16. http://en.wikipedia.org/wiki/Mosaic_(web_browser)http://en.wikipedia.org/wiki/Mosaic_(web_browser). Acesso em 10/06/2010.


Carregar ppt "BLOGS, WIKIS, PODCASTS, AND OTHER POWERFUL WEB TOOLS FOR CLASSROOMS W ILL R ICHARDSON T HE R EAD / W RITE W EB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google