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3 A Pesquisa: Noções Gerais

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Apresentação em tema: "3 A Pesquisa: Noções Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 3 A Pesquisa: Noções Gerais

2 3.1 – Características do método de pesquisa científica
“O trabalho de pesquisa não é de natureza mecânica, mas requer imaginação criadora e iniciativa individual.” “Entretanto, a pesquisa não é uma atividade feita ao acaso, porque todo o trabalho criativo pede o emprego de procedimentos e disciplinas determinadas.” Van Dale e Meyer (1952)

3 Dificuldades, de quem se inicia na pesquisa científica .
Listar cinco dificuldades

4 Como você procederia? Roteiro, planejamento

5 Elaboração de um Projeto de Pesquisa
Pesquisa cientifica planejada executada Elaboração de um Projeto de Pesquisa Diferença entre Projeto de pesquisa e Plano de pesquisa Projeto: é um todo ( constituido de partes) Plano: uma parte do projeto ( logo a pesquisa estará realizada? )

6 Uma pesquisa devidamente planejada, realizada e concluída, não é um simples resultado automático de normas cumpridas ou roteiros seguidos. Mas deve ser considerada como obra de criatividade, que nasce da intuição do pesquisador e recebe a marca de sua originalidade.

7 Fazer uma pesquisa científica não é fácil.
Exige do pesquisador persistência, dedicação ao trabalho, esforço contínuo e paciente, qualidades que tomam sua feição específica e são reconhecidas por cada um em si mesmo. Atividade enriquecedora (valor pessoal)

8 Embora enfatizando o valor da criatividade, convém lembrar que a pesquisa científica não pode ser fruto apenas da espontaneidade e intuição do indivíduo, mas exige submissão tanto aos procedimentos do método como aos recursos da técnica. Whitney nos recorda que costumamos utilizar o processo reflexivo quando nos encontramos diante de uma situação, que consideramos problema e sentimos a exigência de resolvê-lo. ( amarrar sapato, fazer barba.etc.)

9 3.2 – Conceito de Pesquisa 3.2.1 Conceito:
Indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade; investigação. Investigação e estudo minudentes e sistemáticos como fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios sobre determinado conhecimento. Natureza da pesquisa ( distinguir: trabalho cientifico original e resumo de assunto)

10 3.2.2 Trabalho Científico Original
Entende-se por trabalho científico original aquela pesquisa, cujos resultados venham representar novas conquistas para a ciência respectiva.

11 A memória científica será redigida de tal maneira que, a partir das indicações do texto, um pesquisador qualificado possa: 1)   reproduzir as experiências e obter os resultados descritos no trabalho com igual ou menor número de erros; 2)   repetir as observações e formar opinião sobre as conclusões do autor; 3)     verificar a exatidão das análises, induções e deduções, nas quais estão baseadas as descobertas do autor, usando como fonte as informações dadas no trabalho.

12 3.2.3 Resumo e Assunto Entende-se por resumo de assunto aquele texto que reúne, analisa e discute conhecimento e informações já publicadas. O resumo de assunto não é um trabalho original, mas exige de seu autor a aplicação dos mesmos métodos científicos utilizados no trabalho científico original. ( por que fazer?) Uma das vantagens que justificam a elaboração de resumos de assunto resulta do fato de ser ele um meio apto a fornecer aos alunos a bagagem de conhecimentos e o treinamento científico que os habilitem a lançarem-se em trabalhos originais de pesquisa.

13 3.3 – Tipos de Pesquisa Objeto de Investigação Métodos e Técnicas
Pesquisa Bibliográfica Pesquisa de Campo Pesquisa de Laboratório

14 Objeto de Investigação
As ciências se subdividem de acordo com a natureza do objeto que investigam. Tal objeto é focalizado sob um aspecto significativo, dando lugar a subdivisões ou especificações (ciências naturais, ciências do comportamento) no termo das quais localizamos uma ciência isolada (odontologia, botânica, etc.).

15 Métodos e Técnicas Podem-se chamar técnicas aqueles procedimentos específicos utilizados por uma ciência determinada, no quadro das pesquisas próprias desta ciência. Assim, há técnicas associadas ao uso de certos testes em laboratório, ao levantamento de opiniões de massa, à coleta de dados estatísticos; há técnicas para conduzir uma entrevista, para determinar a idade em função do carbono, para decifrar inscrições desconhecidas, etc.

16 Métodos e Técnicas O conjunto destas técnicas gerais constitui o método. Método são, portanto, técnicas ou processos suficientemente gerais para se tornarem procedimentos comuns a uma área das ciências ou a todas as ciências. METODO CONJUNTO DE PROCESSOS OU CONJUNTO DE TÉCNICAS

17 - Observação Métodos e Técnicas
Existe, pois, um método fundamentalmente idêntico para todas as ciências. Compreende um certo número de procedimentos ou operações cientificas levadas a efeito, em qualquer tipo de pesquisa. Como vistos anteriormente: - Observação - Hipótese - Experimentação - Indução - Dedução - Análise e Síntese - Teoria - Doutrina

18 Métodos Cientifico de uma maneira geral pode ser resumido da seguinte maneira:
a)      formular questões ou propor problemas e levantar hipóteses; b)      efetuar observações e medidas; c)   registrar tão cuidadosamente quanto possível, os dados observados com o intuito de responder às perguntas formuladas d)  elaborar explicações ou rever conclusões, idéias ou opiniões que estejam em desacordo com as observações ou com as respostas resultantes; e)   generalizar, isto é, estender as conclusões, obtidas a todos os casos que envolvem condições similares; ( indução) f) prever ou predizer, isto é, antecipar que, dadas certas condições, é de se esperar que surjam certas relações.

19 É lícito distinguir as três áreas seguintes, onde classificar-se-iam os respectivos métodos:
1)      Pesquisa Bibliográfica 2)      Pesquisa de campo 3)      Pesquisa de laboratório Buscar-se-á, pois, descrever e analisar estes métodos, realçando sua utilidade.

20 1) Pesquisa Bibliográfica
A pesquisa bibliográfica pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa de campo e de laboratório. Em ambos os casos, busca conhecer as contribuições culturais ou científicas do passado. É realizada independentemente, por vezes, isto é, percorre todos os passos formais do trabalho científico.

21 1) Pesquisa Bibliográfica
A pesquisa bibliográfica é meio de formação por excelência. Como trabalho científico original pesquisa propriamente Como resumo de assunto primeiro passo de qualquer pesquisa científica. Os alunos de todos os Institutos e Faculdades devem, portanto, ser iniciados nos métodos e técnicas da pesquisa bibliográfica.

22 2)      Pesquisa de campo As técnicas específicas da pesquisa de campo têm por finalidade recolher e registrar ordenadamente os dados relativos ao assunto escolhido como objeto de estudo. Eqüivalem, portanto, a instrumentos de observação controlada. Dentre as principais técnicas utilizadas em pesquisa de campo, destacam-se a entrevista, o questionário, o formulário, o teste, etc.

23 3) Pesquisa de laboratório
Os mais modernos aparelhos e instrumentos de precisão e experiências que a técnica coloca à disposição dos homens, invadem aos poucos nossas Universidades, alojando-se nos chamados “laboratórios”. Os alunos serão acompanhados pelos mestres especializados no treinamento necessário ao uso de tais instrumentos, (nas realizarem experiências ou pesquisas) A pesquisa de laboratório terá sempre uma parte introdutória sob forma de resumo de assunto. Nessa parte, o pesquisador deve apresentar os conhecimentos já publicados sobre o assunto, servindo-se, para tanto, da bibliografia existente. Só assim poderá ser evitada a repetição inútil de pesquisas e experiências já realizadas.

24 3.4 – Projeto de Pesquisa Desde que se tenha em vista uma pesquisa qualquer, deve-se pensar antes de tudo em elaborar um projeto que possa garantir sua viabilidade. MONOGRAFIA TEMPO HÁBIL Muitas pesquisas importantes, tanto para as ciências como para a pessoa do pesquisador, viram-se fadadas ao fracasso por não se ter feito um projeto das mesmas.

25 3.4 – Projeto de Pesquisa O projeto de pesquisa deve conter informações sobre diversos aspectos do trabalho, tais como: -    justificativa: envolvendo a delimitação do problema, a análise da situação que o projeto pretende modificar e uma demonstração de como modificará a situação analisada; -         objetivos: indicam o que se pretende alcançar com o projeto; -         metas: detalhamento, qualificação e localização dos objetivos no tempo; -         revisão da literatura referente à questão; hipóteses e variáveis de controle;

26 3.4 – Projeto de Pesquisa -      metodologia: envolvendo definição dos termos, descrição dos instrumentos de coleta e de análise dos dados; -         orçamento: prevendo as despesas com pessoal, materiais e serviços; -         cronograma de execução: escalonamento, no tempo, de todas as fases e tarefas da pesquisa; -         normas e instrumentos de acompanhamento, avaliação e controle; -         bibliografia referente ao assunto de pesquisa. Tudo deve ser estudado e planejado, a fim de que as fases da pesquisa se processem normalmente, sem riscos de surpresas desagradáveis. O projeto de pesquisa é muitas vezes, a garantia de seu êxito.

27 O Projeto de Pesquisa passa pela seguintes fases:
Estudos preliminares: Equacionamento geral do problema ( ver obstáculos que invibializam). Ante –projeto: Estudo mais sistemático dos diversos aspectos que irão integrar o projeto final. Projeto final ou definitivo: estudo dos diversos aspectos do problema apresentando , detalhadamente, rigor e precisão.

28 O Projeto de Pesquisa pode, evidentemente, ser modificado, adaptando-se às novas contingências.
Será sempre motivo de tranqüilidade para o pesquisador, além de testemunhar seu espírito sistemático e sua força de vontade o pesquisador deve desenvolver a capacidade de elaborar projetos de pesquisa, pelo menos para atender a seus interesses pessoais ou do grupo em que está inserido.

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