A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Materiais de construção I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Materiais de construção I"— Transcrição da apresentação:

1 Materiais de construção I
Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

2 Aula 13: Materiais Cerâmicos
Aula 13: Materiais Cerâmicos Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

3 de construção: Argila como material Eng. José Renato Arantes Andrade.
Argila como material de construção: A argila como material de construção começou a ser utilizada pela sua abundância, pelo custo reduzido e por ser um material que, na presença de água, pode ser moldado facilmente, secando e endurecendo na presença de calor. Além disso, o uso dos produtos cerâmicos produzidos a partir do cozimento das argilas surgiu da necessidade de um material similar às rochas. Na na Pérsia, o tijolo era utilizado para casas popu­lares e no Egito, apesar de as pirâmides serem construídas com a utilização de pedras, os operários que trabalharam nas suas construções moravam em casas de tijolos. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

4 de construção: Argila como material Eng. José Renato Arantes Andrade.
Argila como material de construção: Com o surgimento do concreto, a função do tijolo como material estrutural foi parcialmente esquecida, sendo o material utilizado principalmente com a função de vedação. Apesar disso, os produtos cerâ­micos continuam sendo muito utilizados na construção civil pela sua razoável resistência mecânica e durabilidade, além do custo acessível e das qualidades estéticas. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

5 as Argilas são classificadas em:
Quanto ao seu emprego, as Argilas são classificadas em: Fusíveis: são aquelas que se deformam a temperaturas menores de 1200ºC. Utilizadas na fabricação de tijolos e telhas, grés, cimento, materiais sanitários. Infusíveis: resistentes a temperaturas elevadas. Utilizadas para a fabricação de porcelanas. Refratárias: não deformam a temperaturas da ordem de 1500°C e possuem baixa condutibilidade térmica, sendo utilizadas para aplicações onde o material deva resistir ao calor, como na construção e revestimentos de fornos. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

6 Características da Argila
Características da Argila Plasticidade: um material possui plasticidade quando se deforma sob a ação de uma força e mantém essa defor­mação após cessada a força que a originou. Porosidade: é a relação entre o volume de poros e o volume total de material. Quanto maior a porosidade maior a absorção de água e menor a massa específica, a condutibilidade térmica, a resistência mecânica e a resistência à abrasão. Composição e Impurezas: alguns constituintes presentes nas argilas podem melhorar suas propriedades, enquanto alguns podem ocasionar defeitos aos produtos. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

7 Blocos e tijolos Cerâmicos:
Blocos e tijolos Cerâmicos: Tijolo Maciço O tijolo maciço é mais utilizado na execução de muros, alvenarias portantes e nas primeiras fiadas de alvenarias comuns. Execução de fundações, (Esse uso não é recomendado pois a umidade presente no solo pode deteriorar o material.) E fabricado por processos de prensagem, secado e queimado Normalmente são vendidos em milheiro e podem ser classificados em tijolos comuns ou especiais. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

8 Blocos e tijolos Cerâmicos:
Blocos e tijolos Cerâmicos: Tijolo Maciço Se­gundo a NBR 7170, os tijolos comuns são de uso corrente e podem ser classificados em A, B e C, confor­me sua resistência à compressão: CLASSE RESISTÊNCIA MÍNIMA À COMPRESSÃO (MPa) A 1,5 B 2,5 C 4,0 Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

9 Blocos e tijolos Cerâmicos:
Blocos e tijolos Cerâmicos: Tijolo Maciço Dimensões apresentadas pela norma. COMPRIMENTO (cm) LARGURA (cm) ALTURA (cm) 19,0 9,0 5,3 24,0 11,5 6,0 29,0 14,0 6,5 São toleradas diferenças de até 3 mm nas dimensões especificadas. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

10 Blocos e tijolos Cerâmicos:
Blocos e tijolos Cerâmicos: Tijolo Maciço Quanto à aparência, a NBR 7170 recomenda que os tijolos não apresentem defeitos sistemáticos, tais como : Trincas Quebras Superfícies irregulares Deformações Desuniformidade na cor As arestas devem ser vivas e os cantos resistentes. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

11 Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados
Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados Os blocos vazados também são fabricados com argila. Os blocos vazados são classificados num primeiro momento como blocos de vedação ou estruturais. O bloco de vedação é utilizado para fechamento de vãos e a única carga que suporta é seu peso próprio. Quanto ao número de furos podem possuir quatro, seis, oito ou nove furos. Quanto à resistência à com­pressão podem ser classificado em comuns e especiais. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

12 Blocos cerâmicos Vazados
Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados CLASSE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO NA ÁREA BRUTA (MPa) 10 1,0 15 1,5 25 2,5 45 4,5 60 6,0 70 7,0 100 10,0 Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

13 Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados
Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

14 Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados
Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados Os blocos estruturais, como você pode observar, são projetados para suportar carga além do seu peso próprio O bloco cerâmico deve trazer gravados o nome do fabricante, o município onde está localizada a fabrica e as dimensões do bloco em centímetros A espessura mínima das paredes externas do bloco deve ser de 7mm e admite-se uma variação de 3mm nas dimensões em relação às medidas nominais de cada tipo. A absorção de água pelo material deve ser inferior a 8%. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

15 Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados
Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados Paredes de blocos cerâmicos. Atualmente, a aplicação na qual os blocos cerâmicos mais são empregados é a confecção de paredes ou alvenarias de vedação ou com função estrutural. Na maioria delas, os blocos e tijolos são assentados com argamassa à base de cimento, que pode conter outros aglomerantes, como a cal. Essa argamassa tem a função de unir os blocos entre si e absorver algumas deformações do conjunto. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

16 Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados/Tijolos Maciço
Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

17 Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados/Tijolos Maciço
Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

18 Blocos e tijolos Cerâmicos: Blocos cerâmicos Vazados/Tijolos Maciço
Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

19 Nessa etapa você aprendeu que:
• Os blocos cerâmicos produzidos com argila podem ser maciços ou vazados, fabricados por processos de extrusão ou prensagem. Os produtos são “queimados” em condições adequadas e podem ter diversos ta­manhos. As tolerâncias dimensionais, os critérios de qualidade e características que cada tipo de bloco deve possuir estão descritos nas normas específicas. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

20 Atividade de Pesquisa:
Atividade de Pesquisa: Pesquisar três diferentes larguras de paredes, utilizadas em edificações em construção ou já construídas, obtidas em função dos diferentes tamanhos de blocos cerâmicos e das diferentes maneiras de posicionamento dos mesmos. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

21 Atividade de Pesquisa:
Atividade de Pesquisa: A imagem ou desenho deve ser acompanhada de explicações sobre os seguintes aspectos: • Tipo(s) de bloco(s) foi(ram) usado(s); • Maneira que os blocos foram posicionados para resultar nas dimensões das paredes em questão; • Tamanho de junta de argamassa utilizada, ou seja, espaço que ficou entre um bloco e outro. Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.

22 Atividade de Pesquisa:
Atividade de Pesquisa: O desenho pode seguir o modelo abaixo: Eng. José Renato Arantes Andrade. Especialista e consultor em concretos.


Carregar ppt "Materiais de construção I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google