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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Aula de revisão – AV1

2 QUAIS OS TÓPICOS ESTUDADOS ATÉ A AULA 5?
Avaliação institucional: concepções, tipos e funções; Estado avaliador: princípios básicos e política de avaliação do MEC/ INEP; Modelo do PAIUB: princípios orientadores do SAEB SINAES.   Exames nacionais e SAEB: PROVINHA BRASIL, PROVA BRASIL, ENCCEJA, ENEM. Breve retrospectiva histórica.   Relação entre avaliação e instrumentos de medida.

3 QUAL A ABRANGÊNCIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
DIMENSÃO INTERNA E EXTERNA ABRANGÊNCIA: Processo ensino aprendizagem Professores Alunos Gestores Estrutura administrativa e pedagógica Impactos sociais

4 TIPOS OU FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO
c Diagnóstica Classificatória FUNÇÕES Formativa

5 O QUE OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
TÊM VALORIZADO NOS EXAMES? Habilidades e competências para: compreensão e interpretação de textos/gráficos/tabelas etc. capacidade de comparar/analisar etc. QUAIS OS EXAMES REALIZADOS PELO MEC/INEP ? ENADE ENEM PROVA BRASIL PROVINHA BRASIL ENCCEJA

6 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PARA QUÊ? Para conhecer a organização escolar e o sistema educacional, diagnosticando seus pontos fortes e suas fragilidades, permitindo ao gestor a identificação de alternativas e intervenções necessárias para alcançar os objetivos educacionais e as metas desejadas. Avaliação institucional visa a melhoria contínua da qualidade do ensino. O QUE SIGNIFICA ENSINO DE QUALIDADE? Existe relação entre modelo de sociedade, concepção de educação, modelo de gestão escolar e qualidade do ensino?

7 QUALIDADE DO ENSINO E PADRÃO ESTABELECIDO
Requer tomada de decisão. Estabelecimento de estratégias. Providências de meios e recursos existentes. Avaliar NÃO é tão somente medir, preocupar-se demasiadamente em atingir metas quantitativas como é comum acontecer, ou para proceder ao controle das falhas e erros.

8 CENÁRIO BRASILEIRO NO MUNDO ATUAL
AVALIAÇÃO INSTITUCINAL CENÁRIO BRASILEIRO NO MUNDO ATUAL globalizado complexo diversificado modelo econômico neoliberal flutuações no mercado de trabalho fronteiras foram espandidas IMPACTO: QUAIS OS RESULTADOS ALCANÇADOS?

9 COMO TEM SIDO OS RESULTADOS ?
Índices alcançados são insatisfatórios: exames nacionais; exames internacionais Os interessados nos resultados são surpreendidos pelo desempenho pouco expressivo/muito expressivo das escolas e passam a conhecer a existência e a importância de um sistema nacional de avaliação.

10 RETR0SPECTIVA HISTÓRICA Avaliação da pós-graduação.
Década 90 Década 70 Década 80 SÉC.XXI Avaliação da pós-graduação. CAPES Implantação PAIUB CONSTITUIÇÃO LDB 9394/96 PROVÃO/ENEM SINAES SAEB PROVA BRASIL

11 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO BRASIL: POLÍTICA OFICIAL
POLÍTICA DE AVALIAÇÃO E GOVERNO CENTRAL: FATOS DETERMINANTES ANOS 80 DO SÉCULO XX Início do período de Abertura Política/processo de redemocratização. Introdução da ideologia neoliberal. Processo de urbanização e necessidade de maior nível de escolarização. Cenário da educação: altas taxas de evasão e reprovação escolar. NECESSIDADE DE DADOS CONCRETOS DOS PROBLEMAS SOBRE A ESCOLARIDADE EFETIVA PARA NORTEAR AS DECISÕES DO GOVERNO.

12 ORGANISMOS INTERNACIONAIS E AVALIAÇÃO DA ESCOLARIDADE
COMO? Realização dos levantamentos iniciais realizados no Brasil. Contribuição financeira. Assistência técnica aos sistemas estaduais ou municipais. QUAIS? BM: Banco Mundial. UNESCO: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. OCDE: Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico.

13 ANOS 80:SAEP EXPERIÊNCIA PILOTO
CONTRIBUIÇÕES: SAEP/Sistema de Avaliação do Ensino Público do 1º grau: (Experiência-piloto nos estados do Paraná e Rio Grande do Norte) Identificação das dificuldades na aplicação de provas em larga escala: Geração um sistema nacional integrado e coordenado pelo MEC. Composisão de equipe responsável pela execução da etapas.  Obs: até 1996 ( Ensino de 1º grau 2º grau ) – Lei 5692/71

14 SAEB/SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ANOS 90 SAEB/SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA (Institucionalizado pela Portaria nº 1795 de 27/12/1994) Garantir o desenvolvimento de uma avaliação sistemática e de longo alcance. Dispor de instituições, profissionais e recursos financeiros específicos. Infra-estrutura material e humana. Implementação de uma avaliação com abrangência nacional. OBJETIVO: analisar o contexto e as condições das escolas e dos estudos por elas oferecidos. COMO? exames, questionários para os alunos, professores e diretores.

15 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
EDUCAÇÃO BÁSICA: Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Educação de Jovens e adultos    TIPOS DE PROVAS/EXAMES: Provinha Brasil Prova Brasil Enem Encceja

16 PROVA BRASIL/ INEP Avaliar os alunos das escolas públicas de ensino fundamental para fornecer os dados sobre o nível de aprendizagem dos alunos permitindo que os gestores possam planejar as estratégias para diminuir o fracasso escolar. OBJETIVO: Auxiliar os governantes: nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros; no estabelecimento de metas; na implantação de ações pedagógicas e administrativas,visando à melhoria da qualidade do ensino.

17 PROVINHA BRASIL/MEC/INEP
Instituída em 2008: É uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. OBJETIVOS: Analisar os condicionantes do baixo nível de desempenho em Língua Portuguesa constatados no SAEB. Buscar maior clareza e detalhes sobre como se dá o processo de alfabetização nas escolas públicas, contribuindo para reorganização pedagógica da alfabetização e do letramento. COMO OCORRE? Duas etapas: início e ao término do ano letivo para conhecer o que foi agregado na aprendizagem/habilidades de leitura no período avaliado. Realizada na própria escola do aluno e o professor pode identificar as dificuldades, diretamente do seu aluno.  

18 EDUCAÇÃO BÁSICA: ENCCEJA
(Exame Nacional de Certificação de Competência da Educação de Jovens e Adultos) Objetivo: Certificar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.

19 PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos)
- PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) Aplicado a cada três anos, desenvolvido e coordenado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico.  Quem participa? jovens na idade de 15 anos matriculados pelo menos no 8º ano do Ensino Fundamental, em escola: pública ou privada.   Provas? Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Cada ano é dado relevância a um desses conteúdos.  O país foi convidado a participar desde o ano de 2000 e nossos alunos não têm tido um bom resultado diante dos países mais desenvolvidos.

20 E A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR? PAIUB ( ANOS 90) e SINAES (2004)

21 DÉCADA DE 90 E A LDB 9394/96 Formulação de política nacional de educação e de avaliação para zelar pela qualidade do ensino pelo MEC. Previu a criação de um conjunto de avaliações periódicas das instituições e dos cursos superiores. Realização de um exame nacional com o objetivo de aferir conhecimentos e competências adquiridos pelos alunos em fase de conclusão de curso.   Realização do Exame Nacional de Curso - ENC/PROVÃO.

22 SÉCULO XXI  SINAES: o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior a Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades (Lei /04): Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes emanadas da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior-CONAES. Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo INEP. PROVA DO ENADE Exame Nacional de Desempenho dos estudantes

23 AVALIAÇÃO EXTERNA TRADICIONAL OU PROGRESSITA?
AVALIAÇÃO EXTERNA TRADICIONAL é pautada nos exames nacionais e classifica o aluno em uma escala gradual crescente pelo desempenho apresentado na solução das questões propostas a cada ano, importando apenas o resultado final, o produto, a capacidade de decifrar a prova e alcançar uma boa nota.    AVALIAÇÃO EXTERNA PROGRESSISTA é valorizada a partir de uma avaliação interna, realizada pela própria escola, onde professores e alunos seriam os responsáveis pelo processo avaliativo, e que todos os envolvidos seriam convidados a participar da avaliação.

24 EXAMES EM LARGA ESCALA MEDEM O QUE DEVERIAM MEDIR?
Ajudam a diagnosticar a realidade? Interferem na proposta pedagógica das escolas de modo construtivo? Você já examinou o que as provas valorizam nas questões que formulam?

25 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Como você se posiciona? Preocupa-se em estudar conteúdos apenas para realizar a prova? Acompanha e participa dos resultados das avaliações internas e externas? Como estudar para AV1? Como estudar para ampliar e aprimorar conhecimentos? Como estudar para conquistar autonomia ? Critérios de avaliação da ESTÁCIO

26 APLICANDO O CONHECIMENTO
LEMBRE-SE! Para aplicar conhecimentos é fundamental estudar e refletir sobre as aulas e o material didático.

27 Para compreender os aspectos quantitativos e qualitativos da avaliação institucional é importante considerar que a relação existente entre medir e avaliar pode ser definida como uma relação onde : ( ) a qualidade é representa a quantidade complexa. ( ) toda qualidade é gestada na base quantitativa. ( ) a qualidade depende da quantidade de indicadores. ( ) os indicadores quantitativos expressam faces qualitativas. ( ) os indicadores quantitativos são iguais aos qualitativos.

28 Na condição de futuro(a) pedagogo(a) você participa de uma discussão sobre avaliação no Projeto Político Pedagógico da escola, defendendo a ideia de que o principal objetivo da avaliação institucional é: ( ) apontar necessidades para o aprimoramento das condições materiais da escola. ( ) melhorar a prática pedagógica e a qualidade do ensino ministrado pelo professores. ( ) colaborar para a satisfação de todos e a harmonia entre os professores. ( ) oferecer sugestões para o redefinição do projeto político-pedagógico. ( ) relacionar todos os problemas existentes na escola.

29 BONS ESTUDOS E BOA PROVA!


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